Fabricação da borracha natural a partir do látex A produção da borracha natural a partir do látex ocorre por um processo de transformação, chamado vulcanização. Nesse processo, a borracha se torna mais elástica, com maior resistência ao calor, aumentando sua possibilidade de usos.
O látex é extraído de uma árvore chamada seringueira, é uma seiva leitosa extraída do seu tronco, que se transforma em borracha de excelente qualidade. Há apenas um único tipo de borracha, obtida de fontes naturais e renováveis, disponível em quantidades comerciais.
A borracha natural é extraída de vegetais tropicais, mais comumente da seringueira (Hevea brasileensis). O processo de extração ocorre ao remover o látex dessas árvores, a partir de incisões no caule, que provocam o escorrimento da substância até um recipiente.
A borracha natural, como explicamos, é feita do látex, líquido espesso e branco extraído da seringueira. Já as sintéticas são feitas a partir de derivados do petróleo, obtidos por meio de processo industrial. Além disso, as borrachas de apagar naturais foram os primeiros modelos criados.
A borracha pode ser feita a partir do látex (leite extraído da árvore Seringueira). O látex dá origem à borracha natural, a partir dela que se obtêm objetos de borracha como luvas, chaveiros, sapatos. Mas com o intuito de evitar a exploração de árvores, a borracha atualmente é fabricada a partir do petróleo.
A seringueira: árvore produtora de látex (borracha natural)
Qual o material usado para fazer a borracha?
Esse produto nada mais é do que uma seiva leitosa extraída da casca de uma árvore da região amazônica conhecida como seringueira. Além de ser a principal matéria prima da borracha natural, o látex é essencial para a manufatura de mais de 40 mil produtos.
A borracha é obtida pela coagulação do látex. O Ciclo da Borracha favoreceu o rápido desenvolvimento das cidades de Manaus e Belém. A maior parte da exportação brasileira na época do contexto do Ciclo da Borracha era derivada da região amazônica.
A borracha é um material bastante flexível que pode ser usado em vários setores da casa, como decoração, utensílios, brinquedos, acessórios. Até objetos que nem imaginamos leva alguma quantidade de borracha para se tornar mais maleável.
A Borracha Natural é obtida por meio do látex, que é produzido em algumas espécies vegetais tropicais, mas principalmente da extração da seringueira (Hevea brasiliensis), uma árvore nativa da região amazônica.
A produção de borracha sintética inicia-se com uma mistura de hidrocarbonetos, normalmente derivada de petróleo ou carvão. Essa mistura refinada produz nafta, um óleo inflamável que, quando combinado com o gás natural, produz monômeros como butadieno, estireno, isopreno, cloropreno, etileno e propileno.
A borracha natural é obtida a partir do látex, que é uma substância produzida em espécies vegetais de florestas tropicais e o principal destaque nesse sentido vai para a seringueira.
Quais recursos naturais são utilizados na fabricação da borracha?
Os transportes, a indústria química, a engenharia e a indústria elétrica e eletrônica são grandes consumidores de borracha. As borrachas podem ser naturais, extraídas sobretudo da seringueira Hevea brasilensis, e sintéticas, obtidas principalmente a partir de derivados de petróleo.
Formada a estrada de seringa, o seringueiro faz a raspagem do tronco na área em que serão feitos os cortes para extração do látex, respeitando uma profundidade máxima, restringindo-se à casca da árvore para não danificar a planta.
O ciclo brasileiro da borracha entrou em declínio e na década de 1950, o país perdeu posto de maior produtor de borracha e iniciou a importação da matéria-prima. Hoje, os maiores produtores são a Tailândia, Indonésia, Malásia e Vietnã, que concentram 71% da produção mundial.
Quais são os inconvenientes que a borracha natural apresenta?
No entanto, ela possui vários inconvenientes para a sua utilização pela indústria, entre eles, o fato de ser pouco resistente a variações na temperatura; em dias frios, ela fica dura e quebradiça; e em dias quentes, ela fica mole e pegajosa.
Do látex é feita a borracha natural, a qual pode ser aplicada em diversos produtos, desde a área médica até brinquedos. O látex é comercialmente extraído da Hevea brasiliensis, a seringueira, nativa da Floresta Amazônica.
A borracha natural é recolhida da seiva da árvore, cuja principal fonte é a seringueira. A borracha é utilizada na fabricação de pneus de automóveis e aviões, borracha de apagar, artigos médicos, bolas, pavimentos, preservativos, entre outras aplicações.
O RETIPLAST PVC é um polímero especial para o mercado de calçados em substituição à Borracha Nitrílica, tira brilho, dando toque de emborrachado (próximo ao EVA).
A substância é obtida por meio de cortes feitos no tronco da seringueira, cujo nome científico é Hevea brasiliensis. Com o látex, são feitos inúmeros produtos do nosso dia a dia: utensílios de cozinha, calçados, borrachas escolares, luvas cirúrgicas, preservativos, etc.
A verdadeira borracha líquida é a base de látex e água, é elastomérica, não possui solvente ou betume em sua composição. Sendo assim, é uma evolução sustentável das tecnologias já presentes no mercado como manta asfáltica, manta líquida, entre outros.
O látex é extraído por meio de incisões na casca da seringueira, processo que é chamado de sangria. Nesse método, é feita a remoção de um pequeno volume de casca da árvore, permitindo o escoamento da seiva. Depois de extraído, há algumas formas de armazenamento do látex para sua posterior comercialização.
No pneu de passeio, a borracha predomina, sendo 27% sintética e 14% natural. O negro de fumo constitui 28% da composição. Os derivados de petróleo e produtos químicos respondem por 17%, o material metálico (ou aço) por 10% e o têxtil por 4%.
A borracha natural é o resultado da coagulação do leite da seringueira (látex). Para ser utilizada como matéria-prima pelas indústrias, a borracha passa por um processo de transformação conhecido como vulcanização.
A grande demanda do mercado internacional por borracha fez com que sua produção se estabelecesse como atividade econômica na região amazônica, pois lá abundava Hevea brasiliensis, árvore da qual é extraído o látex. O auge da produção na região amazônica se deu entre 1880 e 1910.
Extração do látex por incisão no tronco de uma árvore seringueira. O látex é um material viscoso e leitoso produzido por algumas plantas e árvores, tanto de forma natural quanto de forma sintética. Geralmente armazenado em canais laticíferos, ele é liberado instantaneamente após incisões nas plantas.