Enquanto a conta estiver bloqueada, o titular não poderá movimentar o dinheiro, realizar saques ou efetuar pagamentos. O desbloqueio da conta depende de uma decisão judicial, geralmente após o pagamento da dívida ou o cumprimento de obrigações estabelecidas.
O que acontece com o dinheiro quando a conta é bloqueada?
Bloqueio judicial é o congelamento dos valores que constam em uma conta bancária ou de algum bem, como um imóvel ou veículo. O congelamento da conta impede que o devedor faça qualquer tipo de transação bancária, inclusive sacar o dinheiro. No caso de um bem bloqueado, ele não poderá ser colocado à venda, por exemplo.
O saldo do FGTS bloqueado significa que você não poderá movimentar o dinheiro da conta, ou seja, por mais que o valor exista, ele está indisponível e não pode ser utilizado ou sacado.
Como tirar dinheiro do Caixa Tem bloqueado? Não é possível tirar dinheiro do Caixa Tem se o saldo estiver bloqueado. Assim sendo, você vai precisar primeiramente fazer o desbloqueio para ter acesso ao seu saldo. Caso não consiga desbloquear o valor pelo app, você pode ir até uma agência.
MINHA CONTA/SALDO ACABOU DE SER BLOQUEADO, E AGORA? Antes de tudo, é muito importante que você entre em contato com o seu banco e tente resolver o problema administrativamente. Caso não obtenha êxito, você deve procurar um advogado especialista.
Bloqueio judicial ILEGAL: saiba como DESBLOQUEAR sua conta bancária e recuperar seu dinheiro
Quanto tempo um dinheiro pode ficar bloqueado?
O tempo de duração do bloqueio judicial pode variar muito, tudo depende da complexidade do processo. Existem casos em que o bloqueio pode perdurar por dias, semanas e até mesmo anos.
Assim, enquanto a conta estiver bloqueada, o titular não terá acesso aos valores e não poderá realizar transações financeiras com essa conta. O desbloqueio ocorrerá somente mediante uma decisão judicial específica, como o pagamento da dívida ou o cumprimento das obrigações estabelecidas pelo juiz.
O que acontece quando uma conta da caixa é bloqueada?
A conta bloqueada pode ser convertida em Poupança Digital CAIXA, o que permite a movimentação da conta sem limites, bastando fazer a atualização cadastral no aplicativo CAIXA Tem.
Se você é correntista da CAIXA, também pode efetuar o desbloqueio diretamente no Internet Banking CAIXA no seu computador ou no aplicativo CAIXA no seu celular. Este desbloqueio também pode ser feito ligando para a Central de Atendimento Cartões CAIXA.
Aguarda-se o prazo de defesa contra essa decisão e depois vai ao cartório para realizar o desbloqueio no sistema. Só depois disso tudo é que o Banco tem em média até 72 horas para liberar os valores na conta.
Com o mandato, o sistema do Banco Central realiza uma busca por saldo em todas as contas correntes cadastradas com o CPF ou CNPJ. A partir disso, as instituições financeiras são acionadas e o bloqueio da conta pode ocorrer em até um dia útil após a emissão da ordem judicial.
A decisão de desbloqueio de uma conta deve sempre vir de um juiz. Isso porque um banco ou instituição financeira não pode realizar essa ação por conta própria, ou a pedido de um cliente, conforme estabelecido por lei.
Muitas pessoas tentam resolver sozinho e acabam aceitando um acordo e acabam perdendo dinheiro. Então, se a sua conta poupança foi bloqueada judicialmente é necessário requerer o desbloqueio via judicial através de um advogado constituído.
O que fazer quando a conta da caixa está bloqueada?
Para desbloquear o acesso ao Caixa Tem basta enviar os documentos exigidos por meio do Whatsapp da Caixa (0800 104 0104). Em até 48 horas o acesso à conta estará normalizado.
O motivo pelo qual certos tipos de contas não podem ser alvo de bloqueio judicial é porque estão protegidos por lei, tornando-os impenhoráveis. Isso inclui a conta-salário, a conta poupança até o limite de 40 salários mínimos e a conta conjunta que seja comprovadamente de propriedade exclusiva de um dos titulares.
O que acontece quando o dinheiro fica bloqueado na conta?
Depois que o bloqueio é feito, os valores ficam indisponíveis para qualquer movimentação até que seja solicitado o desbloqueio ao juiz. Dessa forma, o banco deve aguardar uma decisão judicial ordenando o desbloqueio.
Após o bloqueio, o cliente deve comparecer na agência de sua conta, apresentar os documentos pertinentes e probatórios para que haja o desbloqueio, se ainda assim o banco se negar a desbloquear, procure ajuda de um advogado, para que ele lhe ajude a resolver o problema.
Como fazer para desbloquear dinheiro bloqueado judicialmente?
O advogado responsável pela defesa do devedor deve solicitar ao juiz o desbloqueio da conta de seu cliente, anexando os comprovantes de pagamento. Com a comprovação do pagamento, o magistrado solicitará ao Banco Central que efetue o desbloqueio, e os bancos serão notificados para liberar os valores.