Sábado é dia útil para pagamento de contas? Ainda que seja considerado dia útil para o recebimento de salários, o sábado não é considerado dia útil para o pagamento de contas, visto que não há expediente bancário nesse dia.
O artigo 1º da Lei 7089/83 proíbe a cobrança de juros de mora, por estabelecimentos bancários e instituições financeiras com vencimento sábado, domingo ou feriado, desde que quitado no primeiro dia útil subsequente.
Portanto, o vencimento em sábado, domingo ou feriado (nacional, estadual ou municipal - sem expediente bancário) impede a cobrança de juros, multas e demais encargos se o pagamento ocorrer no primeiro dia útil subsequente ao vencimento.
Considerando esses trechos da lei, a única forma de cumprir a jornada de 44 horas semanais é trabalhar 8 horas por dia de segunda a sexta-feira e 4 horas no sábado. Por conta dessa distribuição de horários da jornada, o sábado é considerado dia útil. Apesar disso, nem todas as empresas abrem aos sábados.
Se o pagamento do boleto for feito depois das 17 horas de um dia útil ou durante um fim de semana ou feriado, o pagamento será processado no dia útil seguinte. Por exemplo, se o pagamento for realizado no sábado e segunda-feira for feriado, o boleto só será compensado na terça-feira.
BC te Explica #40 - Boleto Vencendo no Sábado! Tem Multa na Segunda?
Pode pagar boleto FDS?
Em vez de esperar o próximo dia útil, é perfeitamente possível pagar o boleto no próprio fim de semana (ou, no caso, no próprio feriado), sem que haja qualquer tipo de problema.
A resposta é: Sim! A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a Constituição Federal garantem que o sábado é dia útil para fins de pagamento de salário. Isso significa que se o 5º dia útil do mês cair em um sábado, a empresa é obrigada a realizar o pagamento nesse dia.
O que é o sábado compensado? O termo "sábado compensado" refere-se à prática de distribuir as horas de trabalho de um sábado ao longo dos dias úteis da semana. Isso é comum em jornadas de 44 horas semanais, onde os trabalhadores cumprem uma carga horária maior de segunda a sexta-feira para não trabalharem aos sábados.
Caso seu boleto tenha vencido no fim de semana ou feriado (dia não útil), é possível pagá-lo no dia seguinte, sem ter que pagar multa ou juros pelo atraso, inclusive em outra instituição diferente da registrada (destinatária) em seu boleto. Atenção!
Entre no app do seu banco e confira quais são as datas de fechamento da fatura e de vencimento. A Lei nº 7089/83 determina que as contas com data de vencimento no sábado, domingo ou feriados nacionais, estaduais ou municipais podem ser pagas no próximo dia útil, sem cobrança nem penalidades por atraso.
Qual é, então, a regra quanto ao horário para pagar boletos pela internet? Na verdade, a resposta é: varia. Cada instituição financeira determina o seu limite de horário para pagamento de boletos na data do vencimento. Por isso, alguns podem ser pagos até as 21h e outros até as 22h, por exemplo.
De uma maneira geral, o prazo de compensação do boleto é de até 72 horas, ou seja, 3 dias úteis. Sendo assim, se o seu cliente fez uma compra no sábado e efetuou o pagamento logo em seguida, é possível que o valor só seja compensado na quarta-feira — porque o próximo dia útil depois de sábado é segunda-feira.
Sim! Para pagamento de boletos: das 7h30 às 20h. Para pagamento de contas de consumo (energia, água, gás etc.): das 7h às 16h. Lembrando que os dois tipos de pagamentos podem ser feitos apenas em dias úteis.
Muitas pessoas se perguntam se é possível pagar um boleto vencido há mais de 30 ou 60 dias, por exemplo. É importante dizer que não existe um prazo para pagar o boleto vencido. Porém, quanto mais rápido realizar o pagamento, melhor.
Ainda que seja considerado dia útil para o recebimento de salários, o sábado não é considerado dia útil para o pagamento de contas, visto que não há expediente bancário nesse dia. Então, um boleto pode ter o vencimento para sábado, mas ele pode ser pago na segunda sem a incidência de nenhum tipo de juros ou multa.
Você sabia que o quinto dia do mês não necessariamente é o "quinto dia útil"? Os cálculos não são tão simples e podem confundir muitas pessoas. Os dias úteis são somados de segunda-feira a sábado. Sim, os sábados também são considerados úteis.
Entretanto, para a transação ser concluída no mesmo dia, é necessário que a operação seja feita em dias úteis, até as 17h. Isso significa que transferências realizadas aos sábados, domingos e feriados, ou após o horário de expediente bancário, serão compensadas no próximo dia útil.
De acordo com a Instrucao Normativa nº 01 de 07/11/1989, do Ministério do Trabalho e Emprego, o sábado é considerado um dia útil para o pagamento de salários.
Ou seja, bancários, via de regra, não trabalham aos sábados — e os pagamentos feitos via boleto e salários, por exemplo, não têm como serem processados nesse dia da semana sem expediente bancário. Ainda, a CLT determina que o salário dos trabalhadores deve ser pago pelo empregador até o 5º dia útil do mês.
Pagamentos de boletos são efetuados em dias úteis (de segunda a sexta-feira em horário comercial). Logo, o seu pagamento realizado sábado foi processado no dia de hoje (segunda). Depois do processamento do pagamento há um prazo de até 3 dias úteis para que o boleto tenha o pagamento reconhecido.
Quando um boleto vence no sábado, posso pagar na segunda?
“Existe uma lei de 83 que estabelece que estabelecimentos e instituições financeiras não podem cobrar juros se o boleto vender em final de semana desde que pagos no primeiro dia útil subsequente”, explica Claudia Silvano, diretora do Procon.