Qual a origem da doença sífilis?
A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária).Como a sífilis é gerada?
A sífilis é uma doença infectocontagiosa, sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode também ser transmitida verticalmente, ou seja, da mãe para o feto, por transfusão de sangue ou por contato direto com sangue contaminado.Como surgiu a primeira doença sexualmente transmissível?
Em 1509, o jovem soldado alemão Ulrich von Hutten contraiu uma doença desconhecida quando estava na Itália. Ele sofreu com os sintomas por dez anos. O paciente descreveu assim sua condição: “(O tempo todo) havia furúnculos, parecidos em tamanho e aspecto com uma bolota.Quando apareceu pela primeira vez a palavra sífilis?
O termo sífilis originou-se de um poema, com 1.300 versos, escrito em 1530 pelo médico e poeta Girolamo Fracastoro em seu livro intitulado Syphilis Sive Morbus Gallicus (“A sífilis ou mal gálico”).Sífilis, A Origem
Quem descobriu a cura da sífilis?
Com esses avanços, o campo de pesquisas na terapêutica da sífilis foi largamente ampliado, surgindo novas técnicas e conceitos de tratamento. A penicilina, descoberta por Fleming em 1928 e viabilizada por Florey et al.Onde surge a ferida da sífilis?
A sífilis manifesta-se inicialmente como uma pequena ferida nos órgãos sexuais (cancro duro) e com ínguas (caroços) nas virilhas, que surgem entre a 2ª ou 3ª semana após a relação sexual desprotegida com pessoa infectada. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus.Como a sífilis chegou à Europa?
A “hipótese colombiana” sugere que a sífilis que atingiu como epidemia a Europa no final do século 15 foi proveniente das Américas, levada por Cristóvão Colombo e sua tripulação em 1493.Como saber quem pegou sífilis primeiro?
Na sífilis primária, que corresponde ao início da infecção, o sintoma mais característico é o aparecimento de uma ferida única e não dolorosa. Essa lesão surge no local do corpo que teve contato com a bactéria, como os lábios, a boca, o pênis, a vulva, a vagina ou o ânus.Qual foi o primeiro caso de DST no Brasil?
No Brasil, o primeiro caso data de 1983, com notificação no Estado de São Paulo. Trata-se de um jovem homossexual com febre e perda de peso, bem como gânglios pelo corpo, diagnosticado com tuberculose disseminada. Durante o 2º Congresso Brasileiro de Infectologia, no mesmo ano, esse e outros casos foram relatados.É possível pegar sífilis pelo toque?
Em caso de feridas na região da boca, o vírus também pode ser transferido pelo beijo ou pelo toque nas lesões. Os primeiros sintomas da doença são feridas nos órgãos sexuais e ínguas na virilha que começam a surgir entre sete e 20 dias após o sexo desprotegido com uma pessoa infectada.É possível a sífilis curar sozinha?
A sífilis não cura sozinha, não existindo uma cura espontânea dessa infecção. No entanto, após o surgimento da ferida, mesmo sem o tratamento, é possível que a pele cicatrize totalmente, mas isso não significa que houve uma cura natural da sífilis, mas sim uma progressão da doença.Qual a única forma de pegar sífilis?
A sífilis é transmitida por meio das relações sexuais desprotegidas, sangue ou produtos sanguíneos (agulhas contaminadas ou transfusão com sangue não testado), da mãe para o filho em qualquer fase da gestação ou no momento do parto (sífilis congênita) e pela amamentação.É possível ter sífilis e não transmitir?
Sífilis latentePorém, a bactéria ainda está presente e os testes para sífilis são positivos. A sífilis pode permanecer latente permanentemente e, em geral, não é contagiosa durante esse estágio.