O prefixo micro é invariável e pede hífen apenas quando vem seguido de o ou h. Antes, a regulamentação era feita com base na tecnologia de distribuição (por cabo, via satélite, micro-ondas).
Micro é um Prefixo do Sistema Internacional de Unidades denotando um fator de 10−6 (um milionésimo). O símbolo para este é o (µ). Confirmado em 1960, o prefixo vem do grego μικρός (transliterado: mikros), significando pequeno. Comumente, o prefixo significa "muito pequeno".
Nota: É seguido de hífen quando o segundo elemento começa por h (ex.: macro-habitat) . Quando é seguido de r ou s, a consoante é duplicada (ex.: macrorregião, macrossismo).
Segundo o novo acordo ortográfico, com o prefixo auto, só devemos usar hífen se a palavra seguinte começar por “h” ou por vogal igual: auto-hipnose, auto-observação... Com as demais letras, devemos escrever sem hífen ou, como se diz popularmente, “tudo junto”.
O prefixo multi é escrito sem hífen, dobrando-se o R e o S quando a palavra-base começa com tais letras: multirracial, multissecular; multiexemplar, multiatividade, multimilionário, multilíngue.
Aprenda a usar corretamente o prefixo micro - Professora Márcia Doro
Como usar o prefixo super?
A forma correta é superconhecido. O hífen só se utiliza quando o prefixo super- precede palavras que começam por h ou r. Por exemplo: super-herói ou super-resistente.
O prefixo “co” se liga sem hífen a palavras iniciadas por “o”. Exemplos do Acordo Ortográfico: coobrigação, coocupante, cooperação, cooperar, coordenar.
Isso causou e ainda causa muitas dúvidas, e até mesmo uma certa polêmica. 1) Quando o primeiro termo, também chamado de “prefixo”,termina com a mesma vogal que começa o segundo, devemos empregar o hífen. Portanto, no caso, a grafia correta é micro-ondas.
Hiper, inter e super exigem hífen diante de palavras iniciadas pelas consoantes H e R, como em super-habilidade e inter-relação. Além, aquém, bem, ex, super, pós, pré, pró, recém, sem, sota, soto, vice e vizo sempre exigem hífen, como em recém-formado e além-túmulo.
Sempre serão separados do segundo elemento por meio de hífen: a)os prefixos “ex-”, “sota-”, “soto-”, “vice-” e “vizo-”: Exemplos do Acordo Ortográfico: ex-almirante, ex-diretor, ex-hospedeira, ex-presidente, ex-primeiro-ministro, ex-rei, sota-piloto, soto-mestre, vice-presidente, vice-reitor, vice-rei.
Os macronutrientes são "grandes" categorias de nutrientes e devem constituir a maior parte da dieta. São compostos por proteínas, carboidratos e gorduras. Os micronutrientes, por outro lado, são aqueles que o nosso corpo precisa em pequenas quantidades, como as vitaminas e os minerais (zinco, ferro, cálcio).
Usa-se hífen com os prefixos pré, pós, pró (tônicos e acentuados com autonomia). pré-escolar, pré-nupcial, pós-graduação, pós-tônico, pós-cirúrgico, pró-reitor, pós-auricular. Se os prefixos não forem autônomos, não haverá hífen: predeterminado, pressupor, pospor, proativo, propor.
prefixo. Exprime a noção de dentro (ex.: intradorso; intra-hepático; intra-uterino ). Origem etimológica:latim intra, dentro de. Nota: É seguido de hífen quando o segundo elemento começa por vogal, h, r ou s (ex.: intra-arterial, intra-hepático, intra-ocular, intra-raquidiano, intra-sinovial) .
O prefixo micro é invariável e pede hífen apenas quando vem seguido de o ou h. Antes, a regulamentação era feita com base na tecnologia de distribuição (por cabo, via satélite, micro-ondas).
No caso do elemento MINI, a regra é uma só: só devemos usar o hífen se a palavra seguinte começar por H ou VOGAL IGUAL: mini-hotel, mini-hospício, mini-internato. Nos demais casos, devemos escrever “sempre junto” (sem hífen). Assim sendo, o correto é minidicionário, minirreforma, minissaia e minimercado.
a) Os prefixos “hiper-”, “inter-” e “super-” serão separados por hífen quando o segundo elemento começar por “h” ou “r”. Exemplos do Acordo Ortográfico: hiper-requintado, inter-resistente, super-revista.
Se o prefixo sub for seguido de uma palavra iniciada por b ou r, deve-se empregar o hífen. Assim, escrevemos: sub-base, sub-biotípico, sub-regimento, sub-região, sub-reino, sub-reitor, sub-rogar, sub-rotina.
Exprime a noção de atrás, de movimento ou acção para trás (ex.: retroiluminação; retrovisor). Origem etimológica:latim retro, para trás. Nota: É seguido de hífen quando o segundo elemento começa por h ou o. Quando seguido de r ou s, a consoante é duplicada (ex.: retrorreflector , retrosseguir).
Após a vigência do Novo Acordo, a forma correta da palavra passou a ser micro-ondas (com hífen). A escrita dessa palavra segue a regra do hífen que pede o tracinho quando o segundo elemento da palavra composta começar por O ou H. Assim: micro-ondas.
Prefixos. O prefixo é um tipo de morfema e afixo que forma uma palavra através de um determinado radical. Ele é adicionado na frente do radical, formando uma nova palavra que pode ter um significado diferente, mas continua mantendo a mesma classe gramatical.