Alguns indícios alegam que o surgimento da teoria das probabilidades teve início com os jogos de azar disseminados na Idade Média. Esse tipo de jogo é comumente praticado através de apostas, na ocasião também era utilizado no intuito de antecipar o futuro.
O marco do início da Teoria das Probabilidades é considerado com a troca de correspondências entre os estudiosos franceses Blaise Pascal (1623 - 1662) e Pierre de Fermat (1601 - 1665). discussões e uma solução para um problema semelhante ao problema dos pontos (divisão de apostas).
A Teoria das Probabilidades surgiu nos meados do século XVII, sendo atribuída sua autoria a Blaise Pascal (1623-1662), juntamente a Pierre de Fermat (1601-1665), ambos matemáticos e amigos de longa data.
Probabilidade é o estudo das chances de obtenção de cada resultado de um experimento aleatório. A essas chances são atribuídos os números reais do intervalo entre 0 e 1. Resultados mais próximos de 1 têm mais chances de ocorrer. Além disso, a probabilidade também pode ser apresentada na forma percentual.
O que é probabilidade? É o estudo de um número que representa as chances que determinado resultado apresenta de acontecer. Probabilidade é o estudo sobre experimentos que, mesmo realizados em condições bastante parecidas, apresentam resultados que não são possíveis de prever.
Conhecemos como probabilidade a área da matemática que estuda a chance de um determinado evento acontecer. A probabilidade conta com conceitos importantes, como experimento aleatório, evento, espaço amostral, e eventos equiprováveis.
os estudos demográficos e, em especial, os estudos de incidência de doenças infecciosas e o efeito da vacinação ( exemplo de grande repercussão na época sendo o da varíola ) a construção das loterias nacionais e o estudo dos jogos de azar: carteados, roleta, lotos, etc.
Probabilidade é a chance de obter determinado resultado em um experimento. Fundamentos probabilísticos são utilizados na análise de experimentos e situações aleatórias e podem contribuir para tomadas de decisões em diferentes contextos.
A probabilidade proporciona um modo de medir a incerteza e de mostrar aos estudantes como matematizar, como aplicar a matemática para resolver problemas reais.
Quem estabeleceu as bases da teoria da probabilidade?
Os alicerces da teoria do cálculo das probabilidades e da análise combinatória foram estabelecidos por Pascal e Fermat, as situações relacionando apostas no jogo de dados levantaram diversas hipóteses envolvendo possíveis resultados, marcando o início da teoria das probabilidades como ciências.
Probabilidade clássica é uma parte da probabilidade que calcula analiticamente as chances de determinado fenômeno acontecer. Ela é calculada como sendo o número de vezes que um fenômeno ocorre dividido pelo número de vezes que ele poderia ocorrer. Por exemplo, para um dado, a chance de sair o número 1 é 1/6.
As probabilidades são utilizadas para exprimir a chance de ocorrência de determinado evento. Encontramos na natureza dois tipos de fenômenos: determinísticos e aleatórios. Os fenômenos determinísticos são aqueles em que os resultados são sempre os mesmos, qualquer que seja o número de ocorrência dos mesmos.
A probabilidade é calculada dividindo-se o número de resultados favoráveis pelo número de resultados possíveis. Exemplo: No lançamento de um dado, um número par pode ocorrer de maneiras diferentes dentre possíveis.
A probabilidade está presente em diversas situações que envolvem resultados possíveis (espaço amostral) e resultados favoráveis (eventos). Os jogos de azar, como o dado, as cartas e as loterias, necessitam dos cálculos probabilísticos na determinação das chances de um jogador ganhar ou perder.
A probabilidade é um ramo da matemática que estuda maneiras de como estimar a chance de um determinado evento acontecer. Por exemplo, imagine que tenhamos uma urna com 10 bolas brancas e 20 bolas vermelhas.
“Quando um experimento se repete um grande número de vezes, a probabilidade (na definição pela freqüência relativa) de um evento tende para a probabilidade teórica”.
Os primeiros estudos de probabilidade foram desenvolvidos para resolver problemas em jogos, pois pode ajudar os jogadores a terem mais chances de ganhar, resumindo, com a probabilidade podemos calcular desde a chance de obter cara ou coroa no lançamento de uma moeda até a chances dentro de uma pesquisa eleitoral.
A função de probabilidade associa cada valor que a variável aleatória pode assumir à sua probabilidade de assumir esse valor. Podemos dizer que: Onde é a variável aleatória discreta. Por exemplo, vamos considerar o evento do lançamento de duas moedas e a gente quer saber quantas caras foram obtidas.