Se uma pessoa possui uma memória perceptiva visual, auditiva, tátil, olfativa e gustativa, todos estes elementos podem aparecer reconfigurados nos sonhos. No caso das pessoas que já nasceram cegas seus sonhos são compostos por situações de diversos tipos, vividas e percebidas do modo como elas "veem" o mundo acordadas.
Eles podem se basear em outros estímulos sensoriais, como o som do despertador, o cheiro do café sendo preparado ou até mesmo a sensação de luz solar filtrando pelas cortinas. Além disso, muitos cegos utilizam relógios táteis, que possuem ponteiros em alto-relevo ou marcadores em braille, para acompanhar o tempo.
Isso ocorre, pois as pessoas cegas são incapazes de detectarem a presença e a ausência da luz, não sincronizando o seu ciclo de sono-vigília com o dia e a noite.
De fato, existem muitas maneiras pelas quais uma pessoa cega pode saber quando parar de se limpar depois de ir ao banheiro, como usar papel higiênico marcado em braille, contar o número de folhas usadas, usar um limpa-se ou pedir ajuda.
Um Relógio Braille / Tátil diponibiliza em Braille e relevo a informação das horas, permitindo de o utilizador cego ou com baixa visão toque no mostrador e sinta os relevos que indicam o tempo. Os relógios Braille analógicos permitem sentir as horas através dos ponteiros e marcações dos números.
Na verdade, pessoas cegas não enxergam nada (claro, se falarmos daquelas que possuem perda total da visão). É comum pessoas não cegas acharem que cegos enxergam “tudo preto”. Mas a verdade é que “ver” a cor preta só é possível por conta de um estímulo visual e pessoas cegas não possuem estímulo visual algum.
Algumas percebem luz, vultos e contrastes, mas não distinguem cores. Entre as pessoas totalmente cegas, há as que deixaram de enxergar ao longo da vida. Algumas mantêm as memórias visuais, mas outras as perdem. Há também as que nunca viram e não se deve pensar que estas veem preto.
Se uma pessoa possui uma memória perceptiva visual, auditiva, tátil, olfativa e gustativa, todos estes elementos podem aparecer reconfigurados nos sonhos. No caso das pessoas que já nasceram cegas seus sonhos são compostos por situações de diversos tipos, vividas e percebidas do modo como elas "veem" o mundo acordadas.
Sim, as pessoas cegas sonham e é necessário derrubar o mito que associa sonhar com a formação de imagens. De fato, a visão é o sentido mais comum durante um sonho, mas ele também pode ter sensações de tato, audição e até mesmo olfato e paladar, além de sentimentos viscerais.
Cegos não possuem sensibilidade nem capacidades sobrenaturais: o exercício que pessoas cegas empreendem dos sentidos remanescentes, a capacidade de reconhecerem pessoas e elementos materiais e sociais, o desempenho autônomo que empreendem em diversas situações não decorrem de poderes sobrenaturais, mas do trabalho ...
Pessoas com deficiência visual podem ler em Braille ou usar leitor de telas, navegando com teclado. Pessoas com baixa visão podem ainda ler impressos ampliados, usar a visão residual, recursos de alto contraste e ampliadores de telas.
"Seus sonhos são formados por imagens perceptivas, não visuais, como imagens auditivas, táteis, olfativas e gustativas. Mesmo sem a imagem visual, a sensação que um cego de nascença tem ao sonhar é a mesma de uma pessoa que possui a visão".
É considerado cego ou de visão subnormal aquele que apresenta desde ausência total de visão até alguma percepção luminosa que possa determinar formas à curtíssima distância. Assim, o termo deficiência visual engloba pessoas com perda total da visão e também aquelas com diferentes graus de visão residual.
Uma das maneiras mais utilizadas é a língua de sinais tátil. Este é um sistema não alfabético, que corresponde à língua de sinais, porém adaptada para o tato. A comunicação se dá através do contato das mãos do interlocutor com as mãos da pessoa surdocega.
Sabe o que que é cego cego ou diagnóstico? O cara que não enxerga absolutamente nada cego, ele não vê nada. Você enxerga com a ponta do seu cotovelo. É, pois é, eu não enxergo nada com meu olho, por isso que eu sou cego.
Manifesta-se pela incapacidade em ver. Dependendo do grau pode ocorrer total ausência de visão ou perceção de luzes, movimentos ou vultos. A forma como é vivida depende do momento da sua instalação e da existência ou não de experiências visuais anteriores.
Como não têm memória visual, os cegos de nascença não sonham com imagens – e sim com os outros sentidos: ouvem coisas, têm sensações táteis e sentem cheiros. Também sonham que estão fazendo algum movimento e, assim como as pessoas que enxergam, é comum sonharem que estão voando ou caindo de grandes alturas.
Tem mais depois da publicidade ;) A cegueira pode ocorrer desde o nascimento e, nesse caso, é chamada de cegueira congênita ou, ainda, ocorrer mais tardiamente, que é denominada de cegueira adventícia ou adquirida.
Acredita-se que ao nascer cego ou perder a visão cedo pode tornar a audição mais sensível. Mas, embora os estudos tenham mostrado consistentemente que as pessoas cegas parecem ter uma audição mais precisa em alguns aspectos, não sabemos muito sobre como ou onde essa capacidade aumentada realmente aparece no cérebro.
Apesar de não enxergarem, pessoas cegas têm sonhos envolvendo outros sentidos do corpo; entenda. Para as pessoas que enxergam, os sonhos são, sobretudo, visuais. Neles, predominam as imagens que elas veem no dia a dia.
Os sonhos aparecem quando atingimos um estágio do sono chamado REM. Todos os seres humanos podem alcançar ele ao dormir, por isso, todos possuem a capacidade de sonhar, inclusive as pessoas cegas.
Enquanto dorme, os músculos dos seus olhos que trabalham constantemente ao longo do dia têm, finalmente, oportunidade de relaxar e recuperar. Sem o descanso adequado, esses músculos podem vir a ficar sob tensão, e os seus olhos podem ficar cansados ou inchados, com olheiras em seu redor.
Bengala branca: é utilizada por pessoas cegas, ou seja, que apresentam ausência total da visão. Isso significa que elas não conseguem identificar obstáculos, movimentos ou luz. A cegueira pode ser adquirida ou congênita (desde o nascimento). Bengala verde: é usada por quem possui baixa visão ou visão subnormal.
Ao representar, o cego visualiza mentalmente, constrói imagens por meio da articulação das informações que vêm, principalmente, pelo tato e pela audição (linguagem).
Os discípulos perguntaram se o homem era cego porque pecara ou porque seus pais haviam pecado. O Salvador explicou que nem seus pais nem o homem haviam pecado. O homem era cego para que Jesus pudesse curá-lo e mostrar às pessoas o poder de Deus. Jesus fez um pouco de barro com a terra e colocou nos olhos do cego.