Mastigar bem os alimentos, beber chá de hortelã e erva-doce, e diminuir a ingestão de alimentos ricos em enxofre e fibras, são algumas opções que podem ajudar a evitar os gases fedidos.
A síndrome do intestino irritável faz com que o intestino grosso perca alguns movimentos e desenvolva constipação. Geralmente, quem tem essa condição sofre com problemas de digestão e pobre absorção, que resultam em halitose.
Outra aplicação do vinagre é para eliminar o cheiro de urina e fezes de cães e gatos. Depois que você remover esses resíduos, pode passar um pano no local embebido em uma solução formada por 2/3 de água morna e 1/3 de vinagre. Por último, aplique um pouco do produto puro sobre a área e deixe secar naturalmente.
Mastigar bem os alimentos, beber chá de hortelã e erva-doce, e diminuir a ingestão de alimentos ricos em enxofre e fibras, são algumas opções que podem ajudar a evitar os gases fedidos.
Duas dicas para acabar com o mau cheiro dos gases | Dr Juliano Teles
O que provoca odor forte nas fezes?
O odor das fezes é fruto da ação de bactérias em produtos alimentares. Quanto maior a fermentação dos alimentos —processo através do qual bactérias e fungos agem em qualquer matéria orgânica—, mais intenso é o cheiro. Uma gastroenterocolite, que é uma infecção intestinal, pode gerar fezes muito malcheirosas.
Em casos mais brandos, somente com a mudança da dieta e de maus hábitos, como evitar estresse, bebida e cigarro, é possível eliminá-las. Além disso, podem ser receitados antiácidos. Já se for constatada a presença das bactérias no estômago, o tratamento com antibióticos consegue sanar o problema.
Para tratar o mau hálito com cheiro de fezes é importante fazer a higiene bucal adequadamente, procurar ajuda de um dentista para cuidar da saúde das gengivas e realizar o controle das bactérias pelo fluxo salivar.
Se a halitose tiver origem bucal, o cheiro de fezes pode ser provocado por compostos orgânicos ou sulforados voláteis, decorrentes de gengivite ou periodontite, doenças cujos tecidos da boca apodrecem com a ação de bactérias, estas, por sua vez, são as que produzem o mau cheiro.
Com as fezes presa no intestino, a produção de gases tende a aumentar, com um mau cheiro característico. Por isso, se quiser evitar sintomas desagradáveis, priorize a ingestão de fibras por meio de frutas e vegetais, associados sempre à ingestão de água.
O que causa mau cheiro é o 1% restante de gases, compostos principalmente por enxofre, sendo o principal o ácido sulfídrico (sulfeto de hidrogênio). Isso explica por que nem todos os puns têm cheiro ruim. Se não houver um aumento da produção de gases com enxofre, o pum pode não ter cheiro incômodo.
Dietas muito restritivas podem levar ao mesmo efeito, assim como a pouca ingestão de água e alimentação de algumas comidas fortes, como alho e cebola. Essas causas são muito fáceis de resolver: uso do fio dental, eliminação da saburra lingual e uma boa escovação.
A bactéria conhecida como Helicobacter pylori (H. pylori), que causa úlcera no estômago, pode causar mau hálito na boca. Felizmente, os antibióticos oferecem um tratamento eficaz para eliminar a bactéria que causa úlcera no estômago.
O câncer de estômago em estado avançado inicia um processo de “putrefação” do tecido canceroso, gerando o odor que passa pelas vias aéreas e causa um hálito fétido, do tecido necrosado que chega até a boca – é o chamado hálito necrótico.
Na halitose de origem bucal, quando o cheiro se assemelha a fezes, a dentista Conde explica que o mau odor pode ser liberado por compostos orgânicos ou sulforados voláteis, decorrentes da doença periodontal, como casos de gengivite ou periodontite.
Tem como tirar cheiro de fezes da roupa? Misture 1 litro de água morna, meio copo de álcool, meio copo de vinagre de álcool, 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 1 colher de sopa de amaciante concentrado Comfort em uma bacia e coloque as roupas de molho. Depois esfregue as roupas e enxague o excesso.
São bactérias que liberam um odor de enxofre – que é associado ao esgoto. Em outros casos, essas bactérias estão nas amídalas, formando os cáseos amigdalianos.
Medidas simples como aumento no consumo de fibras e no consumo de água podem melhorar o hábito intestinal de pessoas que sofrem com o problema e, ao mesmo tempo, melhoram a halitose de forma geral.
Qual remédio tomar quando o mau hálito vem do estômago?
Champex. O Champex é um remédio de farmácia para mau hálito baseado em uma substância derivada do cogumelo branco Agaricus Bisporus. Existem pesquisas a respeito dessa substância desde 1987 e foi comprovado que ela possui propriedades que neutralizam o mau hálito e o odor corporal.
Os remédios caseiros para mau hálito como o chá de cravo-da-índia, folhas de salsinha ou extrato de própolis, por exemplo, embora não sirvam para substituir o tratamento médico ou odontológico, os remédios caseiros são uma boa opção para ajudar a melhorar o mau hálito, podendo ser usados para complementar o tratamento ...
"Se alguém quiser mesmo fazer um 'serviço rápido e inodoro', precisa primeiro torcer para não soltar gases e, segundo, se levantar, tampar o vaso e dar descarga. Isso ajuda a se livrar do cheiro e da causa dele", finaliza o especialista.
Orlistate® 120mg é um medicamento que age diretamente no sistema digestivo. Ele impede que, em cada refeição, cerca de 30% da gordura que você ingeriu seja absorvida. Esse excesso é eliminado com as fezes.
Fezes ácidas podem estar relacionadas a intolerâncias alimentares, como por exemplo à lactose (açúcar do leite), além de outras situações. Procure um gastroenterologista.
Quando o conteúdo do estômago, eventualmente, volta até a boca, seu odor também é ácido, assim como no arroto, muito diferente do cheiro característico do mau hálito, e dura poucos segundos, ao contrário ao odor da halitose, que pode persistir por períodos muito mais prolongados ou, até mesmo, ser constante.