As causas da síndrome de Sjögren são desconhecidas, como é uma doença autoimune o sistema imunológico produz anticorpos e atacam células e tecidos do próprio organismo. Há hipóteses da causa estar relacionada com o fator genético e hereditário, hormônios sexuais e condições ambientais.
As causas da síndrome, também chamada de síndrome de Síndrome de Goujerot-Sjögren ainda são pouco conhecidas. A Ciência já descobriu que existe uma predisposição genética que pode ser estimulada a partir de fatores ambientais como infecções virais, além de alterações hormonais e emocionais.
A diminuição da saliva (xerostomia) resulta em dificuldade para mastigar, engolir e, secundariamente, infecção por Candida, cáries dos dentes e cálculo nos ductos salivares. Paladar e olfato podem estar diminuídos.
Como a Síndrome de Sjogren é uma doença inflamatória crônica autoimune, ela deve ser tratada pelo reumatologista. Por envolver glândulas salivares, inclusive a parótida, pode levar ao aumento de volume desta glândula e ser confundida com outras parotidites, inclusive com a caxumba.
As glândulas salivares das bochechas (parótidas) aumentam e ficam discretamente sensíveis em cerca de um terço das pessoas. A boca também pode apresentar sensação de queimação, o que pode, às vezes, indicar uma infecção fúngica complicada. Em outras pessoas, muitos órgãos são afetados.
O diagnóstico da doença se dá através de exames de sangue como hemograma, FAN, fator reumatoide, eletroforese de proteínas, PCR, anticorpos mais comuns como anti-RO e anti-LA, exames oftalmológicos com testes de avaliação da lágrima e exames para avaliar a função das glândulas salivares, podendo ser solicitada biópsia.
Pessoas com Síndrome de Sjögren podem pegar sol, mas é importante tomar alguns cuidados extras devido à sensibilidade da pele e aos sintomas associados à condição. Aqui estão algumas orientações #valeinfusoes #sjogren #sindrome #doncaautoimune.
Qual é a diferença entre lúpus e a síndrome de Sjögren? Tanto o lúpus quanto a síndrome de Sjögren são doenças autoimunes. Enquanto a síndrome de Sjögren ocasiona manifestações, principalmente nas glândulas salivares e lacrimais, o lúpus pode apresentar manifestações na pele e em outros órgãos, como rins.
Sim, nao ha uma contra indicacao absoluta. Mas saiba que Qualquer procedimento cirurgico pode aumentar/ piorar , mesmo que temporariamente, o ressecamento ocular. É necessario que seu oftalmologista avalie o grau de sua sd.
DISCUSSÃO: Mulheres com síndrome de Sjögren são propensas a maiores complicações durante a gestação como: abortamento,perda fetal, parto prematuro, restrição de crescimento intrauterino, lúpus neonatal e bloqueio cardíaco congênito.
Além disso, a doença de Sjögren pode afetar órgãos vitais e estar relacionada ao maior risco de desenvolvimento de linfoma. Estima-se que haja no país cerca de meio milhão de pessoas com a doença e muitas outras ainda sem diagnóstico.
Medicamentos (inclusive os usados para o tratamento da pressão alta, depressão, resfriados e alergias), infecções e outros problemas oculares também podem causar esses mesmos sintomas.
Com esses sintomas, é importante que o oftalmologista avalie se há diminuição da secreção lacrimal e se ela desencadeou um quadro inflamatório na córnea. Caso essas alterações sejam confirmadas, é importante que o paciente seja encaminhado para o reumatologista para avaliar e diagnosticar a síndrome de Sjögren.
Quem tem doença autoimune tem algum benefício do governo?
Se você sofre de doença autoimune, saiba que existe um benefício para ajudar a aliviar sua situação: o BPC-Loas. Este benefício é destinado a pessoas com incapacidade para o trabalho, seja de longo prazo ou permanente, e oferece ajuda financeira para aqueles que se encontram em situação de baixa renda.
Sim, é possível ter Síndrome de Sjogren com os exames de sangue (FAN, fator reumatoide, anti Ro e anti La) negativos. Caso a suspeita da doença permaneça, pode ser feita a biopsia de glândulas salivares menores, aquelas que se encontram na parte interna dia lábios, para continuar a investigação.
Em doenças autoimunes, o sistema imunológico combate células do próprio organismo, tornando-se imunidade baixa. Em geral, as condições desse tipo apresentam dores, manchas, icterícia, e outros sinais como os listados.
Esse envolvimento glandular, chamada de "síndrome sicca", costuma ter bom prognóstico, sendo possível seu adequado controle na grande maior parte dos casos. No entanto, complicações mais graves para outros órgãos também podem ocorrer, especialmente com sintomas articulares, cutâneos, neurológicos, renais e pulmonares.
Secura na boca, diminuição na produção de lágrimas, além de ressecamento na vagina e na pele são os sintomas característicos da Síndrome de Sjögren (pronuncia-se xêgren), doença inflamatória crônica que afeta 2% da população, com predileção pelo sexo feminino: a cada dez pacientes atingidos, nove são mulheres.