Quanto tempo de estabilidade tem o funcionário após retorno de licença médica?

A Lei da Previdência Social (Lei nº 8.213/91), prevê em seu artigo 118 que o emprego seja estável pelo prazo de 12 meses após parar de receber o auxílio-doença pelo INSS. Em caso de licença maternidade, a mãe deverá ter até 5 meses de estabilidade provisória depois do nascimento do filho.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mardenefraga.adv.br

Quanto tempo depois de voltar do afastamento pode ser demitido?

Após a alta, o segurado que recebia o auxílio-doença acidentário continua com estabilidade no emprego por mais 12 meses, de acordo com as leis trabalhistas. O mesmo, entretanto, não ocorre com a pessoa que recebia o auxílio-doença comum. Nesse caso, ela pode ser demitida pela empresa após o seu retorno ao trabalho.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando a pessoa volta de afastamento tem estabilidade?

A estabilidade do auxílio-doença é a garantia de que o trabalhador que se afastou por motivo de doença ou acidente de trabalho não será demitido sem justa causa pelo empregador durante um determinado período após o seu retorno ao trabalho.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em meutudo.com.br

Quem volta de licença médica pode ser demitido?

se a doença não tem relação com o trabalho – nesse caso, o funcionário pode ser demitido assim que retornar do afastamento médico. Não há uma obrigação legal de manter o emprego por um período específico nesse contexto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pxativosjudiciais.com.br

Como funciona o retorno ao trabalho depois do afastamento?

O prazo para retorno ao trabalho após auxílio-doença idealmente deve ser no dia útil seguinte da cessação do benefício. Vale lembrar que se o trabalhador não retornar ao serviço no prazo de 30 dias e não justificar o motivo, presume-se que ele abandonou o emprego, o que é motivo para demissão por justa causa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em bocchiadvogados.com.br

DEMISSÃO APÓS RETORNO DO AUXÍLIO-DOENÇA? | QUEM RECEBE AUXÍLIO-DOENÇA TEM ESTABILIDADE?

Quando a pessoa volta de atestado pode ser demitido?

Não pode! ⁣No período de afastamento por licença médica o contrato de trabalho está SUSPENSO, portanto, NÃO poderá ser demitido nesse período.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que fazer quando o INSS concede alta médica ao trabalhador e o médico do trabalho o considera inapto?

O funcionário que retorna do INSS será avaliado pelo seu serviço de medicina do trabalho e, caso seja considerado inapto, o empregador deve protocolar um pedido administrativo junto ao INSS, contestando a decisão do órgão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em quirinoepaixao.com.br

Quantos meses de estabilidade a empresa tem que te dar quando volta de licença?

A licença-maternidade tem duração de 120 dias, uma média de 4 meses, logo, após o retorno da licença a empregada ainda terá direito a mais 1 mês de estabilidade, cuidado porque é aqui que muitos empresários se equivocam.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Pode ser mandado embora depois de ser afastado?

Todavia, nos casos de auxílio-doença comum, sem que haja relação com a sua função no trabalho, pode haver demissão logo após o retorno às atividades. Ou seja, o funcionário só tem garantido o emprego durante o período de licença, que pode durar até 120 dias – com prorrogação de 60.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mardenefraga.adv.br

Qual doença a empresa não pode mandar embora?

Assim, o empregado portador de doença grave, como HIV, câncer, diabetes, doenças cardíacas, hepatite, tuberculose, alcoolismo crônico, depressão, dentre outras, não poderá ser dispensado de forma arbitrária pelo empregador.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual Cid não pode ser demitido?

Verificada a CID Z76. 5, a empresa pode optar por desligar o funcionário por justa causa. Existem sentenças recentes da Justiça do Trabalho que mantiveram a razão do empregador nesse tipo de decisão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em noticias.r7.com

O que diz a CLT sobre estabilidade?

492 da CLT, que trata da estabilidade por tempo de serviço. Segundo essa disposição legal, o empregado com mais de 10 anos de serviços prestados para o mesmo empregador não poderia ser dispensado, salvo em casos de falta grave ou força maior comprovadas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual mês não pode demitir funcionário 2024?

Advogado explica quando surgiram as férias, o que diz a legislação atualmente, quem tem direito a usufruir e os casos em que é proibido por lei demitir o empregado. Publicado em 1 de fevereiro de 2024 às 16h18. Última atualização em 1 de fevereiro de 2024 às 16h22.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em exame.com

Quantos dias de estabilidade após afastamento?

Segundo o substitutivo, quando o afastamento decorrer de acidente do trabalho, o prazo de manutenção do emprego continuará sendo de, pelo menos, 12 meses.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em camara.leg.br

Quando se perde a estabilidade?

Os únicos casos em que o trabalhador perde o direito à estabilidade ocorrem quando o empregado renuncia a esse direito pedindo demissão, ou quando comete alguma falta grave na empresa, podendo assim ser demitido por justa causa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como saber se tenho estabilidade na empresa?

TEM DIREITO A ESTABILIDADE NO EMPREGO POR 12 MESES QUEM FICOU AFASTADO DO TRABALHO POR MAIS DE 15 DIAS, MAS HÁ EXCEÇÕES. Durante o período de estabilidade, o empregado não pode ser demitido pelo empregador, exceto nos casos de justa causa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em lucastubino.adv.br

Quando a pessoa volta de licença médica pode ser demitida?

Sim, a empresa pode demitir o funcionário após o tempo de estabilidade, mas apenas nos casos de auxílio doença comum. Em algumas situações, é possível que a empresa fique mais tempo com o funcionário. Porém, a possibilidade de demissão é prevista pela lei.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pontotel.com.br

Quanto tempo depois do afastamento por doença pode ser demitido?

Após a alta, o segurado que recebia o auxílio-doença acidentário continua com estabilidade no emprego por mais 12 meses, de acordo com as leis trabalhistas. O mesmo, entretanto, não ocorre com a pessoa que recebia o auxílio-doença comum. Nesse caso, ela pode ser demitida pela empresa após o seu retorno ao trabalho.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual o valor da multa para quem é demitido na estabilidade?

Portanto, a multa será no valor de 1 salário mensal. Se houve redução de 50% por 60 dias e o trabalhador for dispensado sem justa causa ao findar desse período, ainda teria direito a mais 60 dias de estabilidade. Portanto, a multa será correspondente à 50% do salário do funcionário multiplicada por 02 meses.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quanto tempo depois da licença pode ser demitida?

Qual o período mínimo? O período mínimo de estabilidade para a mulher é de cinco meses desde o parto da criança. Neste período, contabiliza-se a licença-maternidade de 120 dias. O que, por fim, significa que no mês de retorno a mulher não pode ser demitida.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sso.com.br

Quando vc volta do INSS a empresa pode te mandar embora?

Portanto, após o término do auxílio-doença, nesse caso, o trabalhador poderá ser demitido. Nesse caso, muito embora a CLT não tenha previsão para estabilidade, as Convenções Coletivas de Trabalho poderão trazer algum dispositivo que beneficie o empregado, devendo ser analisado cada caso concreto também.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em asse.com.br

Estou voltando de licença maternidade pode fazer um acordo na empresa para sair?

Sim, mas caso você peça demissão é preciso entender que você irá receber menos direitos. Nesta situação, o recomendado é conversar com a empresa e pedir uma demissão por mútuo acordo, valendo ressaltar que a empresa não é obrigada a aceitar o acordo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em dcastro.adv.br

Quando acaba o afastamento do INSS o que fazer?

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que estiverem afastados por conta de incapacidade temporária (auxílio-doença) poderão pedir o retorno ao trabalho mesmo antes da data estipulada no atestado médico, desde que ele esteja apto ao retorno ao trabalho.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gov.br

O que acontece quando o exame de retorno ao trabalho da inapto?

Caso o ASO de retorno ao trabalho emitido pelo médico do trabalho seja inapto, ou seja, que o trabalhador ainda não está em condições de voltar a exercer suas atividades, ele deve ser enviado ao eSocial dentro dos prazos estabelecidos pelo Manual do eSocial Fonte 2.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em contabeis.com.br

O que não devo falar numa perícia médica do INSS?

Evite chegar já falando muito, mostrando vários documentos ao mesmo tempo, pois parecerá que você está muito ansioso e desconcentrará o perito. Deixe que o médico faça as perguntas que ele entender conveniente para analisar o seu caso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em msadvocaciaprevidenciaria.com.br