Voltando a «pois é», esta expressão constitui, segundo o dicionário da Academia das Ciências de Lisboa, uma exclamação «que indica confirmação ou marca indiferença» (nos exemplos seguintes A e B simbolizam dois interlocutores):
LULA faz teste de DNA no Ratinho!🚨MADURO diz que Lula é um SÓSIA
Qual a forma correta de falar "pois é"?
Lê-se como se fosse uma só palavra, com o s intervocálico a valer de z que é o seu valor normal nesta posição: pois é = *poisé /poizé/. A outra pronúncia, que ainda é infantil ou animada, não é dialectal. Os conteúdos disponibilizados neste sítio estão licenciados pela Creative Commons.
1) A conjunção "POIS": a) quando dotada de valor explicativo, deve ser sempre precedida de vírgula. Exemplo: "Entre agora, pois a chuva está começando." b) quando indicar uma ideia conclusiva, deverá ficar entre vírgulas.
3) Em ambas as orações, pois é uma conjunção, porque une duas orações: no primeiro caso, por ter o significado de porque, é uma conjunção coordenativa explicativa; no segundo caso, tendo como sinônimas logo, portanto, por conseguinte, é uma conjunção coordenativa conclusiva.
✔️ PÔS Forma do verbo pôr. Ex.: A Miranda pôs o telemóvel à mesa. ✔️ POIS Conjunção conclusiva. Ex.: Não irei à praça do Mutundo, pois está chover muito.
A palavra “pois” pode ser empregada de duas maneiras distintas: como conjunção e como advérbio. Quando utilizada como conjunção, “pois” tem a finalidade de introduzir uma explicação ou justificação, sendo necessária a presença de uma vírgula antes dela. Exemplos: Ele não compareceu à escola, pois estava enfermo.
“Porque” (junto e sem acento) é utilizado em respostas ou explicações, podendo ser substituído pelo termo “pois”. Para potencializar os seus estudos de gramática e sedimentar de uma vez por todas as diferenças dos porquês, recomendamos que você tenha uma rotina de estudos regular.
Os principais conectivos são: e, ou, mas, se, portanto, porque, logo, embora, no entanto, principalmente, logo depois, então, enfim, afinal, da mesma forma, além disso, ainda mais, talvez, provavelmente, com certeza, de repente, por exemplo, aliás, para que, perto de, próximo, por isso, em razão de, pelo contrário, ...