Angioedema tem cura e é tratado através da manutenção de anti-histamínicos, corticosteroides, em alguns casos plasma fresco congelado, e em casos mais emergenciais, epinefrina. Caso a causa do angioedema seja notória, a pessoa deve preservar-se do agente causador.
Os anti-histamínicos não-sedativos são a primeira e melhor linha de tratamento nos casos de angioedema adquirido idiopático. Os corticosteróides orais ou endovenosos podem ser necessários em situações de edema mais grave ou localizações mais perigosas.
No angioedema mediado por mastócitos, o tratamento costuma reduzir rapidamente o edema das vias respiratórias; mas no angioedema mediado por bradicinina, o edema normalmente leva > 30 minutos para diminuir após o início do tratamento.
ANGIOEDEMA - O QUE É, CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO
Como tratar angioedema nos lábios?
Angioedema tem cura e é tratado através da manutenção de anti-histamínicos, corticosteroides, em alguns casos plasma fresco congelado, e em casos mais emergenciais, epinefrina.
O angioedema surge quando há um inchaço na região dos lábios e das pálpebras. Pode ser um episódio único, mas pode também estar associado a uma doença autoimune ou até ser hereditário.
Para aliviar o inchaço, aplique compressas frias e mantenha a cabeça elevada para ajudar a drenar o excesso de líquidos da área. Se o inchaço persistir ou for acompanhado de outros sintomas, é importante procurar um dentista para avaliação.
O médico especialista que trata o angioedema hereditário é o alergista e imunologista. Esse profissional é especializado em doenças do sistema imunológico e tem o conhecimento necessário para identificar os sintomas do angioedema hereditários e diferenciar essa doença de outras condições que podem causar inchaço.
O angioedema adquirido, um distúrbio raro, difere do angioedema hereditário. Ele se desenvolve quando certos cânceres, como linfoma, ou doenças autoimunes, como lúpus eritematoso sistêmico (lúpus) ou dermatomiosite, causam uma deficiência no inibidor de C1.
O diagnóstico é feito inicialmente com a mensuração do C4 – que se encontra geralmente abaixo do normal – e com a determinação quantitativa e funcional do C1-INH. A deficiência quantitativa caracteriza o angioedema hereditário tipo I, mais comum, enquanto a deficiência funcional, o tipo II.
angioedema (principalmente de face): prednisolona ou prednisona (1mg/kg/dia) por 3 a 5 dias. pacientes que não obtiveram melhora clínica após 2 dias de uso de anti-histamínicos H1.
Nos angioedemas provocados pelos inibidores da ECA, não há um tratamento específico para a fase aguda. Em geral, se o paciente não tiver sinais de acometimento das vias aéreas, a única orientação é suspender o medicamento. Como o quadro não tem origem alérgica, anti-alérgicos não surtem efeito.
Para reduzir o inchaço causado pela reação alérgica, utiliza-se uma pomada com corticosteroide. Em alguns casos, pode-se retirar o excesso de tecido labial através de cirurgia para melhorar a aparência da pessoa.
A região dos lábios é extremamente sensível e possui muitos vasos sanguíneos, por esse motivo o inchaço é uma situação comum e pode durar até 48 horas após a aplicação. O médico responsável pelo procedimento recomendará o uso de compressa de gelo no local para aliviar o inchaço.
As causas do inchaço na boca por alergia podem variar, mas as mais comuns são: Alimentos: Alergias alimentares, como a nozes, peixes, mariscos e frutos do mar, podem causar inchaço na boca se ingeridos. Picada de insetos: Picadas de insetos, como abelhas e vespas, podem desencadear alergias que incluem boca inchada.
O angioedema é o inchaço das camadas mais profundas da pele, afetando principalmente os lábios, mãos, pés, olhos ou região genital, podendo durar até 3 dias e ser desconfortável. Além do inchaço, pode haver também sensação de calor e ardor no local e dor na região do inchaço.
O angioedema geralmente causa inchaço no rosto, lábios e língua. Às vezes, o interior da boca e a garganta incham, dificultando engolir e respirar. Sua voz pode ficar rouca.
Já o angioedema é o mesmo tipo de infecção só que nas camadas mais profundas da pele, causando inchaço em várias partes do corpo. Se isso acontecer na garganta, pode causar problemas respiratórios graves.
Ser portador de Angioedema Hereditário significa estar sujeito a uma série de condições emocionais complexas. Muitos pacientes acabam deixando de realizar uma série de coisas por receio de ocasionar uma nova crise, vivendo em constante angústia, principalmente por temer um edema de glote, muitas vezes fatal.
O herpes na boca causa inchaço, bolhas e formigamento nos lábios. Além dele, outras infecções, como candidíase, também podem causar inchaço e vermelhidão ao redor dos lábios.