Cada litro corresponde a 1 decímetro cúbico ou também a 0,001 metro cúbico. Como referência, 1 litro de água corresponde aproximadamente a 1 quilograma da mesma substância, uma vez que a densidade da água se aproxima de 1 kg/l. A milésima parte de um litro (0,001) é o mililitro (ml ou mL).
1 litro: É uma unidade de medida de volume ou capacidade. O litro serve para medir produtos líquidos, como água, óleo, azeite, leite, iogurte, suco, vinagre e outros. Cada litro corresponde a 1 decímetro cúbico ou também a 0,001 metro cúbico.
1 metro cúbico (m³) corresponde à capacidade de 1000 litros. 1 decímetro cúbico (dm³) corresponde à capacidade de 1 litro. 1 centímetro cúbico (cm³) corresponde à capacidade de 1 mililitro (ml).
Para calcular o volume basta multiplicar comprimento pela largura e altura. Você sabe qual a capacidade de armazenamento de água da cisterna do seu prédio?
O cálculo cálculo de quilômetro por litro de gasolina pode ser representado pela seguinte fórmula: km percorridos ÷ litros para completar = quilometragem por litro.
Em um litro cabem 1.000 gramas de água, enquanto que, em relação ao óleo, cabem somente 900 gramas, conduzindo à conclusão de que 1 litro de água pesa mais que 1 litro de óleo.
Portanto, 1g de água, equivale a 1mL. A partir disso, você pode considerar a água como a substância de conversão mais fácil, pois basta mudar a unidade. Por exemplo: 1Kg de água equivale a 1L.
1 quilograma de água pura é igual a 1 litro ao atingir sua densidade máxima de 1 kg/l, à temperatura de 39,2 °F ou 4 °C. Para temperaturas mais altas, 1 kg de água é um pouco maior que 1 litro. Por exemplo, 1 kg de água equivale a cerca de 1,002 litros em temperatura ambiente.
Utilizamos o litro geralmente para medir o volume de líquidos e gases. Essa unidade de medida é bastante comum no dia a dia, pois leite, refrigerante, água, entre outros líquidos, são sempre medidos em litros.
O esquema pode ser representado através da medida de uma das garrafas. Total de copos utilizados para despejar a água de 1 garrafa de 1 litro é de 5 copos.
1 L = 1000 ML A compreensão da relação entre litro e mililitro não costuma ser tão imediata quanto metro e centímetro, principalmente porque as crianças vivenciam com mais frequência a situação de medir comprimento do que capacidade.
Cada litro corresponde a 1 decímetro cúbico ou também a 0,001 metro cúbico. Como referência, 1 litro de água corresponde aproximadamente a 1 quilograma da mesma substância, uma vez que a densidade da água se aproxima de 1 kg/l. A milésima parte de um litro (0,001) é o mililitro (ml ou mL).
O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C). Já o volume de um paralelepípedo é calculado pela medida do comprimento, vezes a medida da largura, vezes a medida da altura. Ou: V = B x L x h.
De acordo com o topógrafo Júlio César Teixeira, tem-se que um litro de terra equivale a 605 metros quadrados. Esse resultado pode sofrer variâncias devido a medida de alqueire adotada, por exemplo, em Minas Gerais um alqueire equivale a 80 litros, já em São Paulo o alqueire equivale a 40 litros.
Dá para fazer um cálculo individual: multiplicar 35 ml pelo peso do seu corpo. Por exemplo: uma pessoa que pesa 55 quilos deve tomar pelo menos 1,9 litro diariamente.
Exemplo: caso seu carro tenha rodado 600 quilômetros e no reabastecimento tenha entrado 45 litros de combustível, a conta é de 600 ÷ 45. Logo, a média do exemplo é de 13,3 km/l.