A principal causa do acúmulo de tártaro nos dentes é a higiene dental deficiente ou inadequada. Da mesma forma, certos hábitos como o tabagismo, o uso inadequado e prolongado de determinados enxaguatórios bucais e o consumo excessivo de chá, café ou vinho tinto também favorecem sua formação.
As causas desse problema, portanto, incluem o processo natural de acúmulo de resíduos de alimentos nos dentes associado à higienização inadequada ou insuficiente. Como a placa bacteriana fica em contato com os minerais presentes na saliva, ela se solidifica e forma o tártaro.
O tártaro é uma crosta dura e quebradiça que se forma quando ocorre um acúmulo da placa bacteriana. A melhor maneira de eliminá-lo é através da escovação correta por, pelo menos, duas vezes ao dia. Mas, mesmo que você escove seus dentes muito bem, sempre haverá locais de difícil acesso para limpar.
O tártaro no dente é causado pela deposição de minerais que existem na saliva em uma placa bacteriana, levando a sua mineralização. É mais frequente em pessoas que consomem refrigerantes, doces e carboidratos, como pão ou arroz, e possuem maus hábitos de higiene oral.
Higiene oral adequada: A escovação regular, pelo menos duas vezes ao dia, e o uso de fio dental ajudam a remover a placa bacteriana antes que ela se transforme em tártaro. Alimentação saudável: Evitar o consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar e amido, que podem alimentar as bactérias que causam o tártaro.
Como é Feita a Limpeza no Dentista - Remoção De Tártaro
O que fazer para evitar tártaros nos dentes?
Prevenção do tártaro
É fundamental escovar os dentes após cada refeição usando uma escova com cerdas macias e um creme dental rico em flúor. Também é muito importante escovar a língua porque ela acumula resíduos e prolifera bactérias. Outra medida essencial é usar o fio dental pelo menos uma vez por dia.
Os alimentos mais prejudiciais nesse cenário são os açúcares, mas qualquer tipo de resto de comida pode fazer com que a colônia bacteriana cresça, consequentemente aumentando a extensão da placa e o seu consequente endurecimento, formando o tártaro.
O que é pior, tártaro ou cárie? O tártaro quando não tratado deixa espaço para que as bactérias trabalhem e danifiquem a estrutura dos dentes. Dessa forma, quando as bactérias do tártaro crescem elas podem desencadear patologias mais graves e dolorosas como é o caso das cáries dentais.
Esfregue a parte interna (o lado branco) das cascas de limão ou laranja nos dentes por pelo menos dois minutos. As substâncias contidas nas cascas ajudam a tirar o tártaro. Mas use no máximo duas vezes por semana, enxague e escove bem os dentes após, para tirar qualquer resquício de ácido.
Em quanto tempo o tártaro se forma? Em média não existe um tempo pré definido para que o tártaro se forme. Isso irá depender de alguns fatores. Porém, com 12 horas sem escovação, os ácidos gerados pelas bactérias já desgastam alguns elementos do esmalte do dente, entre eles o fosfato.
Não há como remover o tártaro do dente em casa. É possível, sim, prevenir o surgimento do tártaro por meio de uma higiene bucal adequada. No entanto, uma vez que o cálculo dentário estiver formado, ele só poderá ser eliminado por um(a) especialista no consultório odontológico.
A limpeza de tártaro já está inclusa no processo de limpeza dental, ou seja, pode custar a partir de R $200,00 podendo chegar até os R $1.000,00, dependendo da experiência e qualificações do profissional e da região onde o consultório se encontra.
Manter uma boa higiene bucal, escovando bem os dentes cerca de 30 minutos após todas as refeições, utilizando o fio dental e enxaguante bucal, é a melhor forma de eliminar as bactérias da boca, evitando a placa e diminuindo a formação de tártaro nos dentes. Veja algumas dicas de como escovar bem os dentes.
A mancha escura na raiz do dente é uma condição conhecida como escurecimento dentário intrínseco. Ela é causada por fatores internos ao dente. Quando perceber esse tipo de mancha, procure imediatamente um dentista. Ele vai direcionar o melhor tipo de tratamento para sua condição, como clareamento ou extração.
Se você já se deparou com um material duro de cor esbranquiçada ou amarelada em seus dentes ao se olhar no espelho, você já sabe o que é tártaro. Esse material fica acumulado bem perto da gengiva e nos espaços entre os dentes e dá a eles um aspecto sujo, além de contribuir para o surgimento do temido mau hálito.
O tártaro pode irritar as gengivas e causar inflamação, o que pode levar à gengivite. Os sintomas incluem gengivas vermelhas e inchadas, sensibilidade e sangramento durante a escovação. A gengiva também pode ficar retraída, o que pode evoluir até para a perda do dente afetado.
O creme dental Malvatricin tem ação antisséptica e fórmula desenvolvida exclusivamente para controle do tártaro. Também combate as cáries e protege as gengivas, promovendo a saúde bucal.
Cremes dentais para controle de tártaro, como o Colgate® Total 12 Saúde Visível, foram desenvolvidos para remover o máximo de placabacteriana e interromper a formação de tártaro após a escovação dos dentes. Considere esses produtos para toda a família.
O que acontece se escovar os dentes com bicarbonato de sódio?
O bicarbonato de sódio é extremamente abrasivo e, se for usado sem controle de proporção e tempo, pode facilmente causar danos ao esmalte dentário. Por isso, ele não é recomendado durante a sua higiene bucal diária e seu uso deve ser sempre acompanhado por um dentista.
O tártaro é formado por sais minerais, como cálcio e fosfato, que se unem à placa bacteriana. Esse processo de mineralização deixa uma substância dura e áspera nos dentes. Isso causa um grande desconforto, principalmente quando se passa a língua sobre os dentes afetados.
Por exemplo, a bactéria Streptococcus mutans, que se alimenta de açúcar, a partir do qual libera ácido lático, que consequentemente destrói o esmalte e provoca as cáries, vive exclusivamente na superfície dentária.
O tártaro é uma formação mineral facilmente visível, sendo o sinal mais comum, uma cor marrom ou amarela nos dentes na região da margem gengival e sua principal causa é a higiene inadequada ou insuficiente.
Água. Por último, mas não menos importante, a água é a melhor bebida para os dentes, bem como para hidratar o corpo. Ao longo do dia, as bactérias podem se acumular na boca e a água potável pode ajudar a restabelecer a saliva e fazer o trabalho de levar a boca a um nível normal de PH.
O tártaro nos dentes nada mais é que um acúmulo de resíduos alimentares endurecido e calcificado causado pela higienização incorreta. Quando não escovamos os dentes corretamente, uma película de restos alimentares é formada em torno dos dentes e essa película abriga certos tipos de bactérias.
Essa acidez agride o esmalte, provocando uma desmineralização e o tornando mais poroso. Esse processo facilita que o pigmento escuro do café se instale no esmalte, causando manchas. Além disso, o desgaste do esmalte deixa a dentina mais aparente, dando aos dentes um tom amarelado.