Um túnel é uma passagem subterrânea, que possibilita ou facilita o acesso a um determinado local. Podem ser construções realizadas pelo ser humano ou eventualmente pela própria ação da natureza.
Os túneis são construções subterrâneas ou subaquáticas que permitem a passagem direta através de obstáculos geográficos como montanhas, rios e canais. Os túneis estão presentes não apenas nos modais rodoviário, ferroviário e metroviário, mas também no transporte de fluidos, como água, petróleo e gás.
Nas palavras paroxítonas terminadas em ditongo oral, acentua-se a vogal da sílaba tônica: ágeis, imundície, lírio, túneis, tênue, jóquei, nódoa, cerimônia, história.
Os túneis são comumente classificados quanto a sua utilização ou quanto ao método de construção. Em relação à finalidade os tipos mais comuns são os túneis rodoviários, túneis ferroviários, túneis de saneamento, túneis de travessia e túneis de hidrelétrica.
Os túneis permitem o transporte de passageiros e cargas, ou podem ser usados para o transporte de utilidades como água, esgoto, gás, etc. As operações e as construções são realizadas no subsolo sem perturbar a superfície do solo. Esta operação é chamada de tunelização.
O túnel foi projetado no Governo Carlos Lacerda, do antigo Estado da Guanabara, com o objetivo de criar um fluxo de trânsito direto das Zonas Norte e Sul, sem passar pelo Centro da cidade.
1 as paredes de contenção são executadas a partir da superfície; 2 em seguida, é feita a laje de teto, que libera o tráfego de superfície; 3 depois, é feito o escoramento interno das paredes laterais; 4 conclui-se com as etapas sucessivas de escavação e execução de lajes intermediárias até atingir-se a cota desejada.
Os túneis são construídos com a ajuda de escavadeiras e furadeiras, além de dinamites. Geralmente, as furadeiras utilizadas são especiais, para a realização do processo de escavação. Também existe a possibilidade de um trabalho manual, com equipamentos específicos para cada tipo de rocha.
Nos túneis, há câmeras de monitoramento 24h, sensores de gás, jatos ventiladores para melhorar a qualidade do ar, hidrantes e iluminação com contraste para reduzir o impacto de sair do ao livre para a entrada coberta do túnel.
O Eurotúnel (em inglês: Channel Tunnel; em francês: Tunnel sous la Manche) é um túnel ferroviário de 50,45 quilômetros de extensão que liga Folkestone, Kent, no Reino Unido, com Coquelles, em Pas-de-Calais, perto de Calais, no norte da França, sob o Canal da Mancha no Estreito de Dover.
Neste contexto, estruturas de túneis e pontes são os componentes mais importantes das redes de tráfego: atravessam montanhas e extensões de água, reduzem distâncias, evitam desvios, nivelam diferentes alturas e eliminam cruzamentos e intersecções.
Os túneis são feitos a partir de furadeiras, escavadeiras, dinamites e trabalho manual. Apesar disso, mesmo se tratando de uma intervenção humana, os túneis não podem ser feitos em qualquer lugar, pois exigem um planejamento para adquirir a estrutura necessária e adequada de acordo com a sua finalidade.
Aqui vai a dica: Quando o nome da cor for uma palavra que também pode designar alguma coisa (substantivo), ela não varia, ou seja, não tem plural. Assim, o correto é CALÇAS CINZA.
[ Engenharia ] Túnel devidamente equipado para testar os efeitos do movimento do ar sobre um corpo sólido. Plural: túneis. Origem etimológica:inglês tunnel. Plural: túneis.