5 dicas para uma educação inclusiva de sucesso
- 1) Seja flexível e adaptável. ...
- 2) Construa uma “base” ou “retiro” ...
- 3) Não policie o gênero. ...
- 4) Certifique-se de que suas atividades fora de sala de aula sejam acessíveis. ...
- 5) Desenvolva rotinas e procedimentos para tempos de transição.
Como trabalhar com alunos com deficiência?
Elaborando atividades em que ele possa ser naturalmente incluído. De posse de informações sobre as características do aluno e sua deficiência, o professor pode aplicar, com o auxílio do profissional de apoio, atividades em que o estudante seja incluído. Assim, serão exploradas suas potencialidades e a inclusão na turma ...Como o professor deve trabalhar com alunos especiais?
O professor deve organizar os grupos para evitar que eles tenham sempre a mesma formação e com isso estimulará os alunos a interagirem com todos os colegas. Os alunos com deficiência devem fazer parte do grupo, e o professor deve estimular os colegas a terem para com eles atitudes respeitosas e colaborativas.Quais atividades trabalhar com alunos especiais?
Seguem algumas sugestões de atividades para alunos com deficiência intelectual e o restante da turma:
- Vôlei sentado. ...
- Jogo de passes. ...
- Montar o robô com formas geométricas. ...
- Escrever o próprio nome com pregadores. ...
- Passe o cordão pelos canudos de macarrão. ...
- Canção nos palitos de picolé ...
- Memorização de letra e imagem.
Como dar suporte a alunos com deficiência?
- Conheça o perfil dos seus alunos. O primeiro passo para oferecer aulas inclusivas, sem dúvida, é entender que todo ser humano é diferente. ...
- Tenha intencionalidade. ...
- Pense sobre integração em aulas inclusivas. ...
- Utilize múltiplos recursos e tecnologias. ...
- Crie um ambiente de respeito e cooperação entre os alunos.
Dicas para adaptar atividades para alunos com deficiência intelectual?
Quais são os 4 processos da inclusão?
Por isso, quanto ao tratamento que a humanidade dá às pessoas com deficiência, dividimos a história da inclusão social em 4 fases.
- Fase de extermínio. ...
- Fase de segregação. ...
- Fase de integração. ...
- Fase de inclusão. ...
- Fase pré-científica. ...
- Fase científica. ...
- Constituição Federal de 1988. ...
- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
O que o professor de apoio deve fazer?
Atribuições
- facilitar a comunicação entre o aluno e os professores, os pais, a direção escolar e seus colegas;
- auxiliar em atividades de alimentação, higiene, locomoção e autorregulação;
- oferecer suporte na interação social em ambiente escolar;
- combater situações de discriminação;
O que são brincadeiras inclusivas?
Brinquedos e brincadeiras inclusivos tem o objetivo de incorporar ao cotidiano de pais e educadores a criação de brincadeiras e a produção de brinquedos adaptados. E tudo isso de maneira sustentável: com materiais recicláveis e de baixo custo que podem ser confeccionados em casa.São exemplos de atividades inclusivas?
Atividades inclusivas para as crianças
- Adaptando o brincar. Para crianças com deficiência visual, revista os brinquedos com texturas ou use objetos que produzam sons. ...
- Na cesta. ...
- Caixa dos sentidos. ...
- Cores e texturas. ...
- Piscina de bolinhas. ...
- Fui ao zoológico. ...
- Hockey macio. ...
- Pintura.
Qual o papel do professor diante de um aluno com deficiência?
Assim, cabe aos professores procurar novas posturas e habilidades que permitam compreender e intervir nas diferentes situações que se deparam, além de auxiliarem na construção de uma proposta inclusiva, fazendo com que haja mudanças significativas pautadas nas possibilidades e com uma visão positiva das pessoas com ...Qual o papel da professora de apoio?
ajudar a favorecer o desenvolvimento de processos pessoais e sociais, visando a autonomia gradativa de alunos. desenvolver atividades diferenciadas para estudantes da educação especial. organizar a sala de recursos multifuncionais. produzir recursos pedagógicos considerando necessidades específicas.Como se chama o professor que trabalha com crianças especiais?
Com as escolas, creches e outras instituições de ensino dando a devida importância à educação inclusiva, o papel dos profissionais da área se torna cada vez mais necessário.Como elaborar atividades adaptadas para alunos especiais?
5 dicas para criar atividades adaptadas na Educação Especial
- Dica #1: Leia e Releia! ...
- Dica #2: Ensine Palavras Muito Utilizadas. ...
- Dica #3: Forneça Repetição com Variedade. ...
- Dica #4: Exemplifique e Suporte a Comunicação. ...
- Dica #5: Sucesso atrai mais sucesso!
Como acolher alunos com deficiência?
Veja a seguir algumas dicas para receber as crianças com deficiência física nas instituições de ensino.
- Faça as adaptações arquitetônicas necessárias. ...
- Fique atento às portas, banheiros e móveis. ...
- Treine a equipe. ...
- Sinalize. ...
- Garanta que todos possam participar das atividades.
Quantos alunos especiais por sala de aula lei?
Atentem-se que, além de lei de número máximo de alunos, também tem que ser considerado o espaço físico da sala: a lei pode dizer que o máximo é de 30 alunos, mas se as medidas da sala só comportarem 25 (1m² por aluno), o número máximo das turmas que usarem esse espaço físico terão no máximo 25.Quais os tipos de atividades adaptadas?
7 tipos de atividades que pessoas com deficiência podem fazer
- Esportes coletivos. Esses esportes são de grande importância e, por isso, foram adaptados para pessoas com deficiência. ...
- Trekking. ...
- Ioga. ...
- Natação. ...
- Dança. ...
- Oficinas de arte. ...
- Artes marciais.
Como fazer um jogo inclusivo?
É muito simples! Basta colocar em uma caixa grande de papelão vários objetos de diferentes tamanhos, texturas e sons, e deixar um espaço na tampa apenas para que caibam as mãos da criança. Para os pequenininhos, a atividade pode ser uma forma de trabalhar as diferentes sensações e sons.Como trabalhar a inclusão de forma lúdica?
2. Atividades lúdicas. Promova atividades lúdicas que envolvam a diversidade. Por exemplo, você pode organizar jogos de memória com imagens que representem diferentes crianças de diversas origens ou criar quebra-cabeças com peças que mostrem a diversidade de cores, formas e tamanhos.Como trabalhar com alunos com deficiência em sala de aula?
Confira algumas dicas sobre educação inclusiva para serem levadas para a sala de aula:
- Respeite a individualidade dos alunos.
- Faça atividades em grupo mesclando a turma.
- Promova campanhas em prol da diversidade na escola.
- Faça avaliações individuais.
- Coloque a tecnologia a seu favor.
Como é a brincadeira pega-pega sensorial?
Pega-pega sensorialOs próprios alunos podem emitir ruídos com o corpo, eles podem usar instrumentos musicais ou outros objetos que façam sons. O objetivo da atividade é que todos experimentem a sensação de utilizar os outros sentidos quando estão sem a visão.
Quais habilidades trabalhar com alunos especiais?
Para os com deficiência intelectual é importante focar em comunicação, memória, localização espacial e temporal, resolução de problemas etc. O professor do AEE tem como objetivo trabalhar a aprendizagem de conceitos e a organização do pensamento do aluno.O que faz uma Professora de AEE?
O atendimento educacional especializado - AEE tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.Como ser um bom professor de apoio?
Conheça algumas delas aqui.
- Aperfeiçoamento contínuo. O bom professor sabe que pode e deve melhorar continuamente como educador. ...
- Paciência. O professor deve ser paciente. ...
- Boa adaptação. ...
- Facilidade de comunicação. ...
- Saber motivar os alunos. ...
- Ter empatia. ...
- Ser capaz de aprender com seus alunos.