No passado, quando a criança tinha febre, era comum as mães ou avós utilizarem batatas —algumas apostavam na cebola— para resolver o problema. O truque, passado de geração em geração, consistia em colocar rodelas cruas e geladas do alimento presas às solas dos pés ou à testa.
Beba muita água, sumos e caldos: a febre pode levar à perda de fluidos corporais, o que, por sua vez, pode favorecer a desidratação. A ingestão de líquidos ajuda também a baixar a temperatura corporal.
* Queimaduras solares, inchaços, olheiras e acne – aplicar fatias finas e cascas de batata sobre as queimaduras solares alivia o ardor e atenua a vermelhidão e o inchaço. Também é muito boa para os inchaços dos olhos, olheiras e para tratar acne.
GASTRITE NERVOSA ULCERA AZIA REFLUXO INFLAMAÇÃO MUCOSA DO ESTOMAGO POLVILHO DE BATATA DOCE CURA TUDO
O que colocar no pé para baixar a febre?
Baixando a febre com batata, cebola e outros alimentos
Há quem aproveite as compras do mês para tentar abaixar a febre. A "receita" do método orienta que a pessoa prenda nos pés rodelas geladas de batata, cebola, etc.
Umedeça um pano com água fria ou levemente morna e coloque sobre a testa do bebê. Um pano menor também pode ser utilizado nos pulsos. Parecido com as compressas, o banho morno também ajuda muito na hora de abaixar a alta temperatura corporal do bebê.
Para baixar a febre podem ser usadas medidas caseiras como retirar o excesso de roupa, colocar uma toalha molhada na testa ou tomar banhos mornos. No entanto, também pode ser indicado o uso de medicamentos como paracetamol, dipirona ou ibuprofeno.
Normalmente, as pessoas se recuperam das febres comuns naturalmente, conforme o sistema imunológico age. Mas como o estado febril traz sintomas desagradáveis, muitos usam medicamentos, o que pode ser desnecessário em alguns casos.
Uma das primeiras medidas para esses casos é a hidratação. Se após 30 minutos, a febre persistir, pode-se dar um antitérmico (paracetamol ou dipirona) e observar. “O importante é observar se há outros indícios preocupantes.
As batatas conseguem manter por um bom tempo as temperaturas quentes e frias. Por essa razão, elas podem ser usadas, em substituição do saco de gelo ou água quente, para fazer compressas com a temperatura desejada. Basta aquecer ou arrefecer a batata e enrolá-la em uma gaze ou lenço e aplicar onde quiser.
A batata pode ser usada crua, na forma de suco, além de poder ser consumida cozida, assada ou ensopada. Esse tubérculo também pode ser usado em receitas como sopa, purê, pão, batata sauté e batata recheada.
Batatas são uma ótima fonte de potássio, um nutriente que ajuda a equilibrar o organismo e diminuir a pressão sanguínea, protegendo o coração e diminuindo os riscos de derrame. Além disso, as fibras e as vitaminas C e B6 ajudam a prevenir doenças cardíacas.
Embora muitas pessoas se preocupem achando que a febre possa ser prejudicial, as elevações temporárias típicas da temperatura corporal para 38 °C a 40 °C (100,4° a 104° F) causadas pela maioria das infecções de curta duração (agudas) são bem toleradas por adultos saudáveis.
Algumas pessoas podem até dizer: quando tive febre fiquei sonolento, dormi por horas seguidas. Mas não é um sono de boa qualidade. Porém, ainda que durante a febre o sono tenha uma qualidade inferior, dormir é parte importante do processo de cura”, explica o especialista.
Um banho morno pode ser a primeira tentativa. Compressas frias na testa, feitas com uma toalhinha dobrada em três partes, ajudam a baixar a temperatura sem prejudicar a resposta imune. Entre os tratamentos naturais para baixar a febre naturalmente está a hidroterapia.
Além disso, é comum que seja indicado o uso de anti-inflamatórios e/ ou antipiréticos. Além disso, é interessante ficar um ambiente com muita ventilação, usar roupas leves, ficar em repouso e tomar banho com água morna. Saiba mais sobre o que fazer para baixar a febre.
À partir dos 37,5 graus se fala propriamente em febre, mas se não há outros sintomas com mal estar generalizado, dor de cabeça, muscular ou das articulações, o melhor é deixar evoluir a febre e ver como se resolve a enfermidade. Febre alta é quando chega a 38 graus nas crianças e 38,5 graus nos adultos.
Compressa fria e repouso são aliados para evitar o mal-estar provocado pela alta temperatura. Veja outras dicas para baixar a febre sem medicamentos. Basta notar algo de diferente no estado geral dos filhos para que a mãe leve uma das mãos à testa dos pequenos, meça a temperatura e diagnostique com precisão: febre.
Tomar um banho morno ou aplicar compressas frias em áreas como testa, axilas e virilha ajuda a dissipar o calor do corpo. Evite água muito fria, pois isso pode causar calafrios e contrações musculares, o que pode aumentar a temperatura corporal.
No passado, quando a criança tinha febre, era comum as mães ou avós utilizarem batatas —algumas apostavam na cebola— para resolver o problema. O truque, passado de geração em geração, consistia em colocar rodelas cruas e geladas do alimento presas às solas dos pés ou à testa.