A primeira rede social surgiu em 1995 nos Estados Unidos e Canadá, chamada Classmates, com o objetivo de conectar estudantes da faculdade. A partir de então as redes sociais se popularizaram até os dias de hoje, com o surgimento das redes de música como Last.FM, fotos como o Flickr e vídeo como o Vimeo.
Com uma proposta completamente diferente do que existia na época, a rede social nasceu em 2003 com o objetivo de conectar contatos profissionais. Foi o nascimento de sites de relacionamentos segmentados, voltados para um certo tipo de grupo e não para o internauta em geral.
Ele tem origem no latim (de “medium”), mas se popularizou no inglês, por volta do século XIX, já depois da invenção da imprensa. Naquele momento, a existência do telégrafo e do telefone dava força para a criação e para o uso do termo. No Brasil, a nossa tradução ficou como “mídia” e foi adaptada ao longo do tempo.
Mídia Social é o uso de tecnologias digitais para criar o diálogo entre pessoas. É um termo amplo, que abrange diferentes mídias, como vídeos, blogs e as próprias redes sociais. Para entender o conceito, podemos olhar para a mídia antes da existência da internet, usada em rádio, TV, jornais e revistas.
A história das redes sociais: Orkut, MySpace, Facebook e outras
Qual objetivo da mídia social?
Também por isso a mídia social é também chamada de “mídia das pessoas”, o que implica que o principal objetivo da mídia social é reunir pessoas e facilitar a interação entre elas (Fournier & Avery, 2011.
O social media também realiza o atendimento e mantém um relacionamento com o cliente atual e o potencial. Isso porque ele está nas redes sociais, publicando e interagindo a todo momento com eles. Atualmente, as mídias sociais são vistas como um dos principais canais de comunicação e atendimento do cliente.
Qual foi a primeira rede social? Muitos não conhecem a Classmates, plataforma fundada por Randy Conrad em 1995. O site era capaz de reunir estudantes de diversas escolas nos Estados Unidos e oferecia acesso a arquivos de anuários desde a década de 1920 até 1980.
Qual a importância do surgimento das redes sociais?
As redes sociais servem para conectar pessoas, organizações ou grupos para interagirem entre si. Com o fortalecimento da era digital, essas redes se tornaram o principal meio de entretenimento, relacionamento, fortalecimento de nichos e network.
A origem / mídia da sessão é atribuída no nível da sessão e representa a origem dela. As sessões iniciadas pela entrada direta são atribuídas à última origem/mídia conhecida do usuário.
Qual foi o primeiro tipo de mídia? Uma das primeiras invenções tecnológicas de comunicação foi o telégrafo, um meio de comunicação de escrita à distância. O engenheiro francês Claude Chappe foi o primeiro a utilizar o termo "telégrafo", em 1790.
A mídia se desenvolveu a partir de 1940, no contexto da ordem industrial, através do cinema, rádio e revistas, se tornando presente em todos os setores da vida social.
A comunicação entre os homens surgiu devido a seus instintos de autopreservação, quando perceberam que trabalhando em conjunto as chances de sobrevivência seria, maiores. Com a vida em comunidades, veio à necessidade de diversificação de tarefas e conseqüentemente os primeiros passos de evolução tecnológica.
As redes sociais são plataformas onde as pessoas podem consumir conteúdo de outros gratuitamente, partilhar o seu próprio conteúdo e conectar-se com outras pessoas através de gostos, comentários e mensagens privadas. O objetivo primordial destas plataformas é, no fundo, conectar pessoas.
A primeira rede social surgiu em 1995 nos Estados Unidos e Canadá, chamada Classmates, com o objetivo de conectar estudantes da faculdade. A partir de então as redes sociais se popularizaram até os dias de hoje, com o surgimento das redes de música como Last.FM, fotos como o Flickr e vídeo como o Vimeo.
A primeira rede social surgiu em 1995 nos Estados Unidos e Canadá, chamada Classmates, com o objetivo de conectar estudantes da faculdade. A partir de então as redes sociais se popularizaram até os dias de hoje, com o surgimento das redes de música como Last.FM, fotos como o Flickr e vídeo como o Vimeo.
Criada em 1997 nos Estados Unidos por Andrew Weinreich, o SixDegrees é considerado a primeira rede social da história. Ela foi batizada conforme a Teoria dos Seis Graus de Separação, segundo a qual todas as pessoas do mundo são interligadas por seis amizades.
A Classmates é considerada a primeira rede social da história, lançada em dezembro de 1995. O site era voltado para reunir estudantes de diversas escolas nos Estados Unidos e oferecia acesso a dezenas de arquivos de anuários desde a década de 1920 até os anos de 1980.
Qual é a diferença entre redes sociais e mídias sociais?
O fato é que Mídias Sociais são espaços para a distribuição de conteúdo, gratuito ou não, e divulgação de marcas. Já as Redes Sociais são canais de relacionamento entre pessoas. É onde você faz e cultiva amigos.
A primeira rede BBS foi fundada em 1973; exemplos como a portuguesa Fidonet (ainda em atividade) e a brasileira RBT (se uniu à Fidonet posteriormente) contavam com inúmeros usuários e diversos repositórios, para os mais diversos fins: estudo, trabalho, jogos, bate-papo, discussões sobre hardware e software e etc.
O foco inicial das redes sociais foi, e continua sendo, potencializar a relação entre pessoas. Hoje, com o fortalecimento da era digital, essas mídias se transformaram em ferramentas essenciais para relacionamentos, entretenimento, network e fortalecimento de nichos.
Além de transmitir informações ao público, é essencial entender como essa mensagem está sendo recebida pelo público. Também é função do social media manter uma conversa com os seguidores das redes para mostrar que a opinião deles é de extrema importância para a marca.
São os tipos de Mídias que permitem interação ou compartilhamento de informações, como um blog que apresenta conteúdo e permite comentários. Exemplos: blog, Facebook, Twitter, Instagram, SlideShare, Youtube, etc…