Portanto, em se tratando de inciso, devemos lê-lo como cardinal, não como ordinal, pois o número vem depois do substantivo: inciso I (lê-se: um), inciso II (dois), inciso IX (nove), inciso X (dez), inciso XXIV (vinte e quatro).
◘ INCISO: usado para exprimir enumerações relacionadas ao caput do artigo ou ao parágrafo. Pode se desdobrar em alínea (a, b, c...). * Não existe inciso único! ◘ ALÍNEA: usada para enumerações relativas ao texto do inciso.
O número cardinal é aquele que expressa uma quantidade absoluta, enquanto o número ordinal indica a ordem ou a série em que determinado número se encontra incluído. Em geral, aprendemos e nos acostumamos tão facilmente a passar do ponto de vista cardinal para o ordinal, que quase não distinguimos mais essa diferença.
É identificado por algarismos romanos, seguidos de espaço em branco e travessão curto. Nota explicativa: O travessão curto é o código unicode U+2013 (en dash). Lei Complementar nº 95/1998, arts. 10, IV, e 11, III, “d”; Decreto nº 9.191/2017, art.
Quando possui mais de um parágrafo, estes usam numeração ordinal com o símbolo § (que se lê “parágrafo”): § 1.º, § 2.º etc. Incisos de artigos são numerados com algarismos romanos: incisos I, II, III etc. Alíneas de artigos são identificadas por letras minúsculas, às vezes em itálico (alíneas a, b, c etc.).
O parágrafo é identificado pelo símbolo “§”, seguido de numeração ordinal até o nono e cardinal, seguida de ponto, a partir do décimo. Havendo somente um parágrafo, utiliza-se a expressão “Parágrafo único”, com inicial maiúscula, seguida de ponto.
As pessoas da sua rede são identificadas com um ícone no perfil ao lado do nome da pessoa. Se você fizer parte da rede dessa pessoa, o ícone mostrará se ela é uma conexão de 1º, 2º ou 3º grau ou se vocês têm algum grupo em comum. Se você não fizer parte da rede dela, nenhum ícone será exibido.
O dezoito (18) é o número natural que segue o dezessete e precede o dezanove. O 18 é um número composto, que tem os seguintes factores próprios: 1, 2, 3, 6 e 9.
Quantos algarismos sete existem de um a cem? Considere apenas números inteiros. Então vamos lá, ó sete, dezessete, vinte e sete, trinta e sete, quarenta e sete, cinquenta e sete, sessenta e sete. 70 71 72 73 74 75 76 77.
Sempre que um número é ordinal, utilizamos estes símbolos para fazer a indicação: º ou ª. Observe que 3.143 = 3.000 + 100 + 40 + 3, logo, a nomenclatura é: terceiro milésimo centésimo quadragésimo terceiro.