Os espíritos se manifestam de dois modos principais Eles se manifestam de dois modos principais: o de efeitos físicos (barulhos, pancadas em móveis etc.) e o menos comum de efeitos inteligentes (escrita direta, psicografia, psicofonia e voz direta).
Os espíritos podem se mostrar em todos os lugares e a qualquer hora, segundo o espiritismo. E eles aparecem, em sua maioria, com a feição que tinham em vida. Os espíritos que aparecem podem ser parentes ou amigos que se fazem presentes porque têm afeição aos encarnados.
Através de médiuns que possuem diversos tipos de mediunidades, como psicografia (escrita), psicofonia (auditiva), vidência, psicometria (energias deixadas em objetos) e outras.
Agem sobre a matéria e sobre o pensamento e constituem uma das forças da Natureza, causa eficiente de uma multidão de fenômenos até agora inexplicados ou mal explicados e que não encontram solução racional senão no Espiritismo...
O Espírito está sempre à disposição para guiá-lo e orientá-lo. No entanto, Ele fala mansamente por intermédio de seus sentimentos e pensamentos. Um dos grandes desafios que você e as pessoas com quem você está trabalhando terão é o de reconhecer os delicados e sutis sussurros do Espírito Santo.
Os Espíritos mantêm a aparência que tinham quando encarnados no corpo físico. Já tivemos notícias de vários casos de aparições de Espíritos em todo o Mundo. E, em todos os casos, que se tornaram célebres, as pessoas que tiveram as visões afirmam que o Espírito tinha um corpo.
Em várias tradições espirituais e religiosas, acredita-se que os maus espíritos possam ser atraídos por uma série de fatores, como pensamentos negativos, emoções destrutivas, locais onde ocorreram eventos traumáticos e ambientes carregados de energias negativas.
Em geral eles assumem, tanto no plano espiritual quanto para médiuns videntes encarnados, a forma humana, ou seja, eles têm uma aparência análoga ao corpo físico humano, com uma cabeça, dois braços, dois olhos, duas pernas, nariz, ouvidos etc. Eles aparecem como se tivessem um corpo humano normal.
Eles povoam o espaço, estão constantemente ao nosso redor, nos acompanham, nos veem e observam, intrometem-se nas nossas reuniões, procuram-nos ou evitam-nos, conforme os atrairmos ou repelirmos." Isso quer dizer que todos nós, de alguma maneira, estamos susceptíveis à ação dos espíritos.
Toda pessoa que sente a influência dos Espíritos, em qualquer grau de intensidade, é médium. Essa faculdade é inerente ao homem. Por isso mesmo não constitui privilégio e são raras as pessoas que não a possuem pelo menos em estado rudimentar. Pode-se dizer, pois, que todos são mais ou menos médiuns.
Os Espíritos podem se manifestar emitindo sons, ruídos e barulhos, e esse tipo de comunicação é o que chamamos de pneumatofonia ou vozes espíritas, que são realizadas com algum objetivo: se comunicar ou chamar a atenção de alguém.
O Espiritismo ensina que é possível a manifestação de um Espírito encarnado através de um médium, se ele estiver em um estado alterado de consciência, como no sono. Porém, recentemente, a possibilidade disso também ocorrer caso o encarnado esteja em estado de vigília se tornou uma questão controversa.
Os Espíritos possuem todas as percepções que tinham na Terra, porém em grau mais alto, porque as suas faculdades não estão amortecidas pela matéria; eles têm sensações desconhecidas por nós, veem e ouvem coisas que os nossos sentidos limitados nos não permitem ver nem ouvir.
Os Espíritos podem fazer-se visíveis com outra aparência, além da humana? — A forma humana é a sua forma normal. O Espírito pode variá-la na aparência, mas conservando sempre o tipo humano.
O Espírito Santo geralmente Se comunica conosco silenciosamente. Sua influência é frequentemente descrita como uma “voz mansa e delicada” (ver I Reis 19:9–12; Helamã 5:30; D&C 85:6). O Presidente Boyd K. Packer explicou: “O Espírito Santo fala com uma voz que sentimos mais do que ouvimos.
Quando começam a florescer sentimentos como desapego, autoesquecimento e serenidade ou ausência de conflitos psicológicos, quando passamos a dar mais importância ao plano de Deus e às necessidades que se apresentam do que a nossa pessoa, é sinal de que a energia divina já está trabalhando conosco.
Os sinais de Deus estão vivos e presentes no meio de nós: Sua Palavra, que é anunciada; Seu Corpo e Sangue, que são o nosso alimento; Seu Reino, que se instalou no meio de nós.
Se você vê sentido nos princípios, certamente pode se considerar espírita ou, no mínimo, uma pessoa que crê no espiritismo. E isso não invalida o fato de você praticar – ou não – uma religião. O espiritismo popularmente conhecido como kardecista é uma proposta filosófica, não religião.
Como saber se o Espírito Santo está presente em minha alma? Se são estas as tuas sinceras disposições e determinações, “o Espírito Santo está contigo; mas se, pelo contrário, não te vês assim decidida, não há em teu coração espaço para Ele, pois Satã o está ocupando”.
Como os Espíritos se locomovem? Os Espíritos esclarecidos se locomovem através do pensamento. Movimentam-se mais ou menos rápido dependendo da evolução de cada um.