Um líbero deve concentrar-se em exercícios que melhorem a agilidade, o trabalho de pés rápido e a velocidade de reação. Isto inclui escadas de agilidade, mudanças rápidas de direção e exercícios de salto. Os exercícios de passe contra uma parede também são importantes para a precisão e consistência.
"Líbero precisa comandar muito bem a equipe. Orientar o tempo todo, lembrar as jogadas do adversário e posicionar o bloqueio para a defesa trabalhar", explica Natinha.
Por serem jogadores com funções exclusivamente defensivas, os líberos devem dominar os fundamentos de passe e recepção, além de realizar as coberturas de bloqueio. Normalmente, os líberos substituem os centrais posicionados no fundo da quadra conforme o rodízio.
As atribuições do líbero são primordialmente defensivas: só podendo atuar nas posições do fundo de quadra (1, 5 e 6). No momento da recepção dos saques adversários, pode se posicionar em qualquer uma das três posições da zona de defesa.
Por ser uma posição exclusivamente defensiva, os líberos costumam ser mais baixos que o restante dos jogadores. O Brasil teve um dos melhores líberos da história do vôlei: Serginho “Escadinha”.
O atacante de ponta (também chamado de ponteiro) é uma posição do voleibol. É considerado o papel mais difícil de todos em uma equipe porque exige que o jogador seja apto a recepcionar, defender (mesmo quando ele está na zona de ataque, posições 2, 3 e 4) e atacar.
Segundo Manso (2004), a intervenção defensiva do jogador líbero cria melhores condições de distribuição e consequentemente melhora a eficiência dos ataques, sendo este factor preponderante para o sucesso ofensivo no voleibol.
Geralmente é o jogador mais alto em quadra e pode ser substituído pelo líbero quando posicionado ao fundo. Líbero: ao contrário do centro, o líbero é o jogador mais baixo do time e sua função exclusiva é o recebimento da bola, não podendo realizar saques, ataques ou bloqueios.
No total são 29 nomes a disposição do treinador, com alturas que variam de 1,62m, com a líbero Natinha, até as "gigantes" Luzia e Helena, de 1,99m e 1,97m, respectivamente.
Devido às suas restrições específicas, é essencial que os árbitros, técnicos e jogadores possam identificar rapidamente o líbero em quadra. Um uniforme de cor diferente proporciona essa identificação imediata, evitando confusões sobre quem pode ou não realizar certas ações (como sacar ou atacar).
Como você pode perceber, esses atletas dispensam uma característica básica em relação aos demais jogadores: a altura, especialmente porque eles não participam das estratégias de ataque. De acordo com a Federação Internacional de Vôlei, o líbero é um jogador especializado na defesa do time.
As posições dos jogadores em quadra são enumeradas de 1 a 6. Quem saca é o número 1, enquanto o jogador à sua frente e mais próximo à rede fica na posição 2. Os números 3 e 4 ficam na rede, enquanto os outros dois ocupam o fundo da quadra.
Normalmente, no voleibol moderno, o líbero entra no lugar do central do fundo e permanece na quadra até que, no rodízio, o outro central vá para o fundo (e, hipoteticamente, o líbero iria para a zona de ataque), dando lugar para aquele central que havia sido substituído; O líbero volta no rally seguinte, novamente no ...
Esforço à parte, o que chama mesmo a atenção na equipe é o líbero. Não pela habilidade e sim pelas feições infantis e baixa estatura: aos 22 anos, Li-Yi Tung tem, segundo a informação disponibilizada pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB), apenas 1,65 m.
Para os homens, o ponto mais alto da rede é posicionado a 2,45 metros do chão, enquanto na modalidade feminina, a parte superior da rede fica a 2,24 metros de altura.
O central é o jogador especializado em bloquear e atacar rapidamente pelo meio da rede, sendo essencial tanto na defesa quanto no ataque de uma equipe de vôlei.
Com 1,96m de altura, Thaísa é a jogadora mais alta da seleção feminina de vôlei, enquanto Rebeca mede 1,55m, e Rayssa, que ainda está em crescimento, tem 1,60m de altura. A seleção feminina de vôlei do Brasil era uma das maiores esperanças de medalha de...
O líbero entra no lugar de um jogador da linha de trás e não participa do rodízio no vôlei de forma tradicional, pois ele pode trocar de posição com qualquer jogador da linha de trás sem precisar seguir a rotação da equipe.
Natália Pereira de Araújo (Guarulhos, 10 de abril de 1997) é uma voleibolista indoor brasileira, atuante na posição líbero, com marca de alcance de 228 cm no ataque e 215 cm no bloqueio, que atuando pela Seleção Brasileira conquistou a medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano de 2021 na Colômbia, as medalhas de ...