Como surgiu a pesquisa-ação?

O termo pesquisa-ação foi criado por em 1946 por Kurt Lewin, nos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial, com propósitos de integração social, ao desenvolver trabalhos que tinham como finalidade a integração de minorias étnicas à sociedade norte-americana.
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Quando surgiu a pesquisa-ação?

Dentro da abrangência da pesquisa social, de cunho qualitativo, a Pesquisa-ação surgiu desde 1940 e é utilizada até os dias de hoje objetivando promover a articulação teoria e prática.
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Quem inventou a pesquisa-ação?

A criação do termo pesquisa-ação é creditada ao pesquisador Kurt Lewin (1946), que a descreveu como uma forma de pesquisa sobre os efeitos ou resultados de várias ações cujo objetivo seria promover a mudança da própria condição social.
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Como ocorre a pesquisa-ação?

Conforme Stringer (1996), a pesquisa-ação compreende uma rotina composta por três ações principais: observar, para reunir informações e construir um cenário; pensar, para explorar, analisar e interpretar os fatos; e agir, implementando e avaliando as ações.
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O que é pesquisa-ação Segundo Gil?

De acordo com Gil (1987), Miranda (2012), Longarezi e Silva (2012) a pesquisa- ação é dinâmica, flexível, participativa, coletiva e composta por diversas fases como fase exploratória; análise do problema e das principais características da população envolvida, identificando suas expectativas e interesses; formulação do ...
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O que é Pesquisa-Ação? Quando utilizar a Pesquisa-Ação?

O que é pesquisa-ação Segundo Lewin?

Para Lewin (1978

216), pesquisa-ação é “um tipo de pesquisa de ação, uma pesquisa comparativa acerca das condições e resultados de diversas formas de ação social e pesquisa que leva à ação social”. Ele propôs como objetivo da pesquisa-ação, além da investigação teórica, a resolução do problema social.
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Qual é a principal diferença entre pesquisa-ação e pesquisa participante?

Enquanto a PA supõe alguma forma de ação, que pode ser de caráter social, educativo, técnico ou outro, a PP tem como propósito fundamental a emancipação das pessoas ou das comunidades que a realizam. Ou seja, a PA pode, dependendo de quem a pratica, ter um caráter emancipatório.
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Qual é a origem da pesquisa?

A pesquisa inicia-se a partir da curiosidade na observação ao mundo. Esta observação curiosa gera então uma dúvida a respeito de algo que não conhecemos ou do qual duvidamos. A dúvida se expressa verbalmente por uma pergunta.
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Quais as etapas para o desenvolvimento de uma pesquisa-ação?

Planeja-se, implementa-se, descreve-se e avalia-se uma mudança para a melhora de sua prática, aprendendo mais, no correr do processo, tanto a respeito da prática quanto da própria investigação. A maioria dos processos de melhora segue o mesmo ciclo.
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Qual a diferença entre pesquisa-ação e pesquisa intervenção?

Diferenciam-se metodologicamente quando a pesquisa intervenção se propõe a radicalizar o uso do conceito de implicação, preconizando sua análise sistematizada na empreita da pesquisa. Ainda, esta última sustenta- se no arcabouço da socioanálise, enquanto a pesquisa-ação crítica pode estar apoiada noutros referenciais.
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O que é pesquisa-ação e pesquisa participante?

A pesquisa-ação participante (PAP) foca na solução prática de problemas ao invés de investir esforços apenas em sua investigação. Neste contexto, a noção de “participação” enfatiza o direto envolvimento e colaboração das pessoas que fazem parte da comunidade pesquisada.
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São características da pesquisa-ação?

Características da pesquisa - ação

Caracteriza-se em uma atividade desenvolvida por grupos ou comunidades com o propósito de mudar a realidade de acordo com as idéias dos membros do grupo.
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Por que optar pela pesquisa-ação ou estudo de caso nas pesquisas em educação?

Por se tratar de investigação empírica dentro de um contexto da vida real, conclui-se que o Estudo de Caso, se aplicado corretamente, pode contribuir de forma significativa nas pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica.
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Qual é o princípio da pesquisa?

A pesquisa como princípio educativo compreende a investigação como prática de criação, de desejo de conhecer, realizar descoberta e, através de uma prática intencional, p; possibilitar ao homem ir a busca da essência do que se apresenta como aparência imutável, ou seja, de despertar ou recuperar o poder de elucidação e ...
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Qual é o objetivo da pesquisa-ação?

Seguindo a sua análise, o maior objetivo da pesquisa-ação seria proporcionar novas informações, gerar e produzir conhecimento que traga melhorias e soluções para toda organização. Além disso, o autor afirma que o conhecimento não é somente para informar, mas, principalmente, para conscientizar o grupo.
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Como é feita a pesquisa-ação?

Como a pesquisa-ação exige a participação ativa do pesquisador no contexto no qual ela é aplicada, ele precisa atender a alguns requisitos. Ele deve participar não apenas do processo de implementação, como, também, na observação e coleta desses resultados que servirão de base ao seu estudo.
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Como a pesquisa-ação pode ser pensada no contexto escolar?

É através da pesquisa-ação que o docente tem condições de refletir criticamente sobre suas ações. Ela possui uma base empírica que é concebida e realizada através de uma relação estreita com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo.
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O que é pesquisa-ação segundo Thiollent?

Segundo Thiollent: “a pesquisa-ação é realizada em um espaço de interlocução onde os atores implicados participam na resolução dos problemas, com conhecimentos diferenciados, propondo soluções e aprendendo na ação.” (Thiollent; Michel, 2002, p. 4).
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Quais as etapas de organização de uma pesquisa-ação De acordo com Michel Thyollent?

No contexto deste estudo, a pesquisa percorreu as fases da pesquisa-ação, conforme Thiollent (2009a; 2011): fase exploratória, planejamento, execução, análise de síntese.
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O que é ex post facto?

A pesquisa ex-post-facto tem por objetivo investigar possíveis relações de causa e efeito entre um determinado fato identificado pelo pesquisador e um fenômeno que ocorre posteriormente. A principal característica deste tipo de pesquisa é o fato de os dados serem coletados após a ocorrência dos eventos.
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