Logo, o plural de lápis é lápis, o plural de tênis é tênis, o plural de tórax é tórax e o plural de pires é pires. Assim, concluímos que lápis, tênis, tórax e pires são escritas da mesma forma no plural e singular.
Ténis provém do inglês 'tennis' e tem a mesma forma para o singular e plural. Com a acepção de «sapato próprio para a prática de modalidades desportivas», é vulgar algumas pessoas tomarem erradamente a consoante -s, presente neste nome, como um sufixo de plural, acabando por pronunciar o singular como “téni”.
Existem, no português de hoje, palavras que só existem no plural, mesmo que façam referência a algo único. É o caso de óculos, férias e parabéns. Esses vocábulos são exclusivamente plurais em nosso vernáculo, e isso é evidente em relação à concordância.
No entanto a origem do nome Tênis é que permanece mais obscura, sendo a hipótese mais provável a da derivação da palavra francesa ¨Tenez¨ (pegue-a ou jogue-a). As primeiras bolas utilizadas no jogo de tênis eram de couro, muito duras, não pulavam na grama e não tinham tamanho padronizado.
A diferença de grafia entre o português de Portugal e o português do Brasil é devida à diferença de pronúncia: em Portugal, a primeira sílaba de ténis pronuncia-se com o e aberto, e bem aberto. Por isso, escrevemos com acento agudo. Mas no Brasil, pronuncia-se com e fechado. Por isso, escrevem com acento circunflexo.
Sapato desportivo - Em Portugal, sapatilha é o termo usado no Norte e no Algarve, sendo apelidado de "ténis" no resto do Sul do país; o mesmo calçado é denominado chuteira, quando se trata de futebol; Sapatilha de ciclismo - Calçado específico para uso em pedais clip-in (ou clipless).
Ténis ou tênis é um desporto de origem inglesa, disputado em courts geralmente abertos e de superfícies sintéticas, cimento, terra batida ou relva. Participam no jogo dois adversários ou duas duplas de adversários, podendo ser mistas (homens e mulheres) ou não.
Como essa expressão é plural, deve-se dizer “os óculos”, “meus óculos”. Quem, como no meu caso, trocou os óculos... comprou óculos novos. Tudo com a devida concordância nominal.
O professor explica que o correto é 'arrozes', uma vez que, no caso das palavras terminadas em 'z', o plural é formado com o acréscimo da terminação 'es'. Pasquale usa como auxílios luxuosos as canções 'Casa', 'Cicatrizes' e 'Luzes de Ribalta', interpretadas por Emicida, Nelson Gonçalves e Moacyr Franco.
Há palavras que não sofrem metafonia: bolso – bolsos; acordo – acordos; bolo – bolos; coco – cocos... E há aquelas que nos deixam em dúvida: o plural de forno é “fôrnos” ou “fórnos”? Embora muitos pronunciem com timbre fechado, oficialmente devemos falar fornos com timbre aberto (/ó/).
Se já são consideradas palavras da Língua Portuguesa, o plural dessas palavras deve seguir as mesmas regras do plural de todas as palavras terminadas em x: adiciona-se es. Portanto, o plural será faxes e xeroxes, por mais feio que essas palavras soem.
[ Meteorologia ] Fenómeno atmosférico luminoso, em forma de arco, apresentando as sete cores do espectro solar, e determinado pela refracção e reflexão dos raios solares sobre as nuvens. Plural: arcos-íris. Origem etimológica:arco + íris. Plural: arcos-íris.