A remoção completa do tártaro é realizada pelo dentista. A primeira fase da 'raspagem' remove os depósitos de placa bacteriana e tártaro. Muitas vezes a raspagem com ultrassom é usada primeiro para retirar a parte grossa do tártaro, seguida por instrumentos específicos para raspagem de resíduos indesejados.
Esfregue a parte interna (o lado branco) das cascas de limão ou laranja nos dentes por pelo menos dois minutos. As substâncias contidas nas cascas ajudam a tirar o tártaro. Mas use no máximo duas vezes por semana, enxague e escove bem os dentes após, para tirar qualquer resquício de ácido.
Invista no bicarbonato de sódio. Esse é o método caseiro mais conhecido. ...
Use óleo de coco. Esse óleo vegetal, conhecido por ter várias propriedades benéficas, também é usado para o tratamento do tártaro, por ter ação antibactericida. ...
O tártaro é formado por sais minerais, como cálcio e fosfato, que se unem à placa bacteriana. Esse processo de mineralização deixa uma substância dura e áspera nos dentes. Isso causa um grande desconforto, principalmente quando se passa a língua sobre os dentes afetados.
Aqui está a grande verdade: não é possível remover o tártaro dos dentes em casa. Isso mesmo! Por mais que você escove seus dentes com zelo, o tártaro não vai embora sozinho. A única maneira eficaz de se livrar dele é por meio de uma limpeza dental profissional, feita por um dentista.
ZERO TÁRTARO e MAU HÁLITO: 3 Receitas INFALÍVEIS para remover o Tártaro e Mau Hálito dos dentes
Qual o melhor removedor de tártaro?
O Tropiclean Fresh Breath é o produto ideal para remover o tártaro dos dentes do seu cão e prevenir o seu acúmulo. Além de ser eficaz, o produto também é seguro para a saúde do seu animal, pois é feito com ingredientes naturais.
A mais conhecida delas é a que usa uma mistura de água, suco de limão e uma colher de bicarbonato de sódio para fazer bochechos. Essa técnica promete amolecer essa placa endurecida, facilitando sua remoção durante a escovação.
A melhor maneira de removê-la é com a escovação dos dentes duas vezes ao dia. Mas, mesmo que você escove seus dentes muito bem, sempre haverá locais de difícil acesso para limpar.
O tártaro é uma crosta dura e quebradiça que se forma quando ocorre um acúmulo da placa bacteriana. A melhor maneira de eliminá-lo é através da escovação correta por, pelo menos, duas vezes ao dia.
Não há como remover o tártaro do dente em casa. É possível, sim, prevenir o surgimento do tártaro por meio de uma higiene bucal adequada. No entanto, uma vez que o cálculo dentário estiver formado, ele só poderá ser eliminado por um(a) especialista no consultório odontológico.
“Por mais que pareça fácil e que a pessoa consiga fazer, o dentista usa curetas e ultrassom para facilitar a remoção e não causar danos aos dentes. Uma agulha, por exemplo, não vai conseguir remover o tártaro. E, se conseguir, pode causar danos ao esmalte”, explica a profissional.
A receita é simples e conta com duas colheres de vinagre de maçã com 150 ml de água e basta fazer o gargarejo. Isso porque a bebida conta com ações clareadoras naturais, que ajudam a remover manchas de café e cigarros, além de promover bem-estar às gengivas.
A água oxigenada de volume 10, por exemplo, pode ajudar a remover a placa bacteriana da superfície dos dentes e a reverter os primeiros sinais de doença gengival.
“Clareia os dentes (coloque uma colher de sobremesa de água oxigenada vol. 10 e bocheche por um minuto, depois cuspa)” – Clarear os dentes deve ser um tratamento realizado sob a orientação de um cirurgião dentista.
Cascas de laranja. Use a parte interna da casca de laranja para esfregar os dentes por cerca de dois minutos. Você também pode amassar a casca para fazer uma pasta e aplicá-la nos dentes e gengivas com a escova de dentes. Repita o processo três ou duas vezes por semana.
Também é importante ressaltar que não existem receitas caseiras ou produtos milagrosos. A única maneira de remover o tártaro é no dentista. No consultório do dentista, será feita uma limpeza completa e raspagem para remoção correta do tártaro.
Como tirar tártaro dos dentes em 3 minutos caseiro?
“Tratamento para remoção de tártaro 'caseiro' não funciona, já que somente o dentista consegue remover o tártaro através de raspagens e profilaxia odontológica”, alerta o especialista. Por isso, não tente colocar mais força na higiene bucal ou utilizar outros itens para retirar a parte calcificados dos dentes.
O tártaro nos dentes, nada mais é do que a placa bacteriana que não foi removida e se solidificou. Ao longo do tempo, a placa não retirada se transforma em um material duro e com coloração esbranquiçada (ou amarelada), que pode se formar em diferentes partes da boca, como atrás dos dentes e também no espaço entre eles.
Manter uma boa higiene bucal, escovando bem os dentes cerca de 30 minutos após todas as refeições, utilizando o fio dental e enxaguante bucal, é a melhor forma de eliminar as bactérias da boca, evitando a placa e diminuindo a formação de tártaro nos dentes. Veja algumas dicas de como escovar bem os dentes.
O que acontece se escovar os dentes com bicarbonato e limão?
Não existe nenhuma fórmula mágica. Então, a supervisão do cirurgião-dentista é uma condição mais do que necessária para que você tenha uma segurança no seu tratamento. Usar uma pasta misturada com creme dental e bicarbonato e mais o limão pode trazer um risco com um desgaste acentuado do esmalte ou da dentina", diz.
A limpeza de tártaro já está inclusa no processo de limpeza dental, ou seja, pode custar a partir de R $200,00 podendo chegar até os R $1.000,00, dependendo da experiência e qualificações do profissional e da região onde o consultório se encontra.
Quando o tártaro nos dentes não é tratado, ele pode gerar várias complicações como problemas de gengiva, perda óssea, cáries dentais e até mesmo problemas cardíacos e respiratórios. Além dos problemas citados acima, a estética do sorriso também fica comprometida, pois os dentes de tornam amarelados.
Quais são os tratamentos disponíveis? Uma vez formado, somente o odontologista poderá remover o tártaro nos dentes. Para isso, ele usa equipamentos específicos que retiram o cálculo sem danificar a arcada dentária ou as mucosas da boca. Algumas vezes, é preciso mais de uma sessão para retirá-lo completamente.