Por que advogados não podem fazer propaganda?

Caráter informativo da publicidade na advocacia A OAB deixa bem claro que o advogado não pode utilizar a publicidade com a intenção de captar clientes. Ela deve ter discrição e sobriedade, além de ter caráter informativo. A ideia é que não se estimule o litígio, nem a mercantilização da advocacia (Art.
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É proibido advogado fazer propaganda?

Pode, mas com ressalvas. Por muito tempo, acreditou-se que a publicidade dos escritórios de advocacia era proibida pela OAB. Embora os serviços do profissional advogado sejam um bem de consumo, a advocacia não é uma atividade “varejista”, logo sua divulgação não deve ter traços mercantilistas.
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O que o advogado não pode fazer no marketing?

O art. 31 do Código de Ética e Disciplina da OAB, igualmente, estabelece que “o anúncio não deve conter fotografias, ilustrações, cores, figuras, desenhos, logotipos, marcas ou símbolos incompatíveis com a sobriedade da advocacia”. Também o art.
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Porque advogado não pode captar clientes?

O advogado não pode oferecer seus serviços ao cliente, nem pode se valer de terceiros, sejam eles advogados ou não, para fazer a promoção de sua atividade. Tal conduta imprime à profissão caráter comercial, o que é reprovado pelos princípios que regem a advocacia.
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O que o advogado não pode publicar?

Para evitar a captação indevida de clientela, também se proíbe referências a termos ou expressões que possam iludir ou confundir o público, informações de serviços jurídicos suscetíveis de implicar na captação de causas ou clientes, bem como menção ao tamanho, qualidade e estrutura da sede profissional.
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O QUE PODE E O QUE NÃO PODE MARKETING JURÍDICO. Mariana Gonçalves. Minutos de Direito.

O que é permitido no marketing jurídico?

Patrocínio e impulsionamento nas redes sociais – Permitido, desde que não se trate de publicidade contendo oferta de serviços jurídicos. Petições, papéis, pastas e materiais de escritório – Pode conter nome e nome social do(a) advogado(a) e da sociedade, endereço físico/eletrônico, número de telefone e logotipo.
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Quais as principais regras de publicidade na advocacia?

Quais são as principais regras da publicidade na advocacia?
  • É proibido veicular publicidade no cinema;
  • É proibido anunciar em espaços públicos, como em muros, elevadores;
  • É proibido distribuir panfletos ou fazer mala direta;
  • É proibido incentivar o litígio e promover, mesmo que indiretamente, a captação de clientes.
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O que diz o artigo 20 do Código de Ética da OAB?

O advogado, ao postular em nome de terceiros, contra ex-cliente ou ex- empregador, judicial e extrajudicialmente, deve resguardar o segredo profissional e as informações reservadas ou privilegiadas que lhe tenham sido confiadas. Art. 20.
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Como o advogado pode fazer propaganda?

§ 2º É permitida a utilização de logomarca e imagens, inclusive fotos dos advogados e do escritório, assim como de uma identidade visual nos meios de comunicação profissional, sendo vedada a utilização de logomarca e símbolos oficiais da Ordem dos Advogados do Brasil.
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O que diz o artigo 7 do Estatuto da OAB?

7º São direitos do advogado: "A participação do advogado perante a comissão parlamentar de inquérito. (...) Registre-se, ainda, por necessário, que, se é certo que a Constituição atribuiu às CPIs 'os poderes de investigação próprios das autoridades judiciais' (CF, art.
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O que o advogado não pode postar nas redes sociais?

Em resumo, os advogados estão liberados para usar as redes sociais, desde que publiquem conteúdos informativos e educativos. Ou seja, não é possível comercializar serviços jurídicos ou mercantilizar a advocacia. Essas práticas ferem as normas presentes no Provimento e geram penalizações.
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O que é vedado ao advogado?

É vedado ao advogado: I – responder com habitualidade a consulta sobre matéria jurídica, nos meios de comunicação social; II – debater, em qualquer meio de comunicação, causa sob o patrocínio de outro advogado; III – abordar tema de modo a comprometer a dignidade da profissão e da instituição que o congrega; IV – ...
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Quais são as regras de publicidade estabelecidas pelo Código de Ética da OAB?

É permitida a realização de lives nas redes sociais e vídeos no youtube, desde que seu conteúdo respeite as normas do Código de Ética e Disciplina e do presente provimento. Patrocínio e impulsionamento nas redes sociais; Permitido, desde que não se trate de publicidade contendo oferta de serviços jurídicos.
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Quais os meios lícitos de divulgação de publicidade do advogado?

São meios lícitos de publicidade da advocacia: f. a divulgação das informações objetivas, relativas ao advogado ou à sociedade de advogados, com modicidade, nos meios de comunicação escrita e eletrônica. § 1º.
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Qual a diferença entre publicidade e propaganda na advocacia?

O marketing jurídico se difere da propaganda e publicidade justamente porque não é realizado de maneira generalizada, influenciadora e impositiva. Enquanto a propaganda impõe um produto, o marketing jurídico divulga o profissional de maneira ética, expondo suas qualidades, especialidades e profissionalismo.
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Qual é a diferença entre a publicidade e propaganda para o provimento 205 da OAB?

Diferente do provimento antigo, o Provimento 205/2021 chama a publicidade na advocacia de “marketing jurídico”. Sendo assim, o termo é estabelecido, porém, não há diferença na sua essência.
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Quais são as infrações éticas do advogado?

a) Reter autos de forma abusiva; b) Reincidência em infração; c) Conduta incompatível com a Advocacia; d) Incontinência pública e escandalosa (de forma frequente).
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O que é crime infamante para a OAB?

Crimes infamantes não são necessariamente crimes mais graves. São crimes que repercutem contra a dignidade da advocacia, atingindo e prejudicando a imagem dos demais advogados. Crime infamante é todo crime que provoque para seu autor desonra, má fama (ex: falsificação de documentos, estelionato e outros).
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O que diz o Código de Ética dos advogados?

O Código de Ética OAB prevê hipóteses nas quais o advogado poderá violar o sigilo profissional, são elas circunstâncias excepcionais que configurem justa causa, tais como: Casos de grave ameaça ao direito à vida; Casos de grave ameaça à honra; Casos que envolvam a defesa própria.
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Quanto à publicidade profissional do advogado é correto afirmar que?

A publicidade profissional do advogado tem caráter meramente informativo e deve primar pela discrição e sobriedade, não podendo configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão.
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É permitido divulgar o logo dos meus clientes em site?

Empresas que divulgarem dados de clientes, colaboradores e parceiros comerciais sem autorização poderão ser multadas. As penas são estabelecidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). As regras estão valendo desde domingo, dia 1º de agosto.
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É permitido a divulgação de advocacia em conjunto com outra atividade?

28 do Estatuto da Advocacia e da OAB. É vedado, no entanto, o exercício da advocacia em conjunto com qualquer outra atividade, no mesmo local e com os mesmos funcionários. Tal atuação conjunta põe em risco a garantia de inviolabilidade do escritório, arquivos, documentos, comunicações, correspondências, etc.
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O que o advogado pode fazer no Instagram?

Permitido, desde que não se trate de publicidade contendo oferta de serviços jurídicos. (g.n.) Ou seja, o advogado pode fazer propaganda no Instagram, inclusive com publicidade paga, desde que respeite os limites!
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Como fazer o marketing de um escritório de advocacia?

Se você está começando a se preparar para uma estratégia de marketing de advogados, algumas dicas são muito importantes.
  1. Conteúdo relevante. Produza conteúdo de qualidade e relevante para seus leitores. ...
  2. Identidade visual. ...
  3. Bom-senso. ...
  4. Tenha um foco. ...
  5. Estruture o marketing. ...
  6. Tenha um site. ...
  7. Não seja bom apenas na internet.
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Como divulgar serviços de advocacia?

Como captar clientes de advocacia com ética e eficácia
  1. Cartão de visita: tradicional aliado dos advogados. ...
  2. Logotipo do escritório de advocacia. ...
  3. Crie um folder. ...
  4. Praticando o marketing digital. ...
  5. Site do escritório de advocacia. ...
  6. Blog corporativo. ...
  7. Mídias sociais. ...
  8. E-mail marketing.
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