Início da Epidemiologia Numa época em que se atribuía as doenças, as mortes e as curas a deuses e demônios, o médico grego se contrapôs a tal raciocínio e difundiu a ideia de que o modo como as pessoas viviam, onde moravam, o que comiam e bebiam, enfim, fatos materiais e terrenos eram os responsáveis pelas doenças.
No século XVII, o termo “epidemia” era utilizado fundamentalmente para designar a ocorrência de muitos casos de doenças de natureza infecciosa que afetavam as populações humanas. Em 1873 foi criado o termo “epidemiologia”, que, na altura, era relativo ao “estudo das epidemias”.
O significado etimológico do termo epidemiologia deriva do grego (PEREIRA, 2013): Portanto, de forma simplificada, o termo “epidemiologia” significa o estudo sobre a população, que direcionado para o campo da saúde pode ser compreen- dido como o estudo sobre o que afeta a população.
(Século XIX) O nascimento da epidemiologia moderna – As descobertas de John Snow, Louis Pasteur e Florence Nightingale. A partir do século XIX, a epidemiologia sofreu uma grande revolução a partir dos estudos pioneiros do médico e sanitarista britânico, John Snow, sobre a epidemia de cólera em Londres.
Epidemiologia - Conceito Geral e História - Agente de Saúde e Agente de Endemias
Como iniciou o estudo da epidemiologia?
Início da Epidemiologia
Numa época em que se atribuía as doenças, as mortes e as curas a deuses e demônios, o médico grego se contrapôs a tal raciocínio e difundiu a ideia de que o modo como as pessoas viviam, onde moravam, o que comiam e bebiam, enfim, fatos materiais e terrenos eram os responsáveis pelas doenças.
Pelo significado da palavra, podemos entender melhor do que se trata: A epidemiologia congrega métodos e técnicas de três áreas principais de conhecimento: Estatística, Ciências da Saúde e Ciências Sociais.
No âmbito da promoção da saúde, a epidemiologia exerce importante papel ao se preocupar não apenas com o controle de doenças e de seus vetores, mas, sobretudo, com a melhoria da saúde da população.
Como a epidemiologia evoluiu ao longo da história?
A epidemiologia surge com a proposta de estudar as doenças transmissíveis, a exemplo da cólera, tifo, peste, varíola e febre amarela, investigando as epidemias dominantes da época, para que houvesse o controle da disseminação destas pela sociedade.
Os estudos epidemiológicos podem ser classificados em observacionais e experimentais. Os estudos experimentais fogem ao escopo deste trabalho e não serão comentados. De uma maneira geral, os estudos epidemiológicos observacionais podem ser classificados em descritivos e analíticos.
EPIDEMIOLOGIA “é a ciência que estuda a distribuição e os determinantes dos problemas de saúde (fenômenos e processos associados) em populações humanas”, segundo definem Almeida e Rouquayrol. É a ciência básica para a saúde coletiva, principal ciência de informação de saúde.
Resumo: O estudo epidemiológico está relacionado à produção do conhecimento, para tomada de decisões relacionadas à formulação de políticas de saúde, à organização do sistema de saúde e às intervenções destinadas a dar solução a problemas específicos.
A realização de estudos epidemiológicos é muito importante para que sejam identificadas as causas ou a etiologia das doenças e seus fatores de risco. Assim, é possível desenvolver estratégias preventivas que reduzam ou mesmo eliminem a exposição aos fatores de risco.
A epidemiologia tem como princípio básico o entendimento de que os eventos relacionados à saúde, como doenças, seus determinantes e o uso de serviços de saúde não se distribuem ao acaso entre as pessoas.
A epidemiologia pode ser definida como a área de estudo dos fatores que determinam a frequência e a distribuição das doenças nos grupos de pessoas. Esses grupos podem ser pequenos ou mais numerosos.
É responsabilidade da epidemiologia elaborar estudos e normas, divulgar informes epidemiológicos e notas técnicas, que têm a finalidade de recomendar e adotar medidas de prevenção e controle das doenças transmissíveis e infecções sexualmente transmissíveis; e coordenar a resposta estadual às doenças e agravos ...
Como é formada a etimologia da palavra epidemiologia?
Epidemiologia (do grego. epi "sobre" demos "povo" logos "estudo"), ou a ciência das epidemias, propõe-se estudar quantitativamente a distribuição dos fenômenos de saúde/doença, e seus fatores condicionantes e determinantes, nas populações humanas.
Quem foi o responsável pela epidemiologia no Brasil?
Oswaldo Cruz foi um sanitarista que se tornou um dos grandes nomes da saúde pública no Brasil. Ele ficou conhecido por atuar na análise de diversas epidemias, propondo a criação de soros e vacinas. Atuou também para acabar com a varíola, febre amarela e peste bubônica no Rio de Janeiro, no começo do século XX.
Snow observou que as pessoas que bebiam água originária do rio eram mais propensas a morrer de cólera do que aqueles que bebiam da outra fonte. Como eram vizinhos, a teoria miasmática não tinha aplicação. Assim, John Snow demonstrou que a ingestão de água contaminada era o fator causador da doença.