Como aplicar a Matriz BCG em sua franquia
- Organize o mix de produtos. É preciso antes de tudo ter um levantamento de quais produtos ou serviços a sua rede oferece. ...
- Faça o gráfico cartesiano. ...
- Faça a classificação. ...
- Defina as ações. ...
- Estabeleça uma periodicidade.
Como fazer o cálculo da Matriz BCG?
Para fazer a matriz BCG dos seus produtos, é preciso começar com um plano cartesiano simples. A linha vertical se refere ao crescimento do mercado. Marque o meio da linha como 10%. Isso significa que a parte de baixo corresponde a 0% e a de cima a 20%.Quais as 4 fases da ferramenta Matriz da BCG?
O ciclo de vida de produto consiste em 4 etapas: introdução, crescimento, maturidade e declínio.Quais as estratégias da Matriz BCG?
A matriz BCG consiste em atribuir um posicionamento ou papel para cada item do seu portfólio. Dessa forma,serve para analisar produtos e serviços de forma pragmática e transparente. Tão prática e útil quanto a análise SWOT , essa metodologia define o melhor caminho para investir seus recursos com sabedoria.Como fazer uma Matriz BCG?
Para fazer uma Matriz BCG, siga estes passos:
- Escolha os produtos a serem analisados.
- Calcule a taxa de crescimento do mercado de cada um deles. ...
- Calcule a participação de mercado de cada produto. ...
- Coloque cada produto em um quadrante na matriz BCG com base na taxa de crescimento e na participação de mercado.
MATRIZ BCG | O Que É e Exemplos Bem Práticos
O que é Matriz BCG exemplo?
Matriz BCG é um exemplo de solução ágil e prática em que você usa as informações certas para construir um gráfico de fácil interpretação e análise. O objetivo é tomar uma destas 4 decisões sobre os produtos ou serviços do seu portfólio: Construir: ampliar sua participação no mercado.Como a empresa pode usar a Matriz BCG no marketing?
É utilizada no planejamento de marketing para avaliar o portfólio de produtos da empresa e entender em que momento do seu ciclo de vida eles estão. A partir da análise competitiva da Matriz BCG, é possível fazer melhores escolhas sobre a atuação da empresa no mercado.São 4 classificações possíveis na matriz BCG?
Como dito anteriormente, a Matriz BCG é uma metodologia gráfica que define a participação e crescimento dos produtos no mercado. A classificação dos produtos é feita a partir de quatro categorias: Estrela, Ponto de Interrogação ou Em Questionamento, Vaca Leiteira e Abacaxi.Qual é a função da matriz BCG?
A matriz BCG é um método utilizado para analisar o desempenho dos produtos e serviços ofertados por uma empresa, tendo como foco a formo como eles são aceitos pelo seu consumidor.Quais as vantagens e desvantagens da matriz BCG?
Quais as vantagens e desvantagens da matriz BCG? Em primeiro lugar, a matriz BCG é diferente da SWOT e apresenta uma análise quantitativa que pode não refletir a complexidade do mercado. Além disso, a participação de mercado relativa é apenas um indicador e pode não refletir totalmente a competitividade de um produto.Quais são os eixos da Matriz BCG?
Basicamente, a Matriz BCG permite a compreensão do momento em que cada produto ou serviço se apresenta no mercado. Ela é composta por dois eixos, representadas num gráfico: crescimento do mercado (eixo y) e participação relativa (eixo x).O que é o abacaxi na Matriz BCG?
Abacaxis: são produtos com baixa performance de vendas e/ou margem muito ruim. Devem ser submetidos a análise de viabilidade e caso os planos de recuperação envolvam altos investimentos, a descontinuação do produto deve ser considerada.Quais os fatores que devem ser considerados quando utilizamos a Matriz BCG?
É preciso estar muito atento aos fatores externos ao aplicar a matriz BCG. Como falei, ela apresenta uma visão bastante voltada para a empresa. É essencial considerar os concorrentes, tendências de mercado, situação econômica, entre inúmeros outros fatores. A matriz BCG deve ser sempre uma ferramenta auxiliar.Qual o produto estrela da Coca-cola?
Coca Cola. Produto estrela: Sprite. Vaca leiteira: Coca Cola.O que é o produto estrela?
O “Produto Estrela” da sua loja virtualResumindo, o Produto Estrela de seu e-commerce é aquele que se destaca, que vende mais e é mais procurado. Em outras palavras, ele é aquele produto que o cliente procura em toda a internet e ele diz para si mesmo: “eu preciso comprar este produto nesta loja”!
Quais as principais vantagens da Matriz BCG?
Por meio dela é possível descobrir quais produtos estão trazendo lucros ou prejuízos ao empresário, podendo descartá-lo mediante comprovação. No mercado brasileiro e mundial existem inúmeras estratégias de investimentos e de controle de portfólio para organizar uma empresa.Qual a diferença entre SWOT é BCG?
Matrizes como a BCG podem demonstrar, de um ciclo para outro, um novo posicionamento dos produtos da empresa, explicitando evoluções e involuções e pautando, assim, a tomada de decisões nos planejamentos futuros. Já a análise SWOT é ideal para identificar as melhorias nos resultados no panorama geral das empresas.Qual a origem da Matriz BCG?
Origem da Matriz BCGEla se chama BCG porque foi criada por Henderson quando trabalhava na Boston Consulting Group - empresa em que foi fundador. É importante frisar isso porque nessa época o estudo das estratégias corporativas estava em alta e o Bruce Henderson contribuiu em diversas frentes nesse sentido.
Quem criou a Matriz BCG?
SOBRE A FERRAMENTA: Inicialmente, entenda a Matriz BCG como a “análise” da Matriz BCG. É um erro frequente só fazer a matriz e não estudá-la. Esta análise tem o nome de BCG porque foi idealizada em 1970 por Bruce Henderson, que fundou uma consultoria muito famosa, a Boston Consulting Group (BCG).Quais são os 4 pilares da análise SWOT?
A sigla “SWOT” vem do inglês e refere-se aos quatro pilares analisados no método: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).Quais são as 3 ferramentas de planejamento estratégico?
Conheça 6 ferramentas gratuitas e fundamentais para colocar seu planejamento estratégico em prática:
- Missão, Visão e Valores. ...
- Análise 360° de oportunidades de negócio. ...
- Análise SWOT. ...
- As 5 Forças de Porter. ...
- Matriz BCG. ...
- Definição de metas para pequenas e médias empresas.
Como é chamado o produto na matriz BCG que tem baixa participação de mercado e alto crescimento?
As Interrogações são produtos com perspectivas de alto crescimento, mas com uma baixa participação no mercado. Devem ser analisados com cuidado para determinar se vale a pena o investimento que exigem para aumentar sua participação no mercado.Como é conhecida a Matriz BCG?
A Matriz BCG, também conhecida como Matriz de Crescimento/Participação, é uma ferramenta utilizada para fazer a gestão e analisar e classificar o portfólio de produtos ou serviços de uma empresa.O que é o quadrante vaca leiteira?
Menos de 10% de crescimento é considerado baixo, deixando o produto nos quadrantes vaca leiteira ou abacaxi. Quanto à participação relativa, se o produto vende mais que o concorrente (de 1x a 10x mais), será considerada alta – ficando nos quadrantes estrela ou vaca leiteira.O que é marcas vaca leiteira?
Produtos vaca leiteira:São aqueles que vendem bem, mas não estão em “alta”. Voltando ao exemplo das rações, pode ser uma marca que não está particularmente em alta, mas vende consistentemente bem. É um bom produto para manter no seu portfólio porque tem boa saída sem exigir grandes esforços.