É obtido por meio da submissão de minerais ricos em titânio (rutilo e ilmenita) ao processo Kroll. É o nono elemento mais abundante da Terra, presente em 97,9% das rochas ígneas.
A produção do titânio metálico pode ser obtida pelo processo Kroll (com magnésio) ou pelo processo Hunter (com sódio). O primeiro é descrito a seguir. No processo Kroll, a ilmenita reage com o cloro e o carbono para produzir o tetracloreto de titânio, segundo a reação descrita pela Equação 2.
O elemento é encontrado na natureza somente na forma combinada. Ele ocorre nos minerais ilmenita (FeTiO3), rutilo (TiO2), e esfeno (CaTiSiO5), e está presente em titanatos, compostos inorgânicos onde predominam os óxidos de titânio [4,6]. O processo Kroll é o mais utilizado para a produção industrial do titânio.
Os maiores produtores mundiais de Titânio são: Austrália (24%), África do Sul (19%) e Canadá (15%). A China, que detém as maiores reservas mundiais de Titânio (25%) produziu aproximadamente 9% do total mundial em 2007.
Os depósitos mais importantes, no Brasil, de Ilmenita e Rutilo situam-se no Estado da Paraíba (Mataraca). Há certos minerais, como os das reservas do Canadá e África do Sul, que após tratamento metalúrgico, resulta no que se chama escória titanífera (slag), que possui alto teor de TiO2.
O que é TITÂNIO? TITÂNIO: o metal mais resistente do mundo. Os usos do TITÂNIO na indústria
Onde o titânio é encontrado na natureza?
O titânio é encontrado principalmente no minério ilmenita e é principalmente obtido pelo processo Kroll. Além de sua aplicação em ligas metálicas, o titânio apresenta compostos de grande interesse comercial, como o TiO2, empregado como pigmento branco, semicondutor e na fabricação de protetores solares.
O titânio puro dificilmente ocorre na terra. O titânio é extraído da ilmenita ou rutilo. O processo de fabricação utilizado é bastante complexo, o que se reflete no alto preço do titânio.
Com o desdobramento das pesquisas, o titânio mostrou ser um material de excelente performance na medicina e, por isso, é muito utilizado na elaboração de marca-passos, implantes ósseos, implantes oculares e aparelhos auditivos, por exemplo. O titânio foi descoberto por William Gregor em 1791.
O titânio é um material forte e muitas vezes questiona-se porque não poderia ser utilizado na área de construção civil para erguer prédios ou construir pontes impossíveis de ceder. Mas apesar de toda sua resistência, o titânio é “pior” que o aço para este tipo de finalidade.
A extração de titânio para uso comercial é feita a partir dos minerais rutilo (TiO2) e ilmenita (FeTiO3) por meio do processo Kroll, a técnica criada em 1940 por William Justin Kroll.
Na natureza, o titânio em seu estado nativo está sempre ligado a outros elementos químicos da natureza. É o nono elemento mais abundante da crosta terrestre (0,63% de sua massa) e o sétimo metal mais abundante.
O titânio é considerado um biomaterial (material biocompatível) pela baixa reatividade e pela grande estabilidade da sua camada de óxido superficial. Pelas suas propriedades mecânicas ele é usualmente utilizado na fabricação de substitutos ósseos e implantes dentários.
O titânio e suas ligas apresentam propriedades interessantes: baixa densidade (massa específica da ordem de 4,5 g/cm3), boa resistência mecânica à tração (entre 200 e 1370 MPa, comparável à de muitos aços ligados), excelente resistência à corrosão (garantida pela formação de uma camada passivada de TiO2) e relativa ...
A implantação pode não dar certo por problemas na cirurgia ou no pós-operatório, mas o implante, feito de titânio, não é rejeitado pelo corpo. Isso porque esse material é biocompatível, o que significa que não é reconhecido pelo organismo como uma substância estranha.
Por exemplo, a durabilidade de uma peça de titânio que constitui o implantetem possibilidade de durar mais de 20 anos, na maioria dos casos. Porém, há relatos de implantes que já ultrapassaram os 30 anos.
Atualmente uma tonelada de titânio custa cerca de US$12.000,00. O alto preço é o principal responsável pela produção do metal limitar-se a 50.000 toneladas anuais, bem abaixo do potencial minerário do metal.
Dentre eles o titânio detém a vantagem de ser mais leve, resistente e confortável. Para os indivíduos que têm pele mais sensível e mais vulnerável à reações alérgicas e infecções, o ouro pode ser uma boa alternativa.
Afinal, esse título é de um desconhecido: o ródio. O metal precioso é um elemento químico metálico raro, de elevado valor econômico, sendo menos reativo e mais suave e lustroso do que os outros. Entre os mais famosos estão o ouro, a prata e a platina. Contudo, engana-se que um deles é o mais valioso.
Resposta verificada por especialistas. Um quilo (1kg) do material de titânio custa, atualmente, 120 dólares (US$ 120,00). O material do titânio é amplamente utilizado dentro do meio industrial.
Naturalmente, o titânio trata-se de um metal de cor cinza metálico, devido a uma fina camada oxidada de dióxido de titânio (TiO2) na sua superfície, e com aspecto metálico e lustroso.