Catálogo com indicações BNCC No EF, indica os anos de escolaridade. O primeiro dígito referente ao ano inicial e o segundo ao final, por exemplo: 15, do 1º ao 5º; 24, do 2º ao 4º e 68, do 6º ao 8º.
No documento da Base, essas competências e habilidades são identificadas por um código alfanumérico composto da seguinte forma: O código EM13CNT106, por exemplo, refere-se à sexta habilidade vinculada à competência específica 1 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Os códigos alfanuméricos, como previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), servem para identificar e classificar os objetivos do ensino. Eles indicam qual é a etapa de ensino, a faixa etária e o campo de experiência relacionado.
(EI02ET03) Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela. (EI02ET04) Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).
No EF, indica os anos de escolaridade. O primeiro dígito referente ao ano inicial e o segundo ao final, por exemplo: 15, do 1º ao 5º; 24, do 2º ao 4º e 68, do 6º ao 8º.
(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender. (EI02EO05) Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças. (EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.
(EI01ET01) Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura). (EI02ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (sonoridade, textura, peso, tamanho, posição no espaço).
BNCC no Ensino Fundamental como um todo se dá por áreas do conhecimento, da mesma forma que acontece no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 1 – LINGUAGENS; • 2 – MATEMÁTICA; • 3 – CIÊNCIAS DA NATUREZA; • 4 – CIÊNCIAS HUMANAS. disciplinas ou matérias, chamamos agora de componentes curriculares.
Estes códigos são basicamente códigos binários. Nós podemos escrever dados alfanuméricos, incluindo dados, letras do alfabeto, números, símbolos matemáticos e sinais de pontuação através destes códigos que são de fácil interpretação e podem ser processados por computadores.
A habilidade EF01LP02 consiste em: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
As áreas do conhecimento previstas pela BNCC são: 1) Linguagens, 2) Matemática, 3) Ciências da Natureza e 4) Ciências Humanas, sendo que cada uma delas têm competências específicas de área – reflexo das dez competências gerais da BNCC – que devem ser promovidas ao longo de todo o Ensino Fundamental.
Na Base do Ensino Fundamental, as duas primeiras letras do código mudam para a sigla desta etapa (EF), bem como no Ensino Médio ela se torna (EM). O primeiro par de números (01 no caso que estamos analisando) se refere ao grupo etário dos bebês (zero a 1 ano e 6 meses).
(EI03EF05) Recontar histórias ouvidas para produção de reconto escrito, tendo o professor como escriba. (EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.
A habilidade EI02CG05 consiste em: Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI03EF04: Habilidade para Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros , definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.
(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.