Um dos principais pontos de divergência entre as teorias de Freud e Jung é a natureza do inconsciente. Para Freud, o inconsciente é constituído principalmente por desejos sexuais e agressivos reprimidos, que são fontes de conflito e ansiedade na vida do indivíduo.
Como a parceria se transformou numa amarga disputa a respeito do significado da libido. [RESUMO] Parceiros no desbravamento do inconsciente, Freud e Jung romperam o relacionamento em uma amarga disputa a respeito do significado da libido.
A parceria de Freud e Jung já anunciava a discordância desde o seu início. As cartas trocadas revelam que o interesse pela psicose estava colocado tanto do lado de Jung quanto do lado de Freud, bem como a dificuldade do suíço em captar a essência da noção de sexualidade proposta por Freud.
Enquanto Freud enfatizava os impulsos instintivos (pulsões) e as experiências do início da vida como determinantes do comportamento humano, Jung alterou esse paradigma ao introduzir a noção de inconsciente coletivo e arquétipos.
Jung foi um autor que começou seus estudos junto com Freud, estudando psicanálise, mas no decorrer de sua carreira ele rompe com Freud e desenvolve sua própria técnica conhecida como psicologia analítica.
Por que Jung e Freud se separaram? - Quora. Jung questionava a importância dada por Freud à sexualidade, mas ao que parece, o rompimento se deu de forma definitiva devido a uma discordância de Jung com relação a uma interpretação que Freud fez de um sonho seu.
A Psicanálise pressupõe que o material reprimido escondido no inconsciente é dado por instintos sexuais reprimidos. Carl Jung rejeitou essa ideia e propôs uma abordagem mais geral, recusando-se a fazer uma suposição pré-concebida sobre o material inconsciente.
Jung acreditava que o inconsciente se comunica por meio de símbolos, sonhos e imagens arquetípicas. No processo de individuação, a pessoa trabalha ativamente com esses elementos para compreender e integrar aspectos profundamente enraizados de sua psique.
Na visão de Jung, o Tipo Psicológico de um indivíduo é determinado pela introversão ou extroversão, e por quatro funções conscientes que o ego habitualmente emprega, as funções psíquicas. Para explicar as diferenças dos Tipos Psicológicos, Jung lançou mão do conceito de Função Psíquica ou Função Psicológica.
A Psicologia Analítica ou Junguiana, baseia-se nas ideias do Dr. Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço. Jung observava o inconsciente como um complemento que se comunica com a consciência, e não apenas como um simples depósito de experiências reprimidas.
A sexualidade passa a poder ser vivida plenamente, em sua dimensão do prazer, sem associação com a gravidez. A mulher passa a poder ser dona de seu prazer e de seu corpo, como nunca tivera a condição antes.
Jung defendia a ideia de inconsciente coletivo enquanto Freud defendia o inconsciente individual. Em determinado momento, as discordâncias entre os dois culminou no rompimento da parceria de anos. Desde então, Jung se distanciou da Psicanálise para fundar a Psicologia Analítica.
Para Jung, a religiosidade é o caminho para a realização da personalidade total ou do si mesmo. Uma vez que a realização é também a meta da individuação, a compreensão da relação entre os dois conceitos reveste-se de especial importância.
Qual a diferença entre as teorias de Freud e Jung?
Em sua obra "A Interpretação dos Sonhos", Freud afirmou que "os sonhos são a via régia para o conhecimento do inconsciente". Por outro lado, Jung propôs que o inconsciente é constituído por duas camadas distintas: o inconsciente pessoal e o inconsciente coletivo.
A morte da sua amizade foi extraordinariamente violenta. Freud e Jung raramente falaram um com o outro depois de uma inevitavelmente constrangedora conferência da qual os dois participaram, em Munique, em 1913. O rompimento, claro, teve um legado duradouro.
1.1. Definição e Características Principais. A intuição, segundo Jung, é uma função irracional de percepção que se baseia em processos inconscientes. Ela se manifesta como uma percepção imediata e não mediada por análises conscientes, o que a torna essencial para a compreensão das realidades não evidentes.
A noção de Deus, em Jung, como será explanado, é abordada como conteúdos psíquicos referentes à experiência religiosa, ou seja, à experiência do sagrado.
Qual a diferença entre terapia freudiana e junguiana?
Enquanto Freud acreditava que este consistia em um depósito de conteúdos reprimidos, se limitando ao âmbito pessoal, Jung enxergava o inconsciente em duas camadas: a individual e a coletiva.
Jung dedicou-se ao estudo do Inconsciente e “curvou-se” perante as teorias de Freud, sobretudo acerca da libido como energia psíquica e sexual. No início, Jung se submeteu ao entendimento e aceitação total das teorias de Freud, sem as questionar.
Carl Gustav Jung é precursor da Psicologia Analítica, resultado de seus encontros e desencontros com a teoria de Sigmund Freud. Ouça o texto abaixo! Quem foi Jung? Carl Gustav Jung nasceu na Suíça em 1875.
De acordo com a psicóloga Camila Ferlin, o terapeuta ouve o paciente buscando colocar luz em elementos ocultos, identificando os símbolos envolvidos na questão, o conteúdo que reside no inconsciente, atento aos insights que levem a uma compreensão mais ampla e possibilitem a ressignificação pelo paciente.
No entanto, diferentemente de Freud, que pensava o inconsciente como "intrapsíquico", isto é, como parte tópica do aparelho psíquico, Lacan pensava o inconsciente como um discurso, não estando ele dentro ou fora de alguém, e sim como efeito do significante.