Algumas medidas que podem auxiliar na recuperação natural incluem repouso, compressas de gelo no joelho, elevação da perna afetada, além de evitar atividades que possam agravar a inflamação.
Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides ou AINEs *, incluindo ibuprofeno e naproxeno, que podem reduzir a dor e o inchaço – para os pacientes que não possuem restrições aos aines * Paracetamol, dipirona ou outros analgésicos, que não ajudam a aliviar o inchaço, mas podem aliviar a dor associada.
Um bom tratamento caseiro para tirar água do joelho consiste em colocar uma bolsa de água fria sobre a articulação inchada e dolorida, de 3 a 4 vezes por dia. Para isso basta comprar uma bolsa de gel na farmácia ou drogaria e deixar no congelador por algumas horas.
O que acontece se não tirar a água do joelho? Se o derrame articular não for tratado adequadamente, pode levar a complicações, como agravamento da inflamação, dor crônica, danos às estruturas do joelho e limitação permanente da mobilidade.
Geralmente, casos leves de sinovite podem começar a mostrar melhoria dentro de alguns dias a uma semana com tratamento adequado, enquanto casos mais graves ou crônicos podem levar várias semanas ou até meses para se resolverem completamente.
Aprenda um passo a passo para tirar a "água do joelho" e sentir alívio imediato
O que fazer para desinchar o joelho rápido?
Elevar a perna afetada pode ajudar a reduzir o fluxo sanguíneo para o joelho, ajudando a aliviar a inflamação, o inchaço e o desconforto. Idealmente, a perna afetada deve ser elevada acima do coração. Para fazer isso, deite-se com o joelho e a panturrilha apoiados em travesseiros.
A prática de caminhada pode ser indicada como parte da reabilitação para algumas pessoas com derrame no joelho, mas isso depende da causa e da gravidade do problema. É fundamental consultar um médico antes de iniciar qualquer atividade física para garantir que seja seguro e adequado ao seu caso específico.
Inflamações no interior do joelho podem levar a um aumento na produção do líquido sinovial, o que causa a sensação de que o joelho está “cheio de água”, o que provoca dor, fraqueza nos músculos da coxa e da perna e dificuldade de caminhar e esticar a perna.
O joelho deve ser preparado com assepsia e antissepsia da pele. Campos estéreis devem isolar a articulação, expondo apenas o local da punção. Um pequeno botão anestésico pode ser feito no local que será puncionado. A punção é feita com o uso de uma seringa com agulha estéreis.
- Após a punção, o cliente tem de permanecer em repouso, no Fleury, por, pelo menos, 1 hora de forma que as devidas providências possam ser tomadas se houverem complicações.
Uso de Equipamento de Proteção. Se você pratica esportes de contato ou de alto impacto, use equipamento de proteção adequado, como joelheiras, para reduzir o risco de lesões.
Estalos no joelho são normais e acontecem na maioria das pessoas. Porém quando os estalos são frequentes, acompanhados de dores, e outros sintomas como inchaço, imobilidade, sensação de areia ou de algo preso dentro do joelho, podem ser sinais de lesão e requer alerta.
Gelo: Aplique gelo ou uma compressa fria para reduzir a dor aguda e inchaço no joelho por 15 minutos a uma hora, três ou quatro vezes por dia. Não aplique nada congelado (gelo, bloco de vegetais congelados ou qualquer outra coisa) diretamente sobre a pele. Proteja sua pele envolvendo a bolsa de gelo em um pano.
Inchaço e dor na articulação afetada; Muitas vezes calor e vermelhidão na articulação; Dificuldade para movimentar a articulação acometida, principalmente para dobrar; Perda de volume muscular, sobretudo do quadríceps, e sensação de fraqueza da musculatura e instabilidade em volta do joelho.
Como recuperar de forma natural a cartilagem do joelho?
Alongamentos simples podem ajudar a prevenir a rigidez das articulações e lubrificar e nutrir a cartilagem com líquido sinovial. Exercícios de alongamento, como ioga e pilates, podem ajudar a aliviar os sintomas da osteoartrite e também fortalecer os músculos para evitar mais danos nas articulações.
O edema no joelho apresenta diferentes tratamentos, conforme o diagnóstico. Em casos de traumas diretos ou entorses, a primeira ação que ajuda no tratamento é a colocação de compressas frias ou gelo no local em até 48h. O gelo causa vasoconstrição, ou seja, diminui o fluxo sanguíneo para a região, melhorando o edema.
Em outros casos, o médico pode indicar tratamento caseiro para água no joelho, que consiste na aplicação de uma bolsa de gelo sobre a articulação inchada de 3 a 4 vezes por dia. É importante deixar a bolsa atuar por 15 a 20 minutos em cada aplicação.
A retirada de líquido de dentro do joelho é um procedimento médico chamado de punção articular ou artrocentese. É um procedimento bastante simples e quase indolor. Normalmente é feito com anestesia local. O médico usa uma seringa com agulha para drenar o excesso de líquido dentro do joelho.
Para aliviar as dores nos joelhos sentidas depois de praticar exercícios, você pode realizar uma drenagem postural. Para isso, basta deitar em sua cama ou no sofá, levantar a perna do joelho que esteja doendo, colocando uma almofada embaixo do pé. Essa posição melhora a circulação no local e diminui a dor.
Muitas vezes é chamado equivocadamente de “água no joelho”. Na verdade, o inchaço é causado pelo acúmulo do líquido sinovial (produzido normalmente ou em excesso dentro da junta), por sangue (hematomas dentro do joelho) e até mesmo por pus (devido a infecção dentro da articulação).
É costume na língua portuguesa a criação de eufemismos para suavizar certas ações. Por isso, “tirar água do joelho” seria um jeito de tornar o gesto menos deselegante.
Vários tratamentos estéticos, como criolipólise e mesoterapia, podem ajudar na diminuição da gordura localizada ao redor do joelho. Esses tratamentos apresentam bons resultados quando a gordura localizada não é muito grande. Casos mais difíceis podem precisar de intervenção cirúrgica.
Na maioria das vezes não é recomendado colocar bolsa de água quente no joelho, somente sob indicação do médico ou do fisioterapeuta. Um bom exercício é deitar de barriga para cima e dobrar a perna até o limite da dor, que é o ponto em que começa a incomodar, e depois esticar novamente.
O médico ortopedista pode identificar o acúmulo de líquido no joelho por meio de uma avaliação clínica detalhada. Além disso, exames de imagem, como a radiografia e a ressonância magnética, podem ser solicitados para confirmar o diagnóstico e verificar a extensão da lesão.
Joelhos artrósicos que apresentam dor leve ou moderada costumam se beneficiar com caminhadas. Movimentar o joelho enquanto ele suporta alguma carga é ótimo para a lubrificação articular e para a nutrição da cartilagem. Além de diminuir a dor, as caminhadas também diminuem o inchaço e a rigidez articular.