Como vou saber se o metronidazol está fazendo efeito?
O metronidazol começa a fazer efeito em 1 ou 2 dias após o início do tratamento de tricomoníase, vaginite ou uretrite. Nos tratamentos de giardíase, amebíase ou em infecções por bactérias anaeróbias, os sintomas começam a melhorar dentro de 2 ou 3 dias.
Alguns dos efeitos colaterais que podem ocorrer durante o tratamento com metronidazol em gel são queimação e coceira vaginal, dor de estômago, náuseas e vômitos, diarreia, dores de cabeça e reações cutâneas.
Estou tomando metronidazol e continuo com corrimento.?
Em relação ao metronidazol usado por via intravaginal, a taxa de efeitos colaterais é mais baixa e costuma ficar restrita à região genital, sendo o corrimento vaginal o efeito adverso mais comum. Sintomas gastrointestinais costumam surgir em menos de 5% dos pacientes, uma taxa 50% mais baixa que nos comprimidos.
A dose recomendada é de 2 g, em dose única, ou 250 mg, 2 vezes ao dia, durante 10 dias ou 400 mg, 2 vezes ao dia, durante 7 dias. O tratamento pode ser repetido, caso o médico considere necessário, depois de 4 a 6 semanas.
Metronidazol: para que serve, como usar e efeitos colaterais
Quais são as doenças que o metronidazol cura?
Metronidazol é indicado para o tratamento de Giardíase (infecção do intestino delgado causada pelo protozoário flagelado Giardia lamblia); Amebíase (infecção causada por alguma espécie de ameba); Tricomoníase (infecções produzidas por várias espécies de Tricomonas); Vaginites (inflamação na vagina) por Gardnerella ...
Álcool: Bebidas alcoólicas e medicamentos contendo álcool não devem ser ingeridos durante o tratamento com metronidazol e no mínimo 1 dia após o mesmo, devido à possibilidade de reação do tipo dissulfiram (efeito antabuse), com aparecimento de rubor, vômito e taquicardia (aceleração do ritmo cardíaco).
Como tomar metronidazol para corrimento com mau cheiro?
A primeira opção de tratamento recomendado inclui: Metronidazol 250mg, 2 comprimidos VO, 2x/dia, por 7 dias OU Metronidazol gel vaginal 100mg/g, um aplicador cheio via vaginal, à noite ao deitar-se, por 5 dias. A segunda opção é Clindamicina 300mg, VO, 2x/dia, por 7 dias(2).
Quantos dias depois do metronidazol pode ter relação?
Tratamento da Tricomoníase
Abstinência sexual deve ser recomendada durante o tratamento. A utilização de bebidas alcoólicas deve ser evitada durante 24 horas nos regimes em dose única com metronidazol e 72 horas quando o tinidazol é utilizado, tendo em vista que os imidazólicos têm interação com álcool.
Para pacientes que não responderam ao tratamento com metronidazol em dose única, recomenda-se como tratamento alternativo, metronidazol 500 mg VO a cada 12 horas por 7 dias ou metronidazol 250mg VO a cada 8 horas por 7 dias.
Como funciona o metronidazol? Metronidazol gel é um anti-infeccioso ginecológico de uso local, indicado no tratamento de tricomoníase. A absorção máxima ocorre entre 8 a 12 horas.
“Metronidazol é indicado para tricomoníase, vaginite, uretrite, giardíase, amebíase e outras infecções por bactérias”, exemplifica a farmacêutica-bioquímica Maria Aparecida Nicoletti, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP)
Náuseas, vômitos, cefaleia, convulsões, síncopes, outras reações do sistema nervoso central e neuropatia periférica podem ocorrer; foram relatados exantema, febre e neutropenia reversível. Pode causar gosto metálico na boca e urina escura.
Os seguintes tratamentos para vaginose bacteriana são igualmente eficazes (ver CDC: Sexually Transmitted Infections Treatment Guidelines, 2021): Metronidazol oral, 500 mg duas vezes por dia, por 7 dias. Metronidazol gel a 0,75%, 5 g (um aplicador cheio), por via intravaginal, uma vez ao dia, durante 5 dias.
O metronidazol pode ser indicado para tratar alguns tipos de corrimento, mas ele serve apenas quando a causa do corrimento é a tricomoníase. Porém, como o corrimento pode ser causado por outras infecções vaginais, o ideal é consultar um ginecologista para identificar a causa e iniciar o tratamento mais correto.
Algumas bactérias são bem-vindas e outras são prejudiciais, como no caso da Gardnerella, uma bactéria que quando presente no endométrio, a parede interna do útero da mulher, pode causar abortos ou impedir a implantação do embrião.
Qual o melhor remédio para corrimento com mau cheiro?
O que fazer: deve-se fazer o tratamento indicado pelo ginecologista, que inclui o uso de antibióticos como azitromicina ou doxiciclina, sendo importante evitar o contato íntimo durante o tratamento. Além disso, o parceiro também deve ser tratado, mesmo que não apresente os sintomas da infecção.
Este medicamento está indicado no tratamento de giardíase (infecção do intestino delgado causada pelo protozoário flagelado, Giardia lamblia), amebíase (infecção causada por qualquer uma de várias amebas), tricomoníase (infecções produzidas por várias espécies de Tricomonas), vaginites (inflamação na vagina) por ...
Não é normal ter sangramento durante o uso da pomada vaginal. Quando ocorre, pode ser causado por algum tipo de irritação à pomada ou pode ser que a pomada não esteja produzindo o efeito desejado.
Sempre devemos recomendar abstinência alcoólica durante o tratamento com Metronidazol para evitar o efeito antabuse. Também é bom orientar a paciente a, preferencialmente, não ter relação sexual durante o tratamento e utilizar preservativo se tiver.
Além disso, alimentos como chá, café ou bebidas alcoólicas devem ser evitados durante o tratamento com antibióticos porque podem aumentar o risco de efeitos colaterais.
Este medicamento pode provocar escurecimento da urina devido aos metabólitos de metronidazol. Durante a menstruação, o tratamento com metronidazol não é afetado.