Para tentar avistar o Cometa do Diabo, os observadores devem olhar na direção oeste, próximo ao horizonte, pouco após o pôr do Sol, momento no qual o cometa deve estar mais visível. Em abril, o Cometa do Diabo estará abaixo da constelação de Touro e, em maio, abaixo da constelação de Órion.
O cometa está visível logo no pôr do Sol, primeiramente abaixo da constelação de Touro e, em maio, abaixo da constelação de Órion, sempre por volta ali das 17h30 até umas 18h30, ou 18h50 para os estados mais ao Sul. O cometa estará muito baixo no céu, numa altura de cerca de 15 graus.
A intensidade e o brilho do astro é imprevisível e, por isso, não é possível afirmar se ele será visível a olho nu. Binóculos e telescópios são recomendados, portanto. — Os observadores deverão olhar para o horizonte oeste, na mesma direção do pôr do sol, para ver o cometa.
O cometa está visível logo após o pôr do Sol, primeiramente abaixo da constelação de Touro, e a partir de maio, abaixo da constelação de Órion, sempre por volta das 17:40 às 18:30 h.
O Cometa do Diabo deve aparecer no céu na direção oeste, próximo ao horizonte, pouco após o pôr do Sol. No entanto, se você quiser poupar o tempo de procurar pelo corpo celeste, ou garantir que está mesmo vendo o cometa, também é possível achá-lo com a ajuda do aplicativo de astronomia Sky Tonight – Mapa de Estrelas.
Live Nasa - Planeta Terra Visto Do Espaço - Relaxing Space Ambient Music
Onde o cometa do Diabo pode ser visto no Brasil?
- No Norte, mais especificamente no Acre, o cometa permanecerá visível até por volta das 19h50, porque o Estado está no extremo leste do País. - No Nordeste, por outro lado, observadores poderão enxergar o 12P/Pons-Brooks entre 17h45 e 18h20. - Já no Rio de Janeiro, o cometa poderá ser visto até umas 18h20.
Por estarem mais próximos da Linha do Equador, Norte e Nordeste terão a chance de observar o corpo celeste a uma altura melhor do que o restante do país. Com a ajuda do aplicativo Sky Tonight – Mapa de Estrelas é possível conferir onde o cometa estará em tempo real.
Quando se aproximam do Sol, o calor emitido pela estrela faz com que o gelo se transforme em gás. Com isso, forma-se a nuvem que dá ao astro sua cauda. — Os observadores deverão olhar para o horizonte oeste, na mesma direção do pôr do sol, para ver o cometa.
O cometa está visível logo após o pôr do Sol, primeiramente abaixo da constelação de Touro, e a partir de maio, abaixo da constelação de Órion, sempre por volta das 17h40 às 18h30.
O periélio, nome dado ao ponto da órbita mais próximo da estrela, deve acontecer no dia 21 de abril de 2024. Após essa data, o cometa deverá ficar mais visível do Hemisfério Sul.
Passagem poderá ser vista de todo Hemisfério Sul a partir do dia 21. Publicado em 21 de abril de 2024 às 09h16. Última atualização em 21 de abril de 2024 às 09h17.
É verdade que o cometa do Diabo vai cair na Terra?
Pela primeira vez encontrado em 1812, o “Cometa do Diabo” vai chegar no ponto mais perto da Terra em 2024. E, portanto, poderá ser visto a olho nu. Mas os cientistas garantem que não há qualquer risco para as pessoas.
Por isso, o melhor momento para observar o 2024 MK deve ser pouco antes do amanhecer, entre 5h e 6h. Neste momento, o asteroide deve estar visível próximo à linha do horizonte na direção oeste.
Fenômeno poderá ser visto com o auxílio de binóculos, na direção da constelação de Lince; os melhores lugares para a observação são no Norte e Nordeste do Brasil.
Ao contrário do que o nome possa sugerir, o Cometa do Diabo não traz nenhum risco para nós. O corpo celeste, oficialmente conhecido como 12P/Pons-Brooks, está se aproximando do nosso planeta, mas sem qualquer chance de colisão.
Quando o cometa do Diabo vai passar perto da Terra?
'Cometa do Diabo' será visível da Terra no Hemisfério Sul a partir do dia 21 de abril. O “Cometa do Diabo”, cuja nomenclatura oficial é 12P/Pons-Brooks, poderá ser visível do Hemisfério Sul e, consequentemente, de todo o Brasil, a partir do dia 21 de abril.
Originalmente, o cometa 12P/Pons-Brooks foi descoberto pelo astrônomo francês Jean-Louis Pons, em 1812, mas foi observado novamente pelo astrônomo inglês William Robert Brooks em 1883.
Para tentar avistar o Cometa do Diabo, os observadores devem olhar na direção oeste, próximo ao horizonte, pouco após o pôr do Sol, momento no qual o cometa deve estar mais visível.
Como observar o Cometa do Diabo? A partir do dia 23, será possível identificá-lo a olho nu; mas, para aumentar as suas chances, usar um binóculo ou telescópio é o ideal. Dê preferência para o céu noturno de locais escuros, fora das luzes artificiais da cidade, com céu limpo.
Quanto tempo vai durar a passagem do cometa do Diabo?
Período de visibilidade: de setembro a novembro. Brilho Máximo: outubro. Visibilidade: final da madrugada (começo de outubro) e começo da noite (final de outubro), por meio de binóculos. 12P/Pons-Brooks (ou Cometa do Diabo).
— Esse cometa foi amplamente divulgado nas notícias devido a duas explosões anteriores, que produziram a aparência de um "demônio com chifres". No Halloween, o diabo irrompeu novamente com uma grande explosão que continuou no dia seguinte — disse Herman.
Publicado em 6 de julho de 2024 às 00h35. Neste sábado, 6, o céu promete ficar mais brilhante. Isso porque, durante a noite, será possível observar a passagem do cometa 13P/Olbers, que só pode ser visto da Terra a cada 69 anos — tempo de sua órbita.