Administração de Oxigênio Se você estiver treinado e tiver acesso a um cilindro de oxigênio, pode ser útil administrar oxigênio à pessoa com apneia do sono durante uma emergência. Isso pode ajudar a melhorar a oxigenação e aliviar os sintomas temporariamente até que a ajuda profissional chegue.
Se a pessoa está tendo dificuldade para respirar, coloque-a em uma posição de recuperação. A posição de recuperação envolve deitar a pessoa de lado, com a cabeça levemente inclinada para trás para manter as vias aéreas abertas. Isso pode ajudar a prevenir a obstrução das vias aéreas e facilitar a respiração.
Dormir de lado pode ajudar a melhorar a apneia do sono naturalmente, pois quando se dorme de barriga para cima, o relaxamento da língua e dos músculos da faringe pode obstruir as vias aéreas.
A pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP) é o principal tratamento para pessoas com apneia obstrutiva do sono, particularmente as que têm sonolência diurna excessiva.
E sua fama não é à toa: ela age no sistema nervoso, reduzindo a ansiedade e os níveis de cortisol, hormônio do estresse. Quem tem apneia do sono pode ser um dos maiores beneficiados, já que, nesta condição, os níveis de cortisol aumentam quando o distúrbio não é tratado.
O tratamento padrão ouro para AOS moderada e grave é o uso de aparelho de pressão positiva contínua (CPAP), conectado de forma não invasiva através de máscara utilizada durante o sono. Ele funciona como uma tala pneumática que pressuriza a região posterior da faringe, reduzindo ou eliminando a AOS.
Trata-se de doença crônica e que, em longo prazo, devido à ausência de descanso e má qualidade do sono, pode levar a problemas de saúde, como aumento de risco cardiovascular, hipertensão, arritmia cardíaca e insuficiência cardíaca, diabetes e problemas de memória e de concentração.
Por que a apneia pode matar? A apneia do sono é caracterizada pela interrupção da respiração durante o sono. Ela pode ser classificada em três níveis: leve, quando se tem 5 a 14 interrupções; moderada, de 15 a 30; e grave, quando se tem mais de 30 interrupções na respiração por hora de sono.
Quem tem apneia do sono deve dormir com travesseiro alto ou baixo?
Para quem sofre de apneia do sono, a escolha do travesseiro certo é ainda mais importante. Um travesseiro que eleve a cabeça levemente pode melhorar a respiração e reduzir a obstrução das vias aéreas, aliviando os sintomas da apneia.
Os exercícios aeróbicos como a corrida, natação e ciclismo são ideais para pessoas portadoras de apneia. A atividade física atua sobre o distúrbio favorecendo o sistema respiratório. E, assim, diminui a chance de ronco e evita as paradas respiratórias.
Neste caso, pode aliviar a respiração utilizando mais almofadas para se sustentar. Se isto ocorrer constantemente, ou caso precise de usar mais almofadas, poderá indicar o agravamento da insuficiência cardíaca. Acordar devido à falta de ar é grave. Deverá consultar o seu médico ou enfermeiro.
Por isso, geralmente quem sofre da apneia do sono não se recorda ou, muitas vezes, nem sabe que é vítima do problema. Mesmo assim, o sono se torna fragmentado e intranquilo, já que a pessoa pode despertar algumas vezes por noite ou até centenas de vezes nos casos mais graves.
Quais doenças podem ser desencadeadas pela apneia? O distúrbio do sono afeta diretamente o funcionamento do coração. A desordem causada no órgão pode desenvolver doenças cardíacas como a aterosclerose, hipertensão arterial, infarto, insuficiência cardíaca, entre outras.
O tratamento para apneia do sono, seja ela obstrutiva ou central, pode ser realizada com uma combinação de abordagens, sendo a perda de peso, a cirurgia e a terapia com CPAP. Lembre-se de que é fundamental consultar um médico para determinar o melhor plano de tratamento para cada caso.
A apneia do sono deve ser tratada por médicos especialista em Sono (otorrinolaringologista, neurologista, pneumologista, psiquiatra), além dos profissionais da equipe multidisciplinar, como fisioterapeuta respiratório, fonoaudiólogo, dentista ou cirurgião dentista (no caso de ser necessário o avanço da mandíbula por ...
Podendo ocorrer de forma voluntária ou involuntária, a apneia do sono afeta o indivíduo especialmente enquanto ele dorme. Como já citado, trata-se de uma condição causada por possíveis obstruções das vias aéreas.
Embora o CPAP seja altamente eficaz, a necessidade de seu uso contínuo varia de pessoa para pessoa. Para muitos, a terapia CPAP pode ser uma solução a longo prazo, especialmente se os fatores subjacentes que causam a apneia do sono não forem resolvidos.
A apneia do sono é uma doença multifatorial. Dependendo da causa assim vai ser o tratamento e eventualmente a cura. A cirurgia ao nariz, a remoção de amígdalas e adenóides poderá ser um tratamento curativo em crianças e nalguns adultos muito seleccionados.
“Os remédios para dormir podem favorecer o relaxamento das vias aéreas, ocasionar o ronco e, consequentemente, agravar as ocorrências de apneia do sono. De qualquer forma, o ideal é buscar auxílio de um profissional, que avaliará os efeitos que o uso do remédio causará para a saúde do paciente”, completa.
Entre elas, estão fonoterapia, aparelho intraoral, estimulação elétrica do hipoglosso e tratamento cirúrgico. Estas alternativas foram apresentadas e discutidas em 12 de outubro, em uma sessão durante o 38° Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia, no Rio de Janeiro.