Diagnóstico e Tratamento dos Pontos de Gatilho O tratamento inicial sempre é não-cirúrgicos e orientado para aliviar os sintomas e incluem terapia física, medicamentos, osteopatia/quiropraxia, acupuntura e liberação miofascial. Esses tratamentos ajudam a aliviar a dor e a rigidez muscular.
Técnicas de relaxamento, como yoga, meditação e respiração profunda, podem diminuir o estresse e a tensão muscular. Além disso, evitar movimentos repetitivos sem pausas adequadas e assegurar uma recuperação completa após atividades físicas intensas são medidas eficazes.
Os pontos-gatilho vão ser tratados de algumas formas: pode ser por técnica de liberação miofascial ou instrumental, por meio de vibrações ou ventosaterapia, ou por meio do próprio exercício físico – pensando nas compensações e no equilíbrio muscular.
Os pontos de gatilho são nódulos musculares palpáveis, podendo gerar dor espontânea, ou quando são pressionados. Não há sinais inflamatórios, vermelhidão ou calor sobre a região. Suas causas podem ser trauma, esforço, desvios posturais, sobrecarga muscular e até mesmo, estresse emocional.
O tratamento com medicamentos pode ser focado ao alívio da dor e dos sintomas associados. Para analgesia, faz-se uso de analgésicos comuns, anti-inflamatórios, relaxantes musculares e opioides fracos. Para os sintomas associados, pode-se usar benzodiazepínicos e algumas classes de antidepressivos e anticonvulsivantes.
É um procedimento que traz um benefício transitório, com duração de cerca de 15 a 30 dias. Esse período é suficiente para que o paciente consiga realizar outras terapêuticas de reabilitação como fisioterapia, exercícios físicos e demais terapias físicas.
Em casos de nódulos suspeitos ou confirmados como malignos, a cirurgia para remover parte ou toda a tireoide pode ser necessária, seguida ou não por terapia com iodo radioativo para eliminar qualquer tecido tireoidiano remanescente.
Massagens – Uma massagem consegue relaxar o músculo e reduzir a dor, graças ao fato de que pode melhorar o fluxo sanguíneo na área, favorecendo a recuperação dos tecidos musculares e a eliminação de metabólitos. Aplicação de calor – O calor é um grande aliado em caso de contraturas.
Para a realização do procedimento, normalmente feito por um fisiatra, é preciso utilizar aparelhos de proteção adequada (EPI) quando se faz o agulhamento seco, técnica que não requer infiltração de medicamento e tem o objetivo de liberar ou inativar pontos-gatilho, aliviando a dor.
Terapia de massagem: A terapia de massagem é uma técnica comumente utilizada para liberar tensões musculares e desativar pontos gatilho. Um massagista treinado pode aplicar pressão direcionada ao ponto gatilho para ajudar a relaxar o músculo tenso e aliviar a dor associada.
A dor é frequentemente o sintoma mais proeminente. Ela pode ser percebida como uma sensação de pontada, queimação ou dor profunda na área onde o ponto gatilho está localizado. Essa dor pode ser constante ou intermitente, variando em intensidade.
tirar sua atenção da pessoa ou situação que provocou o gatilho e concentrar-se na respiração; afastar-se da situação e esfriar a cabeça antes de retornar; encontrar o humor na situação, sempre que possível — o que não significa minimizá-la ou desprezar seus sentimentos.
Qual a diferença entre trigger points e tender points?
Um tender point é definido como um ponto de intensa sensibilidade em tecidos moles, em contraste com os trigger points (pontos gatilho) da Síndrome dolorosa miofascial. compromete a sua qualidade de vida.
Como você se livrar de nós musculares? Uma das soluções mais simples para o problema dos nós musculares é apenas esperar. Leva tempo para os músculos se adaptarem a um novo movimento ou se recuperarem do estresse. Normalmente, dentro de uma semana ou duas, um nó muscular se resolverá por conta própria.
1) Procure um ambiente aconchegante e calmo. 2) Pegue um pouco de creme hidratante ou óleo corporal e espalhe nos dedos indicadores, médios e anelares das duas mãos. 3) Posicione eles unidos e firmes na parte de trás do pescoço, ao lado da cervical, e faça movimentos circulares.
O principal tratamento para nódulo benigno tireoide é a ablação de tireoide, um procedimento minimamente invasivo realizado a partir da radiofrequência que necrosa o nódulo e conserva as funções do órgão.
Pomadas e cremes: anti-histamínicos e anti-inflamatórios tópicos podem ser recomendados em casos como picadas de insetos e de alergias. Procedimentos: a remoção do caroço pode ser indicada, principalmente em casos em que possa haver suspeita de câncer de pele ou outras condições graves.
Estímulo: massagear com pressão moderada usando o dedo indicador, fazendo movimentos de um lado para o outro. Esse ponto fica bem abaixo do lábio inferior (na região do cavanhaque). Realizar movimentos nessa região faz o fluxo energético na parte central do corpo fluir de maneira mais adequada.
São os chamados pontos-gatilho ou 'trigger points', pontos dolorosos em consequência do estresse físico ou emocional, fadiga muscular, fatores nutricionais (deficiência de vitaminas) e até mesmo sapatos desgastados. Essas áreas de hipersensibilidade dentro dos músculos podem estar ativas ou inativas.
Estes pontos gatilhos são comumente encontrados em pessoas com síndrome dolorosa miofascial (SDM). São geralmente sensíveis ao toque e existe a possibilidade de serem desencadeados por lesões, estresse, má postura, uso excessivo de músculos, etc.
O agulhamento com infiltração anestésica parece ser técnica eficaz na desativação de pontos-gatilho musculares e aparenta ser superior às demais em alguns estudos, com a vantagem de ser menos doloroso em sua realização.
Um dos processos que mais ajuda na hora de lidar com os gatilhos emocionais é a ressignificação. Em resumo, você precisa se reconectar conscientemente com as questões que geraram os seus gatilhos, para então conseguir separar o que acontece hoje em sua vida daquele trauma passado.