A Bíblia ensina que existe apenas um tipo de batismo e este foi ensinado por Jesus e praticado por todos os apóstolos e pela igreja cristã primitiva (Efésios 4:5; Mateus 28:19, 20 ; Romanos 6:1-6; Atos 8:38). Antes da era cristã os judeus batizavam seus prosélitos por imersão.
Muitos afirmam que o verdadeiro batismo foi aquele em que Jesus Cristo disse no livro de Mateus, capítulo 28; enquanto outros creem que na verdade o batismo correto é aquele proferido por Pedro no livro de Atos dos Apóstolos, capítulo 2.
O único batismo válido hoje em dia é aquele autorizado pelo Senhor para lavar os nossos pecados e nos colocar em comunhão com Jesus, o Salvador que morreu e ressuscitou para nos oferecer a vida (Mateus 28:19-20; Marcos 16:16; Atos 2:38; Gálatas 3:27).
5 Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; 6 Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos, e em todos. 7 Porém a graça é dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo. 8 Pelo que diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens.
Essa imersão completa na água simboliza renascimento, à medida que uma pessoa é imersa na água e se levanta, limpa e comprometida a seguir a Jesus Cristo e Seu evangelho. Na verdade, a própria palavra batismo vem do grego baptizo que significa “mergulhar ou imergir”.
1° Batismo nas águas da Assembléias de Deus Ministério Da Missão RGS #Comadespe #CGADB
Qual é o melhor batismo?
O batismo deve ser realizado por imersão
A Bíblia nos diz que “sendo Jesus batizado, [Ele] saiu logo da água” (Mateus 3:16). O batismo por imersão é um perfeito simbolismo, não só da lavagem dos pecados, mas também da morte, do sepultamento e da ressurreição.
Qual a forma correta de batismo por imersão ou aspersão?
Aspersão: a água é aspergida sobre o batizando; A efusão: a água é derramada sobre o batizando, utilizando-se as duas mãos como concha; A imersão: o batizando é imerso nas águas.
Segundo o numeral 1240 do Catecismo da Igreja Católica, a única fórmula válida no Sacramento do Batismo na Igreja Latina é a que é acompanhada pelas palavras “Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, depois de pronunciar o nome do catecúmeno.
Por que o batismo só pode ser recebido uma única vez?
O Papa Francisco lembra que, através do Batismo, Cristo vive em nós e que nós passamos a viver unidos a Ele. Assim, podemos todos colaborar com a Igreja. Pelo Batismo, a pessoa recebe uma marca espiritual indelével, ou seja, uma marca permanente de Deus em sua alma. Por isso, só se pode ser batizado uma única vez.
Por razões teológicas ou pelo sentido que dão ao sacramento, a Igreja Católica não valida o batismo se for realizado em algumas Igrejas (Pentecostais, Brasileiras, Mórmons, Testemunhas de Jeová e Ciência Cristã).
O batismo tem um significado; além de ser um testemunho público da nossa fé em Jesus, ele fala algo. Na verdade é o meio através do qual externamos que tipo de fé temos depositado em Jesus Cristo.
Terminologia. Nada mais é que o étimo grego "βαπτο" (bapto), ao qual se acrescentou o sufixo “-ismós” para formar "βαπτισμα" (baptisma), inarredavelmente significa “imersão”, posto que exatamente esta é a etimologia do verbo “βαπτιζειν” (baptizein, "imergir"/"mergulhar").
Mas Deus ordenou que todas as pessoas fossem batizadas, por isso Jesus disse a João que O batizasse. Ele deu o exemplo para nós, obedecendo ao mandamento de Deus de ser batizado. Quando Jesus saiu da água, o Espírito Santo desceu sobre Ele. Deus falou do céu, dizendo: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”.
O batismo de fogo é um termo no jargão militar que se refere à primeira experiência de combate de um soldado em batalha. Trata-se de uma expressão originária das palavras de João Batista, em Mateus 3:11. Soldados alemães avançam em combate durante a Batalha de Verdun em março de 1916.
A fé católica sempre se firmou neste ponto, atestado pela unânime tradição dos Padres da Igreja. Há um só batismo porque ele é ação de Cristo-Deus e a Palavra de Deus não volta atrás.
O Sacramento do Batismo não pode ser anulado, uma vez que ele tem um caráter indelével, ou seja, ele imprime uma marca em cada pessoa batizada que não pode ser apagada. Tal marca insere a pessoa que foi batizada como membro da Igreja, que é corpo místico do próprio Cristo.
Em suma, a Igreja Católica, com sua solicitude materna, sempre em busca da unidade, considera como válido o Batismo de algumas denominações cristãs, desde que se tenham quatro elementos: a forma que é a fórmula trinitária, a matéria que é a água pura, o ministro e a intenção de fazer o que a Igreja faz.
Não são todas as igrejas que o batismo é validado, e sim essas: igrejas orientais ortodoxas, igreja vetero católica, igreja episcopal do Brasil, igreja evangélica de confissão luterana no Brasil e igreja evangélica luterana do Brasil.
O batismo é a primeira ordenança do evangelho. Uma das instruções que o Senhor deu a Seus Apóstolos foi: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado” (Mateus 28:19–20).
Nas igrejas calvinistas e na católica, por exemplo, o que se faz é o batismo por aspersão, ou seja, goteja-se um pouco de água na cabeça da pessoa", compara ele.