Um bom espumante é servido em temperaturas baixas, que variam entre 6°C e 8°C. Para rótulos mais complexos e com mais corpo vale a pena investir em aumentar um pouco a temperatura. Por isso, sirva entre 9°C e 13°C. Vale lembrar também que, uma vez aberto, o espumante deve ser servido rapidamente.
Para acertar a temperatura (o ideal é ficar entre 6°C e 10°C), use um balde de gelo ou ice bag para refrescar as garrafas (veja aqui nossa hotlist de acessórios). Coloque o espumante em bastante gelo e um pouco de água (até cobrir o rótulo) dentro do recipiente por 20 minutos antes de servir.
Na hora de degustar, aprecie a cor, observe a efervescência e, em seguida, leve a taça ao nariz para captar os aromas. Os espumantes podem apresentar uma grande variedade de aromas, que vão desde frutas frescas e cítricas até notas mais complexas de pão tostado.
Os Champagnes e vinhos espumantes podem ser bebidos em qualquer ocasião. Por serem vinhos ideais para celebrações, muitas pessoas acham que só podem abrir uma garrafa de espumante em uma data especial, mas estes vinhos estão entre os mais versáteis de todos.
Viral: sommelier intentó abrir un espumante en vivo pero terminó todo empapado
Como se deve tomar espumante?
O espumante seco é excelente para começar a noite e acompanhar petiscos e aperitivos; Os demi-sec vão bem tanto com frutos do mar, como com sobremesas, por serem levemente adocicados; Espumantes doces devem acompanhar frutas, fondues doces, chocolates, panetones e outras variações de sobremesas e pratos doces.
O espumante contém antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce das células e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. A bebida também contém polifenóis, que são substâncias naturais que ajudam a diminuir o colesterol e a reduzir o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
O espumante começará a perder sua carbonatação assim que você abrir a rolha. A carbonatação está escapando pelas bolhas. Depois de aberto, o espumante deve ser consumido em até 24 horas. Usar uma rolha ajudará a prolongar sua vida útil, mas não mais do que 12 horas.
A melhor maneira de resfriar o espumante é coloca-lo em um balde de água com gelo (na proporção meio-a-meio), mantendo a rolha para fora do balde. Em 25-30 minutos, ele estará gelado.
Quando desejar arrolhar rolhas naturais de vinho, regule a placa diminuindo a abertura. Caso deseje arrolhar rolhas naturais de Champagne, aumente a abertura. Esta abertura possui um vão maior para que parte da rolha de Champagne fique para fora da garrafa possibilitando posteriormente a formação do "cogumelo".
Caso o espumante for aberto em pouco tempo, ou seja, em até quatro dias, não há problema em mantê-lo na geladeira. Mas o ideal é que ele fique abrigado da luz e armazenado em local seco, numa temperatura entre 10°C e 15°C.
– Frutas frescas, como morangos e pêssegos: o sabor doce das frutas complementa o sabor do espumante Moscatel. Além disso, espumante com morango já é um clássico! – Sobremesas leves, como sorvete de limão ou mousse: a acidez dessas sobremesas faz uma combinação perfeita com o sabor doce da bebida.
Com uma das mãos, segure a garrafa pela base ou pelo corpo, posicionando o dedo polegar da outra mão na rolha firmemente. Sem deixar de segurar a rolha, gire a garrafa levemente, até sentir que a rolha está se soltando. Você vai ouvir um leve estalo, indicando que a rolha se soltou completamente.
Por isso, você pode seguir com aperitivos deliciosos, como pastel, coxinha, salgados, tábuas de queijo leves, frios e azeitonas. Caso você queira algo mais sofisticado, você pode harmonizar o espumante brut com comida japonesa. Isso porque essa bebida pode ampliar os sabores presentes nos ingredientes, como o salmão.
Como segurar uma taça de Champagne? Segure a taça entre a base e o bojo, evitando esquentar o vinho com o calor da mão. O champanhe deve ser degustado na temperatura ideal, entre 6ºC a 8ºC. Temperatura ideal para servir Champagne, segundo especialistas, é entre 8ºC e 9ºC para os vinhos jovens.
Ao contrário dos vinhos tintos e brancos, que devem ser armazenados deitados, as garrafas de espumante devem ser mantidas na posição vertical, para preservar a pressão interna do gás carbônico e evitar a oxidação da bebida.
Para abrir o espumante é necessário que a garrafa esteja gelada, pois o líquido quente aumenta a pressão interna e pode fazer com que a rolha exploda na abertura.
Efervescência excessiva: Se o vinho espumante estiver produzindo muitas bolhas ou se o gás for liberado com um estalo ao abrir a garrafa, isso pode indicar fermentação adicional ou problemas na vedação da garrafa.
Caso não tenha uma tampa de espumante à mão, uma alternativa eficaz é usar uma colher. Coloque a colher com a parte convexa voltada para baixo na boca da garrafa e pressione-a firmemente. A pressão exercida pela colher pode ajudar a manter as borbulhas, preservando a qualidade do espumante.
R: Na verdade o espumante não possui um prazo de validade. Ele pode permanecer em pleno estado de consumo por 2 a 3 anos. Para isso, basta conservá-lo em local seco e com pouca luz.
Geralmente relacionados a grandes comemorações, sobretudo às festas de final de ano, os espumantes são uma excelente escolha para harmonizar com refeições, desfrutar um momento de tranquilidade e autocuidado, ou simplesmente celebrar a maior festa de todas: a vida. Encontre bebidas para todas as celebrações.