Antes de iniciar qualquer manobra que implique um deslocamento lateral, o condutor deverá indicar seu propósito de forma clara e com a devida antecedência, por meio da luz indicadora de direção de seu veículo, ou fazendo gesto convencional de braço.
Com essa dica simples, você irá gravar o sentido da seta. Se for virar para a direita, será seta para cima. Virando para esquerda, seta para baixo. Lembre-se, setas são a chave para uma direção segura!
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estipula que o uso da sinalização de direção, ou seja, a seta, é obrigatório sempre que o veículo for girar à direita ou à esquerda, mudar de faixa ou realizar qualquer manobra que implique em alteração de direção ou sentido.
Quando a conversão ocorre para o lado esquerdo da via, e se tratar de circulação nos dois sentidos, o veículo deve se posicionar no centro da pista, dando preferência aos veículos que transitam no sentido contrário (além de ceder passagem aos pedestres e ciclistas), mantendo-se a devida sinalização de sua intenção ( ...
Quando o veículo da frente dar seta para direita e você perceber que ele não tem intenção de virar ou sair da estrada é bem provável que esteja indicando que é seguro realizar uma ultrapassagem, pois não há nenhum veículo vindo no sentido oposto.
Você deve acionar a seta na direção em que você gira o volante. Se você gira o volante para a direita ao sair de ré, seu carro também se move para a direita, saindo da vaga.
O uso do pisca-pisca é fundamental para sinalizar a direção a ser tomada. A seta deve ser utilizada sempre que o motorista for mudar a direção, seja para sair da rotatória ou mesmo para mudar de faixa.
Dê a ré sempre em baixíssima velocidade, sempre com o pé sobre o pedal do freio, utilizando-o ao mesmo tempo em que acelera com suavidade; Caso for estacionar, não esqueça de utilizar a seta para indicar sua direção; Em carros automáticos, ela é chamada de “Reverse” e é ativa com a ajuda do botão acoplado de câmbio.
Como prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o uso da seta é obrigatório para todos os motoristas e deixar de usá-la é considerado uma infração grave, o que gera multa de R$ 195,23 e cinco pontos na habilitação.
Mesmo que você não tem mais para onde ir e tenha uma curva indicando só para uma direção, dê seta sem problemas: isso vai fazer com que não perca o hábito.
Todo condutor, ao perceber que outro que o segue tem o propósito de ultrapassá-lo, deverá: I - se estiver circulando pela faixa da esquerda, deslocar-se para a faixa da direita, sem acelerar a marcha; II - se estiver circulando pelas demais faixas, manter-se naquela na qual está circulando, sem acelerar a marcha.
Como motoristas usavam o braço para sinalização antes do pisca-pisca?
Já o gesto de braço é uma forma mais antiga e manual de indicar mudanças de direção. Antes da popularização das luzes indicadoras nos veículos, os condutores usavam gestos com o braço para sinalizar suas intenções de virar à esquerda ou à direita.
Ou então vai-se parar num posto: há quem ligue a seta 500 metros antes da saída, combinado com reduzir bastante e desnecessariamente a velocidade na faixa da direita ou até na faixa exclusiva para desaceleração.
Se a via é desprovida de acostamento, o condutor deverá aproximar seu veículo o máximo permitido à esquerda que, sendo a via de sentido duplo, esta aproximação deve ser junto à linha divisória ou eixo central da via ou, sendo de sentido único, aproximar-se da margem esquerda da via.
Pode fazer conversão à esquerda em faixa contínua?
CONVERSÃO À ESQUERDA EM VIA COM LINHA DUPLA CONTÍNUA. A TEOR DO DISPOSTO NO MANUAL BRASILEIRO DE SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO DO CONTRAN, A REALIZAÇÃO DE ULTRAPASSAGEM E DE DESLOCAMENTOS LATERAIS É PROIBIDA QUANDO PRESENTE LINHA DUPLA CONTÍNUA.
38 do Código de Trânsito Brasileiro ( CTB ), para realizar a operação de conversão à esquerda o condutor deve aproximar-se ao máximo da linha divisória da pista, observando eventuais transeuntes e veículos que trafegam no sentido contrário.
Quando há mais carros, terá a preferencia quem vier pela direita do condutor. Não havendo veículos na direita, se você for mudar de direção, a preferência é de quem segue reto; Em rotatórias, a preferência é sempre do condutor que está dentro dela.