Para afastar abelhas, evite movimentos bruscos e agitação perto delas. Use roupas de proteção, como roupas brancas e um véu. Mantenha-se calmo e silencioso, afastando-se lentamente da área das abelhas. Evite odores fortes, cores escuras e flores, que podem atrai-las.
Como uma alternativa eficiente, natural e simples, uma das propostas da especialista é plantar espécies que possuam um odor desagradável para os insetos e, consequentemente, os afastam, são elas: louro, jasmim, hortelã, menta, citronela e o capim-limão.
Direcione jatos de fumaça para a entrada do enxame com o fumegador. 2 Abra mais o buraco para alcançar os favos, utilizando ferramentas. Corte os favos um por um, removendo as abelhas e guardando no balde aqueles que contenham mel. 3 Recorte e transfira para a colmeia apenas os favos com cria.
Além do alho, a Citronela também funciona em mosquitos e abelhas. Se você tem colmeia de abelhas por perto, usar uma vela de citronela será eficiente para espantar as abelhas. De uma forma geral, isso não vai prejudicar a saúde das abelhas. No entanto, dessa forma vai demorar um pouco para fazer os insetos saírem.
- Cubra rosto e pescoço com as mãos ou pedaço de tecido, pois são as áreas sensíveis do corpo; - Procure abrigo. Entre em algum prédio ou veículo e feche portas e janelas para evitar que as abelhas entrem também; - Evite se depender com ou na água.
Ventilação adequada. Deixe as janelas e portas sempre abertas para passagem de ar, porém, feche as portas internas, para evitar que os insetos voem para outros cômodos.
O nome do vilão é fipronil. Ele é muito mortífero para qualquer inseto. Basta ficar perto do veneno para ele agir no cérebro, provocando excitação em neurônios e músculos. Os bichos acabam morrendo por exaustão.
Não jogue nenhum produto sobre as abelhas, como álcool, querosene, água, inseticida ou fogo, pois elas podem se defender. Se afaste e ligue imediatamente para a Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros ou contrate profissional habilitado.
“Apenas uma pessoa especializada no assunto deve tentar retirar esses insetos, caso contrário ela pode ser atacada ou causar um incêndio. Acionar sempre o Corpo de Bombeiros, que irá ao local e resolverá a situação”, finaliza.
Além do desmatamento, a aplicação indiscriminada de produtos químicos também contribui para a extinção desses insetos. No momento em que uma abelha de uma determinada colonização é infectada, ela leva o problema para dentro do enxame e afeta todas as outras abelhas.
As abelhas são insetos de hábitos diurnos, não existe indicação para manejo delas durante o dia, ainda mais em ambiente urbano, onde um enxame provocado pode atingir uma área de duas a quatro quadras. Durante a noite elas estarão mais "calmas" por causa de seus hábitos eminentemente diurnos.
O cheiro forte da especiaria vai manter as abelhas afastadas se você borrifar nas áreas que elas costumam visitar. Você também pode espantar as abelhas com vinagre. Você pode limpar com vinagre elementos como gaiolas e bebedouros de pássaros, já que o cheiro forte afugenta as abelhas.
Além de todas as outras qualidades, as abelhas também são vistas como símbolos de abundância e prosperidade. A colmeia é uma comunidade organizada e bem sucedida, com cada abelha cumprindo sua função específica para garantir a prosperidade da colônia como um todo.
Triture o alho e a cebola; • Em um recipiente repleto com 5 litros de água, adicione a cebola e o alho picados. 2° Passo: coar a mistura. Coe o material espremendo a mistura em um pano fino para que se aproveite somente a parte líquida. 3° Passo: adição do restante da água.
As favoritas delas são manjericão, funcho, malva, manjerona, orégano, alecrim, dente de leão, tomilho, hortelã, margaridas, girassóis, entre outras. Invista em espécies que atraem as abelhas. Malícia, sapateira e urucu são alguns exemplos.
Aplicar uma mistura de amaciante e água em pedaços de tecido e espalhá-los pela casa é uma excelente alternativa para espantar as abelhas do ambiente. Isso porque o cheiro do amaciante não é agradável ao olfato desses insetos, que irão embora rapidamente.
Caso seja um risco eminente para a comunidade, Vespas e Marimbondos são exterminados pelos bombeiros. Em relação às abelhas as coisas mudam, pois elas são protegidas por lei. A orientação é contratar um apicultor para fazer a remoção dos insetos.
O preço do serviço de retirada de enxames não é fixo, pois sua execução depende de vários fatores. Somente após uma inspeção inicial é possível determinar o custo do serviço. No entanto, os valores podem variar amplamente, desde R$300,00 até mais de R$1.500,00.
No caso de colméias ou vespeiros instalados, ligar para o telefone 156 e forneça as seguintes informações: nome do responsável pelo imóvel, endereço do local onde os insetos estão instalados, telefone para contato e a localização da colméia ou vespeiro, (como exemplo dentro do forro, no beiral da casa, etc) e há quanto ...
Agora que você sabe que a dedetização contra abelhas é proibida por lei, se você tem problemas com estes insetos procure o corpo de bombeiros, um apicultor cadastrado ou empresa especializada na remoção dos ninhos que fará a transferência destes insetos sem matá-los.
Segundo a médica-veterinária Andrea Marinho, “o ato de se curvar diante de um enxame de abelhas não é a atitude correta, pois pode intensificar o ataque. O ideal é buscar abrigo em local fechado, como um prédio ou veículo, e proteger a cabeça e o rosto”.
Os bombeiros não retiram o enxame." Fazer fumaça, utilizar veneno ou jogar água não funciona para espantar as abelhas. "Pelo contrário, essas medidas vão deixar as abelhas ainda mais irritadas.
Os pássaros caçam as abelhas, principalmente quando estão com filhotes. Mesmo não se alimentando de insetos, podem caçá-las, sendo os curruiras, os bem-te-vis, as andorinhas e os pica-paus os mais perigosos.