Na região da Serra Gaúcha, a expectativa é receber 60 milímetros de água a mais do que a média esperada. Ao longo do mês, as temperaturas devem ser mais amenas, marcando entre 20 e 22ºC. Chuvas podem ser leves e reduzidas em grande parte da região.
Com esse prognóstico de aquecimento, a média das temperaturas máximas de julho de 2024 em Porto Alegre, que ficou em 16,3°C até o dia 19, vai aumentar e provavelmente deve ficar entre 18°C e 17°C.
Onda de calor se espalha pelo centro-norte do país e vai gerar temperaturas de 40°C nos próximos dias. Bloqueio atmosférica piora a situação. Hoje é 20 de julho de 2024, estação de inverno no Hemisfério Sul.
Após uma primeira quinzena de frio intenso, a segunda metade de julho será marcada por um veranico no Rio Grande do Sul. De acordo com a Climatempo, a temperatura pode ficar até 10°C acima da média para o período, trazendo a sensação de calor de volta ao território gaúcho.
Julho começou com uma grande frente fria, que trouxe chuva e temperaturas baixas, com a passagem de uma forte massa de ar frio pelo centro-sul do país. Mas a Climatologia mostra que julho é um mês de secura no país, de pouca ou nenhuma chuva.
😱PROFECIA DO MÊS DE JULHO DE 2024 - MISSIONÁRIA CRISTINA MARANHÃO - É de ARREPIAR
Como será o mês de julho em 2024?
Ao longo do mês, as temperaturas devem ser mais amenas, marcando entre 20 e 22ºC. Chuvas podem ser leves e reduzidas em grande parte da região. Diferente do que foi registrado em junho, que contemplou temporais e instabilidade causada por massas de umidade.
Nas duas últimas semanas de Julho a tendência é de temperaturas acima da média em praticamente todo o Brasil, com exceção do interior do Nordeste. As anomalias positivas de temperatura serão mais intensas no norte da região Sul, interior do Sudeste, grande parte do Centro-Oeste e Norte.
O inverno 2024, que inicia nesta quinta-feira (20/6), às 17h51, deverá apresentar precipitações e temperaturas abaixo da média no Rio Grande do Sul. “Ou seja, diminuição da chuva e dias mais frios”, explica o meteorologista da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Flávio Varone.
No entanto, julho promete trazer mudanças significativas, sendo previsto como o mês mais frio do ano. Segundo o MetSul, uma frente fria está prevista para chegar após uma sequência de temperaturas muito acima da média, especialmente observada em junho.
Nesta época do ano, ainda é comum a entrada de massas de ar frio, especialmente em agosto e setembro, o que causa queda significativa da temperatura, favorecendo a formação de geada.
O inverno de 2024 começou típico em grande parte do Brasil, com a passagem de duas ondas de frio que derrubaram as temperaturas. No entanto, a partir desta sexta-feira (18), deve ocorrer elevação de temperatura, com a passagem de uma massa de ar quente na faixa central do País, conforme a Climatempo.
O verão 2023/2024 foi marcado pela presença do fenômeno El Niño e seus efeitos mais clássicos: temperaturas acima da média em todo o Brasil, maior volume de chuvas no Sul e seca no Norte e no Nordeste.
A capital enfrenta a primeira onda de frio do inverno de 2024. A Defesa Civil Municipal já decretou estado de alerta em toda a cidade, desde às 10h30 desta sexta-feira, 28. As temperaturas devem continuar baixas até terça-feira, 2 de julho.
Na segunda, 22 de julho de 2024, a temperatura média global diária atingiu recorde de 17,16°C. BRASÍLIA — A Terra experimentou esta semana seu dia mais quente na história recente, de acordo com os dados do Copernicus Climate Change Service (C3S) divulgados nesta quinta (25).
Na maior parte do Sul do Brasil, julho não será muito chuvoso. No Rio Grande do Sul, a expectativa é de que a chuva fique perto ou abaixo da média na maior parte do estado, com possíveis desvios acima da média em algumas áreas localizadas.
Quando é o inverno no Brasil em 2024? Em 2024, a estação mais gelada do ano começará na tarde de 21 de junho, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nessa data, conhecida como solstício de inverno, será também o dia mais curto do ano.
Março de 2024 foi o mês mais chuvoso da Terra desde o início dos registros! Quais as causas? Confira a previsão de mais localidades que podem lhe interessar.
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o mês de julho, indica chuva acima da média na faixa norte da Região Norte, áreas pontuais do leste das regiões Nordeste, Sudeste e Sul (tons em azul no mapa da figura 1a).
Essa nova frente fria — e posterior massa de ar polar — virá da Argentina, em direção ao centro do Estado. Luvas, toucas, cachecóis e muitas camadas de roupas terão de acompanhar os gaúchos por pelo menos mais seis dias. Isso porque a intensa onda de frio que atinge o Rio Grande do Sul deve persistir até 16 de julho.
O que esperar do inverno 2024 no Rio Grande do Sul?
Os dias vão ser de marcas agradáveis, mas com calor em muitos pontos do Centro-Oeste. Salientamos que não há expectativa de nenhuma incursão de ar frio de forte intensidade no curto prazo e a segunda metade do mês deve ser marcada predominantemente por dias em que as temperaturas estarão perto ou acima da média.