Quando o prefixo é tônico acentuado (pós, pré, pró) e o segundo elemento é entendido separadamente, usa-se hífen: pós-graduação, pré-datado, pré-escolar, pré-história, pré-natal, pró-africano, pré-sal.
O acordo ortográfico da Língua Portuguesa diz que é usado o hífen em palavras formadas pelos prefixos pró-, pós- e pré-, quando forem tônicos e autônomos da segunda palavra, como é o caso de "Pró-ativo".
Em prol é uma expressão usada no sentido de estar ou ser a favor de algo ou alguma coisa, assim como está a par de sua defesa. Exemplo: “Os estudantes lutam em prol dos direitos humanos”.
O que é ser uma pessoa proativa? Uma pessoa proativa é aquela que se esforça para que algo aconteça e não espera para agir. Seu olhar está sempre voltado para as possibilidades e desdobramentos do trabalho que está sendo desenvolvido, o que a permite se antecipar também na resolução de problemas.
O que é proatividade? Em linhas gerais, a proatividade é a capacidade que uma pessoa tem de resolver problemas de maneira autônoma e antecipada. Ou seja: uma pessoa proativa é aquela que tem a capacidade de olhar os processos e enxergar formas de melhorá-los – ainda que ninguém tenha apontado um caminho.
Já as correspondentes formas átonas (pos, pre, pro), co e re não levam hífen, unem-se ao segundo elemento mesmo se este for iniciado por o ou e: pospor, prever, preestabelecer, predeterminado, promover, coorganizar, coordenar, cooperação, coirmão, coorganizador, reedição, reeleição, reempossar.
Quando vai viajar pro Brasil - Mais usada na linguagem falada. "Pro" é a contração de "para o". Quando vai viajar para o Brasil - Formal, comum na linguagem escrita. Quando vai viajar ao Brasil - Formal, também usada na linguagem escrita e em contextos mais formais.
"Pra", "pro", "pras" e "pros" são contrações de "para a", "para o", "para as" e "para os". Ao escrever, devemos optar pela forma "para", exceto em textos especiais (letra de música, poemas, frase de publicidade, cartas pessoais, e-mails), onde podemos usar o “pra” se quisermos. Na fala, aceita-se o uso da forma "pra".