Para se tornar um redator publicitário, é geralmente exigida formação em Comunicação Social, com ênfase em Publicidade e Propaganda, Jornalismo ou áreas afins.
No cargo de Redator Publicitário se inicia ganhando R$ 1.516,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 3.589,00. A média salarial para Redator Publicitário no Brasil é de R$ 2.232,00. A formação mais comum é de Graduação em Comunicação Social.
Pois é, os redatores publicitários e copywriters são os responsáveis por criar esses conteúdos veiculados nos diversos tipos de mídia, seja em anúncios, nas redes sociais, blogs, comerciais, e-books, outdoors, entre muitos outros.
No cargo de Redator se inicia ganhando R$ 1.636,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 4.012,00. A média salarial para Redator no Brasil é de R$ 2.564,00. A formação mais comum é de Graduação em Comunicação Social.
Precisa de curso para ser redator? Hoje em dia, já existem muitos profissionais que cursaram ou ainda cursam essa graduação e acabam exercendo a profissão de produtor de conteúdo para internet. Inclusive, se você pretende ser um redator freelancer pode fazer qualquer curso superior.
Quantas horas trabalha um redator? Para responder essa pergunta, vou considerar um redator que trabalha 5 dias por semana, mais ou menos 6 horas por dia, e leva 2 horas para escrever um conteúdo de até 1.000 palavras.
A média salarial do cargo de Redator Pleno (Brasil) é de R$ 13.483 por mês. A remuneração variável do cargo de Redator Pleno nessa localização (Brasil) é de R$ 8.863, variando entre R$ 4.800 e R$ 41.694.
Um publicitário recebe um salário médio de R$2.713,84, porém, essa remuneração pode ultrapassar R$13.600,00, variando conforme o tamanho da instituição e o cargo oferecido. Além disso, podem haver acréscimos financeiros quando há envolvimento em múltiplos empregos ou determinadas áreas de atuação.
Originalmente, a principal diferença reside justamente no fato de o redator trabalhar na concepção da marca e o copywriter promover ações diretas de vendas. Para quem não é da área, essa diferença parece apenas um detalhe casual.
A habilidade de escrita é fundamental para um Redator Freelancer, mas você precisa saber como adaptá-la para o formato Web, ou seja, artigos, redes sociais, emails, roteiros para vídeos.
Copywriting é o processo de produção de textos persuasivos para ações de Marketing e Vendas, como o conteúdo de emails, sites, catálogos, anúncios e cartas de vendas, por exemplo. O profissional responsável pelo desenvolvimento do texto (também chamado de copy) é conhecido como Copywriter.
Blogs, redes sociais, email marketing, ebooks, livros físicos, páginas de vendas, banners, outdoors, jingles, anúncios, cartas de apresentação, roteiros de vídeos, apresentações de slides, infográficos… É, são muitas as tarefas para as quais alguém pode precisar de um redator.
O que é um redator freelancer/ghostwriter? Redator freelancer ou ghostwriter é uma pessoa contratada especialmente para a elaboração de um texto, com pauta definida, público-alvo, adequação de linguagem, palavras-chave, referências e direcionamento textual.
O redator é um profissional da área de comunicação cuja função é escrever textos para diversos meios de comunicação, como sites, redes sociais, blogs, revistas, jornais, entre outros.
Sua principal função é escrever textos que atendam às diretrizes e algoritmos dos motores de busca, como o Google, com o objetivo de aumentar a visibilidade de um site ou página nos resultados de pesquisa.
A média salarial do cargo de Copywriter (Brasil) é de R$ 9.500 por mês. A remuneração variável do cargo de Copywriter nessa localização (Brasil) é de R$ 6.000, variando entre R$ 2.115 e R$ 14.580.
No cargo de Redatora Freelancer se inicia ganhando R$ 1.177,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 3.311,00. A média salarial para Redatora Freelancer no Brasil é de R$ 2.054,00.
Os blog posts são artigos curtos, com cerca de 500 palavras. Os mais comuns, sem alto grau de dificuldade possuem, na maioria, o valor de R$25. Alguns textos dessa categoria, por serem considerados artigos um pouco mais complexos e que exigem do redator uma pesquisa maior, chegam a valer R$30 ou R$35.