Faça uma teshuvá (retorno a D'us) pela semana. Deixe os eventos da semana desfilarem perante os olhos de sua mente. Separe o que foi bom do que foi ruim, apresente o que foi ruim a D'us e peça perdão. Se há alguém com quem você tenha se zangado durante, procure-o, peça desculpas, reconcilie-se com D'us e os humanos.
O shabat começa na sexta-feira ao pôr do sol e termina no sábado ao anoitecer. A lei judaica estabelece que durante o descanso sabático deve-se evitar qualquer ação que envolva “acender fogo”, ou seja, praticamente, acender uma luz, um rádio, atender o telefone ou dirigir um carro.
O shabat começa com o pôr-do-sol na sexta-feira e termina ao anoitecer do sábado. O shabat está rodeado de normas e restrições escritas na Torá que ditam o que podem fazer e que atividades são proibidas durante o dia sagrado. Por exemplo, os judeus não podem ter contato com nenhum tipo de tecnologia durante o shabat.
Shabat é o dia de descanso e rezas dos judeus ortodoxos. Do pôr-do-sol de sexta-feira até o pôr-do-sol de sábado, os fiéis não podem andar de carro, acender luzes e trabalhar, entre outras limitações. O uso de telefone e computador também é vetado, assim como cortar o cabelo ou roer a unha.
🔴¿COMO SE GUARDA EL SHABAT? ¿LA BIBLIA MANDA A HACERLO? por el Roeh Dr. Javier Palacios Celorio
Como os judeus guardam o sábado?
O Shabat é um símbolo da salvação pela graça de Deus, através da fé em Cristo, pois no Shabat o homem é convidado a descansar, deixar de lado as suas próprias “obras” e repousar em Deus, usufruindo do Seu “descanso” (Shabat), da Sua graça (Hebreus 4:9-11).
A Challah, famoso pão doce trançado que se come no shabat e em outras festas judaicas, ganha uma versão circular nesta ocasião, representando o ciclo da vida e o início do novo ano. As romãs, por sua vez, representam fertilidade e abundância. Tâmaras e mais alimentos doces também são presenças certas nas mesas.
Como o Shabat deve ser um "deleite", assegure-se que sua casa está confortável. Deve haver luz suficiente, portanto decida quais luzes vão ficar acesas e quais estarão apagadas. 2 – Temporizadores: Você pode usar "timers" para que as luzes se acendam e apaguem automaticamente durante todo o Shabat.
Shalom alechem ou shalom aleikhem (em hebraico: שָלֹום עליכם) é uma expressão de cumprimento na língua hebraica que significa "A paz sobre vós", ao que se responde "alechem shalom".
Por outro lado, transmissões de rádio e televisão funcionam normalmente. Nas áreas onde a maioria do povo é laica, como em Tel Aviv e na maioria das cidades vizinhas, o Shabat é expresso principalmente através de atividades comerciais mínimas e de transporte.
"A louça do Sábado — Recomendamos a todos que não lavem sua louça no sábado se for possível evitá- lo. Deus é desonrado por todo trabalho desnecessário efetuado no Seu santo dia. Não é incoerente, e, sim, apropriado, que a louça fique por lavar até o fim do sábado, se isto puder ser feito assim." — Carta 104, 1901.
Segundo o costume sefaradi, o Rabino Ovadia Yossef permite derramar água quente da jarra elétrica, sobre tal caf. A razão é que conforme o costume sefaradi, que vai de acordo com o Shulchan Aruch, não há proibição de cozinhar algo após ser assado ou tostado.
O que é o Shabat? O Shabat começa com o pôr do sol da sexta-feira e termina ao anoitecer do sábado. É o sétimo dia da semana judaica e é dedicado ao descanso. No Shabat você não trabalha, não dirige, não cozinha e não compra; é um dia dedicado à oração e à desconexão total.
O Shabat Dura do Por do Sol de Sexta-Feira até o Anoitecer de Sábado. Toda semana, durante as 25 horas que começam pouco antes do pôr-do-sol na sexta-feira até a noite cair no sábado à noite, o povo judeu celebra o Shabat, um período de descanso e renovação espiritual.
Deleitamo-nos no Shabat fazendo três refeições, quando as famílias podem se unir e ficar inspiradas. As duas primeiras – sexta-feira à noite e no almoço do Shabat – são preparadas, com comidas especiais e pratos refinados. A terceira, feita ao final do Shabat, geralmente é um repasto mais leve.
A saber, como proteção a honra do shabat, eles restringiram o ato de caminhar ou falar. Como também, limitaram a permissão de caminhar fora da cidade, até mesmo se a pessoa não estiver carregando algo. Do mesmo modo, também é proibido fazer preparativos durante o shabat para um dia da semana.
- BARUCH Bendito sejas Tu, Eterno, nosso Deus, Rei do Universo, que nos santificaste com Teus mandamentos e nos or- denaste acender a vela de Shabat e lom Tov. BARUCH Bendito sejas Tu, Eterno, nosso Deus, Rei do Universo, que nos conservaste em vida, nos amparaste e nos fi- zeste chegar a esta época festiva.
Se sim, há problema em secar os cabelos?". Resposta: É terminantemente proibido tomar banho com água quente no Shabat, tendo sido esta água aquecida durante o Shabat.
Rosh Hashaná tem seus próprios alimentos simbólicos: chalá redonda, maçãs e mel. Simbolizando Deus, os ciclos do ano e o sustento que está por vir, um pão chalá arredondado, muitas vezes cravejado de passas, geralmente é mergulhado em mel e comido em uma refeição comemorativa.
Camarão, lula e lagosta, por exemplo, não são kosher; para os judeus que observam estritamente as regras religiosas, da fauna aquática o cardápio só aceita espécimes com escamas e barbatanas. Porco e coelho, tidos como sujos, também não têm lugar à mesa.
O sábado deve ser guardado com alegria. Se você está bem com Deus, esse dia será de celebração. O que fazemos nas horas sagradas do sábado é um ensaio da eternidade. Sem descanso verdadeiro, o sábado é profanado.
Não é pecado guardar o sábado, mas ele não pode ser imposto como algo que importa em salvação, por vários motivos. O sábado é preceito judaico inserido nos Dez Mandamentos como forma de lei obrigatória para o povo de Israel (Êxodo 31.16). Jesus e os apóstolos, bem como Paulo, não obrigaram ninguém a guardar o sábado.