Como ver a vida útil de um pneu?
Você encontra essa informação no manual ou no adesivo interno da tampa do combustível. A calibragem correta aumenta a vida útil dos pneus, promove a segurança da viagem e ainda ajuda a economizar combustível.Como conferir a durabilidade do pneu?
O Índice Treadwear varia de mínimo para máximo, iniciando-se em 60. O valor de referência é 100. Um exemplo: Se o pneu tiver um Treadwear de 70, ele irá se desgastar 30% mais rápido que um pneu de 100. Outro exemplo: um pneu com índice Treadwear de 600 vai durar 6 vezes mais que o de 100.Como saber o tempo de vida de um pneu?
É muito simples saber em quais condições estão os pneus de seu veículo e, assim, descobrir se está ou não na hora de efetuar a troca. Para isso, basta analisar o indicador de desgaste de rodagem, chamado de TWI (Tread Wear Indicator), presente na banda de rodagem de todos os pneus.Como verificar a validade do pneu?
As letras são sempre DOT, e os dígitos, por exemplo, 3315. Eles é que definem sua data de fabricação. Os dois primeiros (33, no exemplo) significam que foi produzido na 33ª semana do ano. Os dois últimos (15), registram o ano: 2015, no caso.Você sabe quando deve trocar o pneu?
Qual o vencimento do pneu?
Em primeiro lugar, é preciso saber que a validade do pneu, mesmo novo e sem utilização, é de cinco anos. Após esse prazo, aproximadamente, ele deve ser substituído. O limite da vida útil do pneu se dá devido ao desgaste natural da borracha.Quantos anos um pneu pode rodar?
Os pneus, por exemplo, são itens que demandam atenção. O prazo de validade dos pneus é de cinco a seis anos. E, ao contrário do que se pensa, não importa se estava rodando, no porta-malas ou no estoque da loja. Vencido este prazo, o componente representa risco à segurança e pode ser jogado no lixo.Como saber se o pneu ainda está bom?
Ele destaca três principais:
- Profundidade da banda de rodagem. A legislação brasileira determina que a profundidade mínima da banda de rodagem deve ser de 1,6 mm (exceto motos, que têm limite de 0,8mm). ...
- Desgaste uniforme. Verifique se os pneus estão desgastando de maneira uniforme. ...
- Danos visíveis.
Como saber se o pneu está na hora de trocar?
A forma mais fácil e eficiente para determinar se está na hora certa de trocar os pneus do seu carro é analisando a profundidade dos sulcos, também conhecidos como “os riscos na borracha”. São os sulcos os responsáveis por aumentar a aderência do pneu no asfalto, além de drenar a água e refrigerar a borracha.Como verificar o desgaste do pneu?
Dicas para identificar pneus desgastados
- Verifique a profundidade do sulco. O Tread Wear Indicator. ...
- Verifique a idade dos pneus. ...
- Procure por rachaduras e bolhas. ...
- Procure por desgaste irregular. ...
- Desgaste nos ombros. ...
- Desgaste no centro. ...
- Desgaste em forma de "escamas" ou "cristais" ...
- Desgaste em diagonal.
Como saber se o pneu está meia vida?
Os sulcos não devem ter menos que 1,6 milímetro de profundidade; se for menor que isso, os pneus não poderão rodar na chuva ou em trechos com água. Outro aspecto que deve ser avaliado é a aderência do pneu meia vida. Isso depende do estado da borracha, que pode estar velha e ressecada, ainda que pareça nova.Como saber se o pneu é duravel?
Na lateral dos pneus vêm marcado um número ao lado das palavras “Tread Wear”. Isso é o índice de desgaste e durabilidade de um pneu em referência a outro. Por exemplo, um Treadwear igual a 60 terá um desgaste 40% mais rápido que um pneu de 100.Quantos anos o pneu dura?
Em média, pneus originais de carros de passeio devem durar de 40 a 60 mil quilômetros até a primeira troca, porém, alguns fatores podem reduzir pela metade essa expectativa. Confira alguns exemplos de situações ou práticas que prejudicam a durabilidade do pneu: Pneus de baixa qualidade.Como verificar a durabilidade dos pneus?
Basta olhar a lateral do pneu, que lá estará a palavra Treadwear, acompanhada do número que representa a qualidade desse índice. Ele varia de acordo com a marca do produto, o que significa, portanto, um elemento comparativo em relação aos concorrentes. Seu valor varia entre 60 a 700.Como saber se um pneu está velho?
Para que você consiga identificar a vida útil dos pneus, basta analisar o indicador de desgaste de rodagem, conhecido como Tread Wear Indicator (ou TWI). Os ressaltos que ficam nos sulcos dos pneus tem exatos 1,6mm de profundidade. Assim, eles funcionam como um indicador do desgaste da banda de rodagem.Como avaliar o estado do pneu?
Você pode encontrar essa informação na lateral do pneu, onde há uma sequência de números e letras conhecida como DOT. Os quatro últimos dígitos indicam a semana e o ano em que o pneu foi fabricado. Mesmo que a profundidade dos sulcos seja adequada, considere a substituição do pneu após atingir essa idade.Onde ver a validade do pneu?
Resumo da Ópera: O famoso DOT do pneu. Os quatro últimos números do código sempre apontam a data em que o pneu foi fabricado: os dois primeiros dígitos são a semana e os dois últimos dígitos, o ano.Qual a vida útil de um pneu?
A vida útil do pneu de carro, ou seja, o período em que há aptidão e utilidade para exercer as funções devidas, depende tanto do tipo de uso quanto da manutenção. Aqueles carros considerados de alta performance, que atingem velocidades superiores a 210 km/h, os pneus costumam durar cerca de 5 anos.Qual o limite de desgaste do pneu?
Segundo a Resolução nº 558/80 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), é proibido circular com o veículo quando a borracha da banda de rodagem se desgasta e atinge o TWI, tornando-se inferior a 1,6 mm.Como saber se está na hora de trocar os pneus?
Sinais de que você precisa trocar os pneus
- Desgaste irregular. O desgaste do pneu é algo natural, nenhum irá durar para sempre. ...
- Altura dos sulcos (TWI) Quando o TWI está abaixo do indicado, está na hora de trocar o pneu do carro. ...
- Teste da Moeda. ...
- Surgimento de bolhas, furos ou cortes. ...
- Prazo(s) de validade do pneu.
Como saber se meu pneu está vencido?
As fabricantes recomendam realizar inspeções anuais após o pneu completar cinco anos de vida, seja em uso ou armazenado. Para saber a data de fabricação do pneu, é necessário procurar os quatro últimos dígitos do DOT (Departament of Transportation), localizado na lateral do pneu.Como saber o estado dos pneus?
- Pneus em mau estado de conservação possuem sulcos pouco profundos.
- A calibragem incorreta também contribui para uma má conservação dos pneus.
- Aparecimento de deformidades e bolhas também é um mau sinal.
- Desgaste irregular na banda de rodagem também é um sinal de más condições dos pneus.