A noção de seno de um ângulo apareceu pela primeira vez por volta do ano 500, em trabalho do matemático e astrônomo hindu Aryabhata, o Velho (476 – 550). Ele usou o nome “jya” (corda de arco) que, por uma tradução mal feita, virou “jaib” (dobra ou baía) em árabe e, depois, “sinus” (dobra, baía ou…
No século IX, al-Khwārizmī produziu tabelas precisas de senos e cossenos e a primeira tabela de tangentes. Ele também foi um pioneiro na trigonometria esférica.
O surgimento da trigonometria está relacionado com os estudos da astronomia. Ainda que a data de sua origem seja incerta, os povos egípcios, com o Papiro Rhind, e os babilônicos, com a tábua cuneiforme Plimpton 322, ofereceram importantes contribuições para o aperfeiçoamento da área.
Uma mudança conceitual do seno foi proposta pelo matemático e astrônomo austríaco Georg Joachim von Lauchen (Rhaeticus/Rético) (1514-1576), ao considerar que para um arco OAD, o segmento AB (perpendicular baixada de A ao raio OD) representa o seno do ângulo AÔB do triângulo OAB.
O primeiro aparecimento real do seno de um ângulo se deu no trabalho dos hindus. Aryabhata, por volta do ano 500, elaborou tabelas envolvendo metade de cordas que agora realmente são tabelas de senos e usou jiva no lugar de seno.
Seno, cosseno e tangente são divisões realizadas entre as medidas de lados de um triângulo retângulo. Elas podem ser usadas para relacionar essas medidas de lados a medidas de ângulos, formando um estudo conhecido como Trigonometria. Essas divisões são conhecidas como razões trigonométricas.
Use a função seno quando você souber o comprimento do cateto oposto e desejar encontrar a razão entre o cateto oposto e a hipotenusa. A função seno é útil quando você está trabalhando com a medida de um ângulo e os comprimentos do cateto oposto e da hipotenusa.
A lei dos senos é usada para relacionar as medidas de ângulos às medidas de lados de triângulos, não necessariamente daqueles que possuem um ângulo reto. Em outras palavras, elas relacionam ângulos e lados de qualquer triângulo.
Dado um ângulo de medida x, a função seno é a relação que associa a cada x∈R, o seno do ângulo x, denotado pelo número real sen(x). A função é denotada por f(x)=sen(x) ou y=sen(x).
Sabe-se que o astrônomo grego Hiparco ( 190 a.C. - 125 a.C.), considerado o pai da Astronomia, foi quem empregou, pela primeira vez, relações entre os lados e os ângulos de um triângulo retângulo, por volta de 140 a.C. Daí, ser considerado o iniciador da Trigonometria.
Flexi Diz: A trigonometria tem muitas aplicações na vida real, tais como: Arquitetura: Cálculo de alturas, distâncias e ângulos no design de edificações. Navegação: Determinação de posições e distâncias entre locais utilizando GPS e mapas.
A primeira amostra documentada de contribuição grega para o estudo da trigonometria apareceu por volta de 180 a.C. quando Hipsícles, influenciado pela cultura babilônica, dividiu o zodíaco em 360 partes. Essa idéia foi posteriormente generalizada por Hiparco para qualquer círculo (Eves, 1995).
O valor do cosseno faz referencia ao lado adjacente que coincide com o eixo X. O Seno faz referencia ao lado oposto, no caso o eixo Y. Assim, quando no ângulo 0 graus, a coordenada cartesiana é (1;0). Como projeta no eixo X, pois é adjacente, o valor do cosseno é 0.
Seno, cosseno e tangente são razões entre dois números, e esses dois números são as medidas dos lados de um triângulo retângulo. Seno, cosseno e tangente são relações estudadas em triângulos.
A noção de seno de um ângulo apareceu pela primeira vez por volta do ano 500, em trabalho do matemático e astrônomo hindu Aryabhata, o Velho (476 – 550). Ele usou o nome “jya” (corda de arco) que, por uma tradução mal feita, virou “jaib” (dobra ou baía) em árabe e, depois, “sinus” (dobra, baía ou…
A lei dos senos é uma relação matemática entre os lados e os ângulos de um triângulo qualquer. A fórmula para a lei dos senos é asen asenˆA=bsenˆB=csenˆC, em que a, b e c são os lados de um triângulo e ˆA, ˆB e ˆC são os ângulos opostos, respectivamente.
O seno, o cosseno e a tangente relacionam as medidas dos lados de um triângulo retângulo com as medidas de seus ângulos. Seno, cosseno e tangente relacionam as medidas dos lados de um triângulo retângulo com as medidas de seus ângulos. São chamados de relações trigonométricas ou razões trigonométricas.
Utilizamos o cosseno quando o cateto encosta no ângulo, utilizamos o seno quando o cateto se encontra oposto ao ângulo, e utilizamos a tangente com as medidas dos catetos oposto ao ângulo e do cateto adjacente ao ângulo.
O seno é uma das funções trigonométricas e pode ser definido como: f(x)=sen(x). A função seno é o intervalo [-1,1], pois os valores que o seno pode assumir para qualquer valor x podem variar apenas de -1 e 1, ou seja -1 = sen(x) = 1, para todo x real.