De acordo com Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima, a primavera deve ter temperaturas mais amenas neste ano. “Setembro e outubro ainda serão com dias quentes, já que não teremos frentes frias passando com regularidade, principalmente, na região Centro-Norte.
Os tops assimétricos são uma das tendências femininas de primavera/verão de 2024, principalmente as blusasone shoulder ou os tops com decote cai-cai. Arrisca em modelos com decotes mais amplos ou em modelos de apenas uma manga – escolhe a peça que demonstra mais a tua autenticidade.
Em 2024, o inverno termina em 22 de setembro, e a primavera começa no mesmo dia, às 9h44, no horário de Brasília. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Assim como as demais estações, a primavera permanece em vigor por 90 dias, encerrando seu ciclo em 21 de dezembro de 2024.
A contagem regressiva para a chegada da primavera começou. Em 2024, a nova estação inicia em 22 de setembro, às 9h44 (de Brasília), e termina após 90 dias, em 21 de dezembro, às 6h19 (de Brasília), quando dará espaço ao verão no Hemisfério Sul.
QUANDO COMEÇA A PRIMAVERA NO BRASIL DATA DIA INÍCIO PRIMAVERA 2024 QUE DIA COMEÇA
Faz calor na primavera?
"Se durante, por exemplo, um dia de primavera, como é o que está acontecendo esse ano, nós temos uma onda de calor, você tem uma situação de ar mais seco, menos nebulosidade e muito sol. As temperaturas sobem muito". Diferentemente do que ocorre em um dia normal de verão, diz a meteorologista.
Na primavera, após o fim do inverno seco, iniciam-se as chuvas que são mais frequentes com a chegada do verão. As temperaturas também são mais amenas, embora, em muitas regiões do país, o inverno não seja necessariamente uma estação de frio excessivo.
O mês de julho promete ser o mais frio do ano, conforme a previsão do tempo da empresa de meteorologia MetSul. O inverno começou de forma incomum em várias regiões do Brasil, com altas temperaturas e chuvas intensas em áreas como o extremo norte e o leste do Nordeste, bem como no Rio Grande do Sul.
O mês de junho de 2024 será marcado por um cenário climático complexo no Brasil, com chuvas abaixo da média em grande parte do país e temperaturas significativamente acima da média histórica.
Julho começou com uma grande frente fria, que trouxe chuva e temperaturas baixas, com a passagem de uma forte massa de ar frio pelo centro-sul do país. Mas a Climatologia mostra que julho é um mês de secura no país, de pouca ou nenhuma chuva.
O fenômeno El Niño 2023/2024, que impulsionou o aumento das temperaturas globais e das condições meteorológicas extremas no mundo, está dando sinais de acabar, informou nesta segunda-feira (3) a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
Além disso, episódios de La Niña podem durar meses ou anos, o que potencializa seus efeitos. O mais recente evento desse tipo durou de julho de 2020 a fevereiro de 2023. O mecanismo que controla as alterações entre El Niño e La Niña ainda não foi completamente compreendido.
O amarelo irradia alegria e otimismo nas tendências de cores na moda 2024, com tons que lembram o brilho do sol. De acordo com análises da Vogue e insights de designers de moda, como Marc Jacobs e Stella McCartney, o amarelo está ganhando destaque.
Em 2024, os tons metálicos, sejam em prata ou ouro, podem compor produções noturnas, mas também marcar presença em looks diurnos em peças inteiras ou em detalhes. Só cuidado para não exagerar. Com o metálico ouro, por exemplo, que dá aspecto de gladiadora, combine materiais diferentes, como jeans e couro.
O mês de maio começa com o feriado do Dia do Trabalhador, traz o Dia das Mães e termina junto às comemorações de Corpus Christi, feriado em alguns estados e municípios brasileiros. Em 2024, maio contará com efemérides de comoção nacional a exemplo dos 30 anos da morte de Ayrton Senna e do poeta gaúcho Mario Quintana.
Nos 30 dias de junho de 2024, São Paulo teve 16 dias com temperaturas entre 27°C e 29°C. A média das máximas fechou em 26,3°C, 3,4°C acima da normal Climatológica que é de 22,9°C.
Maio de 2024 registrou as maiores temperaturas para o mês desde 2004. Segundo o Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), a média da temperatura máxima esperada para o mês era de 23,5°C e a média da mínima, de 14,5°C.
Inverno de 2024 será com temperatura acima da média em praticamente todo o país. As áreas onde a temperatura no inverno vai ficar mais acima da média estão na mancha vermelha entre Rondônia e o centro-oeste de São Paulo.
Ao longo do mês, as temperaturas devem ser mais amenas, marcando entre 20 e 22ºC. Chuvas podem ser leves e reduzidas em grande parte da região. Diferente do que foi registrado em junho, que contemplou temporais e instabilidade causada por massas de umidade.
O período florido e marcado pela transição entre o inverno e o verão aproxima-se com a promessa de ser diferente de 2023. De acordo com Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima, a primavera deve ter temperaturas mais amenas neste ano.