Escrever “hum mil” é fórmula apenas usada na atividade bancária; isso porque os bancos assim o exigem, para evitar falsificações nos valores escritos à mão. Mas gramaticalmente falando, a grafia por extenso de R$ 1.000,00 é mil reais.
Oitocentos. Representa a quantidade de centenas. Neste caso, temos oitocentas centenas. Portanto, a forma correta de escrever 1800 por extenso é "um mil e oitocentos".
Certamente que nossa interjeição “hum” mandaria às favas o numeral “hum”, que não existe. Pois bem, como já dito, a verdade é que antes da unidade de milhar, a não ser a partir de dois mil, não se recomenda o uso do numeral “um”. O mesmo prevalece para as datas, nas quais a inadequação se mostra recorrente.
A Macro sc_vl_extenso está escrevendo por extenso, um valor por exemplo: R$ 1.450,00 por extenso (Hum Mil e quatrocentos Reais). Para preenchimento de Cheques, até admite-se que se escreva “Um” com “H” para evitar fraudes, agora para outros documentos e até a língua portuguesa está errado a grafia com “H”.
A sequência 0001, mais conhecida como “mil contra”, representa a matriz. Já a filial não tem o “mil contra”, sendo substituído por um número sequencial conforme a ordem das filiais, exemplo: 0002, ooo3, ooo4, etc. Fora isso, os outros dígitos permanecem os mesmos para ambas.