Por isso, quando fazemos o uso da norma culta, é exigido o “nós”. O pronome também é recomendado para situações formais de uso da língua - como um seminário acadêmico. Já na comunicação informal, “a gente” é perfeitamente aceitável.
🧐🤨 As duas expressões estão corretas e podem ser usadas na língua portuguesa. Elas têm o mesmo significado: referem-se à pessoa que fala, mas no plural, ou seja, trata-se de mais de uma pessoa.
O com nós só se emprega quando acompanhado de palavras reforçadoras como próprio, mesmo, todo: As cartas ficarão com nós todos. Paulo jantou com nós dois ontem à noite. Queremos estar de bem com nós mesmos. Sem a palavra de reforço, o conosco pede passagem.
Aprenda Pronomes de Uma Vez Por Todas (O que é? Como Usar) MUITO FÁCIL!
É com nós ou conosco?
A garota ficou com nós que estávamos protegidos da chuva. Quando não houver palavra alguma ou expressão que indique quem somos nós ou quem sois vós, deveremos usar conosco e convosco. Por exemplo: Ele queria conversar conosco.
Como a gramática tradicional considera apenas a existência dos pronomes pessoais eu, tu, ele, nós, vós e eles, quando fazemos o uso da norma culta, é exigido o “nós”. Já na comunicação informal, o “a gente” é perfeitamente aceitável.
A linguagem formal também é chamada de linguagem culta. Essa linguagem é aplicada quando não existe familiaridade entre os interlocutores da comunicação ou em momentos que requerem mais respeitabilidade.
Assim, caso o locutor queira se incluir no plural do verbo, o correto é não conjugar e sim dizer “nós somos” ou “nós somos”. Então, voltando ao nosso exemplo, não seria dito "Nós temos três estudantes estrangeiros" mas "Em Nueva Lengua Nós somos, nós somos três estudantes estrangeiros.
→ “A gente”: A expressão 'a gente' é uma locução pronominal cujo sentido é equivalente ao pronome 'nós'. Geralmente, essa expressão é mais utilizada na fala (oralidade), já que, na modalidade escrita (como textos literários e jornalísticos), o emprego do pronome 'nós' mostra-se mais adequado. Para qualquer parte.
Ambas as formas são aceitáveis. A forma usada mais correntemente é a que inclui o determinante artigo definido antes do quantificador numeral: (1) «Tenho suficiente para nós os dois.»
“Com nós” será utilizado se houver um especificador na oração. Esse especificador pode ser, por exemplo, um pronome, um adjetivo ou um numeral, como na frase da postagem: “dois” especifica o pronome “nós”. Por outro lado, o uso de “conosco” deve acontecer quando não houver um especificador na frase.
Escreva: a gente faz, a gente come, a gente viaja... sempre no singular. Já a palavra AGENTE escrita junto, sem o espaço entre o A e o GENTE indica um profissional: o agente de turismo, o agente penitenciário, o agente secreto... Houve acidentes OU houveram acidentes?