Vale a pena lembrar que, a retidão, a honestidade, a lealdade, o respeito, a tolerância e a justiça são imprescindíveis ao Maçom, uma vez que é visto como paradigma da sociedade, significando que ele é possuidor de bons costumes e reputação ilibada.
Como maçons, temos o dever de cobrar e acompanhar os governantes eleitos, garantindo que os valores de justiça, ética e progresso prevaleçam nas decisões que impactam nossas comunidades. 🔹 Agora é o momento de sermos ativos, exigindo transparência, participação e o cumprimento das promessas feitas.
Ser Maçom é preservar-se cidadão honesto e digno, submisso às leis do País, amigo de sua Família, bom pai e bom esposo, pessoa de paz, de harmonia e concórdia no seio da sociedade e, principalmente, no seio da Maçonaria.
O Maçom deve ter e manter elevada Moral, tanto na vida privada como na social, impondo-se pelo respeito, procedimento impecável e realizando sempre o Bem. É pelo valor moral que podemos cumprir sempre nossos deveres como elementos da Sociedade Humana e, particularmente, como membros da Sociedade Maçônica.
Embora seja atrelada constantemente a crenças espirituais, a maçonaria em si não é uma religião. Entre os seus princípios, destacam-se a liberdade, igualdade e fraternidade. Além disso, a maçonaria tem como objetivo a verdade, exame da moral e a prática das virtudes.
Pablo Marçal ao vivo O DIA DE SE VINGAR DOS INIMIGOS! - URGENTE APÓS PREFEITURA DE SÃO PAULO!
Qual o sinal de um Maçom?
O símbolo mais básico alcançado pelo compasso é o círculo com um ponto no centro, símbolo do Sol. Sendo o compasso móvel e o esquadro estático, dá-se aí mais uma dualidade passiva e ativa entre dos símbolos, bastante presente na simbologia maçônica. Juntos formam o símbolo mais característico da maçonaria.
A Maçonaria tem como missão fazer amigos, aperfeiçoar suas vidas, dedicar-se às boas obras, promover a verdade e reconhecer seus semelhantes como homens e irmãos.
Ao ser admitido na Maçonaria, você terá o benefício de atuar socialmente, inclusive por meio de filantropias. Dizemos que o maçom é um Construtor Social, pois deve atuar nas causas da Sociedade de maneira bastante efetiva e constante. A filantropia, nesse sentido, é apenas uma das maneiras de atuação.
Usadas pelo homem, devem relembrar-lhe a mansidão e a pureza a que está obrigado, e aquelas entregues à mulher simbolizam que o maçom deve ter consideração pelo belo sexo, presenteando-as não à mulher que mais ama, mas aquela que considera mais digna de ser amada.
A Maçonaria é religiosa ? Sim, é religiosa, porque reconhece a existência de um único princípio criador, regulador, absoluto, supremo e infinito ao qual se dá o nome de GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO, porque é uma entidade espiritualista em contraposição ao predomínio do materialismo.
Para ser maçom, de acordo com a Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil (CMSB), basta apenas acreditar em Deus. Essa crença, no entanto, não necessariamente deve manifestar-se por meio de uma religião.
Hoje os maçons se identificam publicamente, fazem propaganda, carregam adesivo no carro. Então não haveria problema em se identificar ao assumir um cargo público.
Seus principios são: Amor a Deos e ao proximo; Liberdade de consciência; Respeito aos direitos do homem; Liberdade legal; Caridade; Respeito ás leis do paiz.
“A Grande Loja de Londres foi inaugurada do dia 24 de junho de 1.717, exatamente no Dia de São João. Por conta disso, este é o santo padroeiro da maçonaria. Inácio Loiola ressaltou que a maçonaria tem como lema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” e, na condição de integrante da organização, saudou a todos os maçons.
A importância da mulher na Maçonaria é fazer um trabalho em conjunto com os maçons, acabando de vez com o individualismo, já que só nada se constrói. Seja simples, já que em qualquer convivência é preciso ceder muitas vezes, e ficar feliz com o fato de fazer outra pessoa feliz.
Como nós Maçons somos "Irmãos", as nossas esposas são chamadas de "CUNHADAS", com importantíssimo papel, pois um indivíduo, se casado, só será um bom Maçom se tiver ao seu lado a sua mulher, compreendendo o trabalho por ele desenvolvido e ajudando-o.
Para os maçons, a mulher é vista como um ser de grande valor, merecedora de amor e respeito, não apenas dentro da família, mas também na comunidade maçônica. A Maçonaria reconhece o papel civilizador e progressista das mulheres e as homenageia por sua contribuição ao progresso dos povos.
A maçonaria crê na fraternidade de todos os homens, que "são filhos do mesmo criador". Apesar disso, a maçonaria não é uma religião, mas sim uma sociedade que afirma pregar o combate a ignorância, superstição, fanatismo, orgulho, vício, dominação e privilégios.
A ajuda não é um objetivo da fraternidade, e sim uma consequência do ambiente em que o maçom vive." Para financiar esse trabalho (e a manutenção da entidade), os maçons pagam uma mensalidade que costuma variar entre R$ 100 e R$ 150.
Segundo a Grande Oriente Brasil, a maçonaria preza pela liberdade dos indivíduos e dos grupos humanos, "sejam eles instituições, raças, nações". Os maçons também buscam a "igualdade de direitos e obrigações dos seres e grupos sem distinguir a religião, a raça ou nacionalidade".
O G.A.D.U., ou o Grande Arquiteto do Universo, é o “deus genérico” da Maçonaria, a organização secreta mais antiga do mundo e cuja influência oculta está presente em quase todas as esferas da sociedade contemporânea.
Os mais utilizados são o Rito de York (70%) o Rito Escocês Antigo e Aceito (12%) e o Rito Moderno (7%) (também chamado de Rito Francês ou Moderno na Europa). Juntos, estes três ritos detém como seus praticantes mais de 99% dos maçons especulativos.
Os integrantes da maçonaria se ajudam mutuamente e costumam se chamar de irmãos. Antigamente secreta, hoje seus membros são identificados, seja por assinaturas, uso de símbolo ou, até mesmo, por falarem publicamente sobre o tema.