É um termômetro clínico que possui mercúrio (metal líquido) em seu interior. Quando o termômetro é exposto a uma temperatura alta, o líquido em seu interior se expande, informando qual a temperatura daquele corpo.
De acordo com as orientações técnicas da OMS, os termômetros de mercúrio consistem em um reservatório ou bulbo de mercúrio preso a um tubo de vidro marcado com uma escala de temperatura. À medida que a temperatura muda, o mercúrio se dilata e retrai dentro do tubo, dando efeito de subir e descer pela escala.
O indicado para situações em que há suspeita de febre é fazer a aferição com uso de um termômetro digital, que é encontrado facilmente nas farmácias e tem preço acessível. Basta seguir as instruções do fabricante, “zerando” o termômetro e colocando o aparelho sob a axila da pessoa examinada.
No Brasil, todas as medições são feitas através da Escala Termométrica Celsius (ºC), onde o termômetro é dividido em 100 partes iguais, ou seja, sua variação de temperatura vai de 0 ºC a 100 ºC.
Ligar o termômetro e verificar a tela até aparecer o número zero. Encostar na testa, na região acima da sobrancelha — para os casos em que o equipamento precisa entrar em contato direto com a pele — ou apontar o termômetro para a região central da testa. O valor da temperatura sai no visor imediatamente.
COMO FUNCIONA O TERMÔMETRO? | Termometria 03 | Minuto Exatas
Como o termômetro mede a temperatura?
É um termômetro clínico que possui mercúrio (metal líquido) em seu interior. Quando o termômetro é exposto a uma temperatura alta, o líquido em seu interior se expande, informando qual a temperatura daquele corpo.
Termômetros digitais infravermelhos são sensores capazes de aferir a temperatura de corpos ou superfícies através da radiação emitida por eles e a medição da temperatura é feita de modo que o sensor não precisa tocar a superfície, ou seja, não tem a necessidade de contato direto.
A medição de temperatura é feita através da leitura da posição do liquido na escala graduada. O termômetro de líquido em capilar de vidro é um dos termômetros mais antigos em uso, e seu funcionamento se baseia na expansão do líquido com a temperatura.
Como um termômetro de laboratório mede a temperatura?
Como funcionam os termômetros químicos
Eles são geralmente feitos de um tubo de vidro que contém uma escala graduada. A extremidade do tubo é inserida no líquido a ser medido e a temperatura é determinada pela leitura da escala. Os termômetros químicos podem ser usados para medir temperaturas abaixo de 100°C (212°F).
A temperatura diz respeito à medida da energia cinética ligada ao movimento das partículas. Quanto mais agitados eles estiverem maior será a temperatura, independente dos estados físicos da água, seja sólido, líquido ou gasoso. Através dela é possível medir o grau de energia de um corpo comparado a outro em referência.
Retal: para esse método, utiliza-se um termômetro retal. Esse é recomendado para bebês, pois não são capazes de segurar o termômetro na boca de forma segura. Axilar (sob a axila): é o método mais utilizado. Coloque o termômetro sob a axila, com o braço pressionado contra o corpo, durante cinco minutos antes da leitura.
Termômetro mede a temperatura dos sistemas físicos. Seus tipos mais comuns baseiam-se na dilatação do mercúrio e usam as escalas termométricas Celsius, Fahrenheit e Kelvin.
O aparelho Termômetro é usado para determinar os valores de temperatura. Ele consiste em um fino tubo capilar de vidro graduado e que contém um bulbo cheio de mercúrio, e à medida que a temperatura aumenta este líquido se expande por capilaridade.
Assim, termômetro é definido como o instrumento que mede temperatura. A construção de um termômetro está baseada no uso de alguma grandeza física que depende da temperatura, como o volume de um gás mantido a pressão constante, o volume de um corpo e a resistência elétrica de condutores metálicos entre outras grandezas.
Os termômetros comuns usados para medir a febre são feitos de um tubo fino de vidro com um líquido prateado dentro. Esse líquido é um metal, chamado mercúrio. Quando colocamos o termômetro embaixo do braço ou na boca, ocorre uma troca de calor entre o nosso corpo e o aparelho.
A medição através do termômetro funciona com a expansão e contração de um líquido e é esse aparelho que faz a medição da temperatura do ar. Usando um tubo graduado, com líquido no seu interior, funcionando da seguinte maneira: quando o ar se aquece, o líquido se expande e consequentemente se eleva dentro do tubo.
Termômetro clínico digital: mede através de um sensor de temperatura na sua extremidade, e um componente eletrônico que varia sua tensão conforme a temperatura, que aparece no display.
O termômetro de máxima é um dispositivo que registra a temperatura mais alta atingida durante um determinado período de tempo, enquanto o termômetro de mínima registra a temperatura mais baixa. Esses instrumentos podem ser usados juntos para monitorar as flutuações da temperatura em um ambiente.
Basta seguir as instruções do fabricante, “zerando” o termômetro e colocando o aparelho sob a axila da pessoa examinada. Após o tempo necessário para a aferição, o termômetro emite um sinal sonoro e mostra, no visor digital, a temperatura do paciente.
Por que podemos afirmar que um termômetro mede a temperatura de um corpo?
funciona com base na dilatação que determinadas substâncias sofrem de acordo com a variação de temperatura; esta medida é obtida através do contato entre termômetro e corpo que se equilibram termicamente, ou seja, passam a ter a mesma temperatura, fazendo com que a leitura feita no termômetro corresponda à temperatura ...
Como é o funcionamento de um termômetro de mercúrio?
De acordo com as orientações técnicas da OMS, os termômetros de mercúrio consistem em um reservatório ou bulbo de mercúrio preso a um tubo de vidro marcado com uma escala de temperatura. À medida que a temperatura muda, o mercúrio se dilata e retrai dentro do tubo, dando efeito de subir e descer pela escala.
Como dito anteriormente, os termômetros digitais utilizam componentes metálicos juntamente com tecnologia avançada para fornecer resultados instantâneos. O metal tem uma resistência natural ao calor. À medida que o metal fica mais quente, ele se expande a uma taxa esperada, que é usada para determinar a temperatura.
O termômetro digital axilar, mais usual pela população, possui um sensor de temperatura na extremidade, um componente eletrônico, que varia sua tensão conforme a temperatura aplicada, essa tensão é transformada em sinais digitais que são enviados para a tela LCD.
A Anvisa proibiu a fabricação, a importação e a comercialização dos termômetros e medidores de pressão que utilizam coluna de mercúrio para diagnóstico em saúde.